10 dicas de gestão para novos empreendedores digitais

Se lançar num negócio vai exigir muito trabalho e dedicação para que a meta do êxito seja atingida. A gestão é fundamental em todo esse processo. Neste post vamos dar 10 dicas que todo novo empreendedor deveria saber no momento de iniciar seu percurso.

O empreendedorismo no Brasil tem estado em crescimento. No nosso país, cada vez mais pessoas estão fugindo dos meios convencionais de trabalho para tentar se lançar por conta própria.

Essa realidade não é apenas fruto da nossa era, mas as novas tecnologias e mídia facilitaram bastante o empreendedorismo digital na atual geração. O grande crescimento dos mercados virtuais e maior facilidade na criação de empresas nesse setor, associados à própria lógica da economia no país, acabam motivando esse tipo de pensamento, principalmente, para fugir aos salários baixos e também do desemprego.

Ainda assim, para que uma nova empresa consiga ter sucesso em nossos dias, especialmente quando falamos em empresas de setores como o e-commerce, se torna necessário ter em mente que o caminho para o êxito é longo e exige um certos conhecimentos de e-marketing, capacidade de gestão e também níveis elevados de motivação.

Hoje, os empreendedores digitais não precisam se preocupar apenas em obter o financiamento necessário para lançar seu negócio, mas também com elementos como a identidade de sua empresa, a definição lógica dos preços dos produtos, a criação de estruturas de contacto com o público-alvo e a promoção da marca.

Todo o processo de gestão de uma nova empresa pode ser bem desafiante para o empreendedor iniciante. Assim, o melhor é conhecer 10 dicas de gestão que podem garantir o tão desejado êxito.

10 dicas de gestão para novos empreendedores digitais

1. Crie uma marca chamativa

O primeiro elemento com o qual você, enquanto gestor de um negócio, deve se preocupar é a criação de uma identidade de marca sólida e que possa criar interesse no consumidor.

A sua marca deve ter um nome sonante, um logotipo apelativo e um slogan que fique no ouvido do seu público-alvo. Além disso, todos os seus elementos devem ser fáceis de recordar, reconhecer e memorizar.

2. Escolha o modelo de negócio

Cada vez mais estão surgindo modelos de negócio; por isso é muito importante que escolha o seu com cuidado, para garantir que se adapta à sua marca e a si.

Um bom exemplo de modelo de negócio para e-commerce é o Dropshipping. Esse é um exemplo bastante interessante, por exemplo, para os empreendedores que desejam dedicar-se mais à gestão promocional e de contacto com o cliente, delegando a gestão logística. Estude suas opções.

3. Saiba quem é o seu público

Se você não souber para que público-alvo se dirige, é muito difícil definir uma estratégia para sua empresa. Pense qual é o seu público ideal e oriente toda a ação para este.

À medida que o negócio for avançando, a análise das estatísticas pode ajudá-lo a conhecer melhor quem é, efetivamente, o consumidor da sua marca e a melhorar a sua estratégia.

4.Procure aprender sobre gestão administrativa

Ainda que possa parecer supérfluo, a verdade é que qualquer formação em gestão administrativa pode melhorar muito sua performance.
Procure cursos ou formações presenciais e online e acredite que verá a diferença em seu negócio.

5. Utilize os novos meios

Uma boa gestão terá sempre de considerar as tendências e isso também implica migrar para as redes sociais e compreender como pode usá-las a seu favor.

Espaços como o Facebook, o Instagram ou o Twitter podem ser plataformas fantásticas para o seu negócio, se as utilizar bem.

6. Avalie a concorrência

Compreender a ação dos seus concorrentes, o preço que praticam e a forma como promovem a interação com o público pode dar-lhe pistas valiosas sobre a melhor forma de atingir os seus objetivos.

7. Organize as suas finanças e as da empresa

Ter uma vida financeira organizada é fundamental para o sucesso. Assim, você deve ser cuidadoso e garantir que tem o melhor planejamento econômico.

Lembre-se ainda de separar o lado pessoal do empresarial, pensando nas finanças da empresa e nas suas finanças de forma distinta. Assim, conseguirá manter as contas mais organizadas.

8. Comunique

A comunicação é um dos aspectos mais importantes da gestão.

Se trabalhar sozinho, procure ter uma boa comunicação com o público da sua marca e com seus consumidores. Caso sua empresa tenha mais pessoas, aposta também na comunicação interna: isso evitará falhas!

9. Seja criativo

Um empreendedor não precisa apenas de ser organizado e competente. Precisa também de ser criativo, para conseguir diferenciar-se da concorrência e conquistar os consumidores.

10. Mantenha a motivação

Procure qualquer tipo de ajuda que possa manter a sua motivação em alta. Leia livros de motivação, converse com profissionais de sucesso no setor, ouça os conselhos e incentivos de seus amigos e familiares.

Não importa qual o método que utiliza, contando que não desista. O mais importante é que você se lembre que o sucesso pode demorar um pouco mas que a motivação é a estrada principal para chegar até ele.

Blog Quanto Sobra

Posts Relacionados