0 que é indicador de desempenho e para que serve?

0 que é indicador de desempenho e para que serve

Indicador de desempenho, também chamado de KPI (Key Performance Indicator), é uma métrica que quantifica a performance de uma empresa, de acordo com seus objetivos organizacionais. A eficiência dos principais fatores que determinam o seu sucesso é avaliada, tendo como referência as metas do seu planejamento estratégico.

Tão importantes quanto as ações que os inspiram, os indicadores de desempenho devem estar intimamente ligados a um propósito comercial importante, para trazer contribuições eficientes para o controle do negócio.

Um erro comum é adotar indicadores sem nenhuma lógica estratégica, que não reflitam a realidade da empresa e nem oferecem informações que efetivamente promovam transformações positivas.

Para facilitar essas escolhas, criamos esse post com explicações detalhadas do que é indicador de desempenho e como ele orienta o sucesso do seu negócio. Acompanhe!

O que é indicador de desempenho?

Indicador de desempenho é uma ferramenta métrica de gestão que apresenta dados quantitativos e qualitativos sobre a performance da empresa. Eles são capazes de mensurar se as ações desempenhadas estão cumprindo com os objetivos previstos em planejamento. 

Grosso modo, os indicadores são mecanismos de comunicação que informam dados essenciais para potencializar o sucesso empresarial.

Vale ressaltar que o alinhamento aos objetivos organizacionais é indispensável para que esses indicadores sejam funcionais. Caso contrário, serão somente números que pouco acrescentam ou mudam alguma condição.

Se a mensuração for realizada de forma adequada, os gestores terão informações que os guiarão na tomada de decisões, tanto na identificação de problemas quanto na orientação de soluções. E assim, o cumprimentos dos objetivos se tornam mais assertivo. 

Qual a efetividade do indicador de desempenho?

Explicado o que é indicador de desempenho, agora é preciso colocá-lo em prática. Como já dito antes, um KPI deve estar ligado a um objetivo organizacional importante. Não apenas a um objetivo geral, mas a um que tenha potencial para influenciar a lucratividade do negócio.

Caso contrário, o trabalho de avaliação pautará uma ação que, na melhor das hipóteses, não gerará impacto na organização. Em outras palavras, é pouco significante.

Justamente, por isso, as metas organizacionais precisam estar bem alinhadas, permitindo que as lideranças envolvidas possam apontar com precisão suas principais demandas mercadológicas.

Quais os tipos de indicadores de desempenho?

Existem indicadores para os mais diversos objetivos organizacionais. O desempenho da empresa pode ser avaliado por projetos, setores e até mesmo como um todo. Porém, todos os indicadores visam um único propósito: resultados

Alguns dos KPIs mais comuns são os de:

  • eficácia;
  • rentabilidade;
  • capacidade de vendas;
  • qualidade;
  • fidelização de clientes;
  • produtividade;
  • estratégia;
  • competitividade;
  • turnover;
  • satisfação interna, dentre inúmeros outros.

Como definir um indicador de desempenho?

Planejamento define o que é indicador de desempenho eficiente. Faça um estudo criterioso sobre as estratégias de negócio da sua empresa e vá alinhando com os gestores e lideranças de cada setor quais as suas principais diligências.

Para dar um “norte”, faça as seguintes perguntas:

  • qual é o resultado que eu busco?
  • por que esse resultado é importante para o sucesso da empresa?
  • como posso medir o progresso dessa ação?
  • como posso influenciar esse resultado?
  • quem é o responsável por esse resultado?
  • como sei que meu plano de ação atingiu o resultado?
  • com que frequência esse plano de ação deve ser revisto?

Assim, definir um KPI eficiente para a realidade da sua empresa fica mais fácil.

Como analisar os resultados dos indicadores?

Com os dados expostos e as falhas identificadas, um plano corretivo deve ser elaborado estrategicamente, considerando o tempo e o investimento para sanar tais problemas e, principalmente, evitar que eles ocorram novamente.

Reúna a força de trabalho, compartilhe a situação, explique de forma clara e objetiva as medidas que serão tomadas. Motive os seus colaboradores a trabalharem por um propósito comum, otimize processos e busque ações que elevem a sua performance mercadológica. 

Os gestores ficam encarregados de avaliar continuamente o impacto do plano corretivo, garantindo que a abordagem e o trabalho estejam gerando bons resultados. 

Por que usar indicadores de desempenho?

Saber o que é indicador de desempenho é indispensável para qualquer gestão. Os dados analisados por ele são guias, que orientam a tomada das principais decisões considerando o momento presente da empresa. 

Ações corretivas podem ser criadas pelos gestores para sanar problemas em média e longo prazo. Ou seja, os indicadores medem a performance de cada projeto, em diferentes áreas, coletando informações relevantes para o sucesso da empresa. 

Como os indicadores podem unir a força de trabalho?

Para que os KPIs tragam mudanças efetivas, é essencial que o principal instrumento de valor da organização, o colaborador, faça parte desse processo de transformação. É preciso que ele se sinta como peça essencial do jogo, e não só um “peão”. 

Será um desafio estimular os colaboradores a lutarem por um propósito se isso não estiver presente na sua cultura organizacional. Contudo, não é impossível. Se a noção de “time” estiver sólida na sua empresa, reforce. Se não estiver, comece a desenvolver esse conceito.

Antes de mais nada, situe o colaborador, explique o que é indicador de desempenho e qual a sua importância para o plano corretivo, que estão tentando implantar. Esclareça como essas métricas podem potencializar a produtividade geral da organização, e porquê os funcionários são essenciais.

Crie debates sobre estratégia, permita que o colaborador se sinta parte do processo. E, mesmo que não seja, apresente a solução como um produto criado por todos.

Independentemente do tamanho e do setor, todas as organizações, que tenham um objetivo em mente e busque alcançá-lo, devem unir e motivar a sua força de trabalho.

Agora que você entende o que é indicador de desempenho, aplique na sua empresa. Faça uma análise da situação real que ela passa, defina os seus KPIs mais importantes, estipule um plano de ação corretiva  e compare. A otimização é certa, o rendimento potencializado e a sua equipe fortalecida.

Engajados nos mesmos objetivos, sem desperdiçar tempo e recursos, a sua força de trabalho atua com potência máxima. E o que é melhor, satisfeitos com os avanços conquistados pela empresa, como resultado de seus esforços. A mudança que pode acontecer na organização, pelo simples entendimento do que é indicador de desempenho, é extraordinária.

E a sua empresa, gere indicadores de desempenho? Conta pra gente aqui nos comentários.

Fonte:Xerpa

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