10 indicadores de desempenho de RH que você precisa acompanhar

Notebook com dashboard

Mensurar os resultados do negócio é parte fundamental para que a empresa obtenha sucesso no mercado. Dentro desse cenário aparecem os indicadores de desempenho de RH, que funcionam como um guia nas tomadas de decisões.

Por meio dos indicadores de desempenho de RH, as empresas têm a oportunidade de tomar decisões mais assertivas em futuras ações.

Existem inúmeras opções de indicadores de desempenho de RH que podem contribuir para que o setor seja mais estratégico. Entre eles podemos destacar o índice de retenção de talentos, média de tempo na empresa e avaliação da aprendizagem. 

Para lhe ajudar nesse desafio de acompanhar os números dos indicadores de desempenho de RH vamos explicar como eles funcionam e listar os principais.

O que são indicadores de desempenho de RH

Os indicadores de desempenho de RH ou KPIs (Key Performance Indicator) são ferramentas estratégicas que ajudam a empresa a mensurar os resultados. 

Por meio deles é possível ter uma base real e concreta do que funciona e do que não funciona na organização. Assim é possível tomar decisões mais estratégicas e pontuais, que impactem diretamente na performance da empresa de uma forma geral. 

Com o uso de indicadores de desempenho de RH os gestores podem ter uma visão mais macro do negócio, acompanhando tudo de perto e muitas vezes em tempo real.

Conheça os 10 principais indicadores de desempenho de RH

Os indicadores de desempenho de RH se tornaram as principais armas das empresas para obterem resultados satisfatórios. Quem tem controle sobre suas ações sabe exatamente se os objetivos vêm sendo alcançados ao longo dos processos.

Confira alguns dos principais indicadores de desempenho de RH para que sua empresa possa se tornar mais estratégica, assertiva e competitiva:

  1. Índice de retenção de talentos;
  2. Média de tempo na empresa;
  3. Avaliação de aprendizagem;
  4. ROI de treinamentos;
  5. Índice de satisfação interna e lealdade;
  6. Tempo entre promoções; 
  7. Taxa de diversidade na equipe;
  8. Time to hire e time to fill;
  9. Desempenho de novos contratados;
  10. Índice de reclamações trabalhistas.

Cada um desses indicadores de desempenho de RH podem contribuir para que a empresa aumente a produtividade e alcance mais resultados. Abaixo vamos falar mais sobre cada um deles. 

1. Índice de retenção de talentos

Reter talentos na empresa é essencial na conquista de resultados. Por isso, um dos indicadores de desempenho de RH mais importantes é o índice de retenção de talentos.

Com ele a empresa pode medir o desempenho dos seus colaboradores e criar um banco com os principais talentos. Assim é possível desenvolver estratégias para retê-los e diagnosticar os motivos de possíveis saídas.

>> Quer entender quais são os primeiros passos para promover a retenção de talentos na sua empresa? Recomendamos que você acesse o livro digital da Xerpa. Nele, você obterá os insights certos para iniciar um plano efetivo para sua empresa! Clique aqui e acesse-o agora mesmo.

2. Média de tempo na empresa

Analisar quanto tempo os profissionais têm ficado na empresa pode ajudar a determinar os porquês das saídas e criar estratégias para evitá-las.

Dentre os indicadores de desempenho de RH, o índice médio de permanência na empresa contribui com a diminuição da taxa de rotatividade. Aumentando assim a capacidade que sua empresa possui para reter talentos.

E no mercado atual, quanto mais tempo um colaborador permanece na organização mais chances dele alcançar resultados constantemente.

3. Avaliação de aprendizagem

Sabe aquelas inúmeras capacitações e treinamentos que sua empresa oferece? Então, é possível medi-las como um dos indicadores de desempenho de RH. Na avaliação de aprendizagem o gestor mensura qual foi a evolução da equipe pós-treinamento.

Nessa avaliação de aprendizagem, o gestor pode aplicar testes teóricos ou práticos para medir quais as competências e habilidades foram adquiridas nesse período de capacitação.

4. ROI de treinamentos

O ROI de treinamentos é um dos indicadores de desempenho de RH que permite à empresa um controle sobre os prejuízos evitados após a organização oferecer capacitação aos seus colaboradores.

Formações que vão desde ao manuseio de equipamentos até um atendimento telefônico para equipes de telemarketing, o objetivo é cruzar os custos de um treinamento com as economias e resultados obtidos pós-formações.

5. Índice de satisfação interna e lealdade

Todos sabem que quanto mais os colaboradores estiverem motivados, maiores as chances da empresa ter um alto rendimento dos seus profissionais. Portanto, os indicadores de desempenho de RH também precisam medir o bem-estar e a satisfação dos colaboradores.

Isso porque um grau de satisfação alto é reflexo de bons resultados. Agora se esse número fica abaixo, as chances de ineficiências nos processos e de alta rotatividade é muito grande.

Para aplicar esse índice, o gestor pode montar questionários com perguntas básicas como: “de 0 a 10, quanto você está satisfeito em trabalhar na empresa?”.

Com esse dado em mãos a organização pode estender um espaço maior para feedbacks conclusivos dos colaboradores e atuar de maneira pontual – caso eles estejam insatisfeitos com a organização.

6. Tempo entre promoções

O índice de promoções não só é capaz de apontar o sucesso da empresa em relação a retenção de talentos, mas também mede o crescimento desses profissionais.

Para os indicadores de desempenho de RH serem positivos é necessário que a empresa valorize o seu maior tesouro – os  colaboradores. 

Se o tempo entre promoções é muito grande, pode ser um sinal da falta de planejamento em planos de carreira ou até mesmo uma desvalorização interna dos profissionais.

Uma vez que isso pode acarretar em insatisfação profissional e saídas prematuras de talentos que não vislumbram a chance de crescimento na empresa. 

Por isso, é fundamental ter esse número em mãos através da avaliação o número de pessoas promovidas internamente em relação à contratadas externamente. É primordial valorizar os funcionários que estão na empresa, até para estimulá-los a permanecerem por mais tempo.

7. Taxa de diversidade na equipe

Valorizar a diversidade de raças e gêneros na empresa, sem ter distinção, é um dos grandes passos para criar valor a sua organização no mercado. 

Todos precisam ser tratados conforme suas competências, sem que a empresa imponha qualquer tipo de preconceito em uma contratação, efetivação ou promoção.

Portanto, dentro dos indicadores de desempenho de RH é importante avaliar se há diversidade de gênero, raça e etc. no total de pessoas contratadas. 

Quer o sucesso da sua organização? Então construa uma empresa que seja receptiva a todos os bons profissionais e crie diversidade no seu ambiente.  

8. Time to hire e time to fill

Quanto tempo sua empresa demora para contratar? Qual é o processo entre o pedido de contratação e a aprovação para abertura do processo seletivo? Qual o tempo médio entre o momento que a candidatura e a contratação?

Esses indicadores de desempenho de RH, time to hire e time to fill, que nada mais são do que métricas de recrutamento, podem mostrar o quanto é gasto com processos de seleção. Tanto em relação ao tempo como financeiramente falando.

9. Desempenho de novos contratados

Os indicadores de desempenho de RH em relação aos novos contratados podem ser importantes em uma efetivação ou até mesmo em uma demissão. 

Já que uma decisão assertiva pode não só gerar economia aos cofres da empresa, mas também evitar um impacto negativo nos resultados da organização em função do mau desempenho dos profissionais.

Ou seja, ao fazer uma comparação de um novo contratado para a função com colaboradores mais antigos é possível avaliar o desempenho desse profissional. 

Dependendo do resultado final, o gestor tem maior controle para tomar uma decisão que impacte positivamente nos processos da empresa.

10. Índice de reclamações trabalhistas

Já parou para pensar no número de reclamações trabalhistas que sua empresa tem? São reclamações referente a pagamentos, recolhimento de FGTS, férias ou ambiente de trabalho? O que você vem fazendo para mudar essa realidade?

Medir o indicador de reclamações trabalhistas pode fazer com que sua empresa saiba exatamente em quais aspectos deve melhorar. 

E não só isso, ter o controle sobre esse índice pode evitar processos trabalhistas e fazer com que a imagem da empresa não seja manchada.

Indicadores de desempenho de RH e o impacto nos resultados

Os indicadores de desempenho de RH são bons indicadores para que as empresas tomem decisões de forma mais assertiva. Dado que, tendo uma base, em função das métricas, é possível direcionar os gestores com maior exatidão para os resultados.

Uma gestão eficaz depende e muito dos indicadores de desempenho de RH, já que eles podem apontar o que está funcionando e o que não está funcionando. Permitindo ações rápidas e pontuais em cada processo.

Por meio dos indicadores de desempenho de RH a empresa consegue ser mais competitiva no mercado. Aumentando a produtividade dos seus profissionais e construindo um trabalho mais estratégico e sólido no dia a dia.

Fonte:Xerpa

Posts Relacionados

Deixe um comentário