3 ações práticas de diversidade e inclusão para sua empresa

Equipe comemorando jogando folhas de papel para o alto

Com a ascensão das métricas ESG (sigla em inglês para as pautas Ambiental, Social e de Governança) no mercado, cada vez mais empresas têm reconhecido a importância de implementar programas dedicados ao desenvolvimento de ações de diversidade, equidade, inclusão e pertencimento em seus quadros.

Segundo Priscila Cardoso, gerente de ESG da companhia de TI Certsys, iniciativas do tipo devem evoluir como qualquer outro projeto corporativo, contando com a consciência e o apoio de toda a organização: “É um trabalho que precisa ter viés estratégico adicionado com conscientização social. Assim como em qualquer área, é necessário dedicar investimentos, estar na estratégia da empresa, criar OKR (objetivo e resultados-chaves) focados em DIEP (Diversidade, Inclusão, Equidade e Pertencimento), monitorar os indicadores de performance, trazer as práticas ESG para a discussão com toda a empresa e instaurar metas ligadas à contratação de grupos sub-representados”.

Para as empresas interessadas em desenvolver estratégias para a área neste ano, Cardoso sugere três ações para colocar em prática no cotidiano da operação:

1) Estruturar um comitê de diversidade

Antes de iniciar a jornada de contratação de diversidades é importante realizar mudanças culturais, para que haja um campo fértil para inclusão, equidade e pertencimento na empresa. Para isso, a primeira tática é montar um grupo voltado para discutir ações e acompanhar os andamentos em torno da pauta. Preferencialmente, o grupo deve ser comandado por uma liderança executiva influente na empresa, com forte voz para o engajamento coletivo.

A missão do comitê é desenvolver um papel gerencial sempre de olho no alcance das metas a partir das medidas implementadas em prol da diversidade, equidade, inclusão e pertencimento. “Não adianta convidar para a festa, chamar para dançar e não dar condições para que todas as pessoas consigam aproveitar e se sentirem pertencentes ao grupo”, ressalta Cardoso.

2) Criar programas de conhecimento horizontal

Desenvolva jornadas internas de aprendizados para todas as pessoas de todos os níveis hierárquicos, sem nenhum tipo de verticalização. “É importante que todas as pessoas tenham um mínimo de consciência sobre seus vieses inconscientes e de seus privilégios e desprivilégios”, defende a executiva.

Promova palestras com especialistas que problematizem e tragam de forma profunda os debates em torno das pautas de DIEP. Crie uma cartilha ou várias cartilhas de diversidade, para que todas as pessoas saibam como a empresa se posiciona sobre a questão. É importante incluir nesses materiais as pautas de gerações, mulheres, LGBTQIAP+, questões raciais, pessoas com deficiência, questões culturais e religião.

Leve conhecimento a partir de conteúdos de entretenimento com filmes, séries, livros, atividades de imersão e rodas de conversas. Traga experiências e relatos pessoais de quem possui lugar de fala para criar cada vez mais uma conexão empática entre as pessoas da empresa.

3) Formalizar parcerias com consultorias e projetos de empregabilidade

Na maioria das vezes, colocar em prática ações de diversidade, equidade, inclusão e pertencimento exige conhecimento profundo, principalmente, empírico. Nada melhor do que buscar apoio em consultorias, entidades, associações e/ou projetos sociais que apoiem a conscientização interna, empregabilidade e desenvolvimento de hard skills e soft skills para pessoas de grupos sub-representados. Existem inúmeras iniciativas do tipo no Brasil.

Pense que é importante buscar parcerias cuja meta seja o compromisso com a diversidade, equidade, inclusão e pertencimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Levo em consideração dicas que as empresas podem estruturar num primeiro momento a partir do apoio da área de Gente e Gestão e da contribuição proativa das pessoas interessadas em construir um ambiente de trabalho mais equitativo, inclusivo e pluralizado”, explica Cardoso.

Fonte: administradores.com.br

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