3 Processos que utilizam Assinatura Digital e você não imaginava

Não há como negar que a tecnologia está cada dia mais presente em nosso dia a dia. São eletrônicos inteligentes, processos mais ágeis e agora documentos digitais que permitam que tenhamos mais segurança e rapidez em nossa rotina. Afinal, a modernidade também traz dias cada dia mais corridos e cheios de compromissos. Neste artigo, vamos mostrar quais processos já utilizam a Assinatura Digital e permitem assim que você consiga realizar mais tarefas, sem precisar se deslocar de um lado para o outro ou enfrentar filas imensas.

Como funciona a Assinatura Digital

Para que você entenda a importância da Assinatura Digital, é preciso, primeiro, compreender o que ela é que quais benefícios traz para a sociedade e para o seu dia a dia.

A Assinatura Digital nada mais é do que um meio digital de validar as suas informações pessoais (assim como as informações de sua empresa). Com isso, você assina e recebe documentos de todas as partes do mundo com mais agilidade e rapidez e garante que a identidade e todos os seus dados estão segurados por um processo rígido e seguro de criptografia fornecida pelo Certificado Digital.

Para conseguir as Assinaturas Digitais o representante da empresa ou a pessoa que deseja a assinatura deve recolher todos os documentos necessários, pagar o valor estipulado e agendar sua ida a uma Autoridade Certificadora, para assim conseguir a sua chave privada dentro do modelo de Certificado Digital que escolheu.

Benefícios

Entre os benefícios da Assinatura Digital e do uso do Certificado Digital estão:

• A segurança de seus dados e da empresa que os recebe;
• A facilidade em enviar e receber documentos virtualmente;
• A capacidade de armazenar na nuvem todos os seus documentos;
• A possibilidade de assinar documentos em qualquer localidade;
• A facilidade em ter documentos virtuais com validade legal, como carteira de motorista, passaporte, entre outros.

3 Processos que utilizam Assinatura Digital

1. Seguro desemprego com assinatura digital

Solicitar o Seguro Desemprego é muitas vezes um trabalho extremamente burocrático para as empresas. Para tornar o processo mais intuitivo e rápido, a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia lançou o programa Empregador Web. Nele são arquivadas todas as fichas cadastrais dos funcionários de sua empresa, assim como seus holerites, férias e período de admissional e demissional.

Como funciona?

O programa requer o Certificado Digital da empresa (e-CNPJ) e usa um Certificado Secure Socket Layer (SSL) para assegurar que todas as informações ali inseridas são verdadeiras e sigilosas. As informações podem ser migradas do sistema da empresa e o processo de pedido do seguro desemprego passa a ser mais rápido.

2. Passaporte virtual

Agora o Brasil passa a oferecer aos seus cidadãos o novo Passaporte Eletrônico. O documento adere ao Public Key Directory – PKD da Organização da Aviação Civil Internacional e passa a ser reconhecido em portões eletrônicos e e-gates de todos os aeroportos de países que aderiram ao sistema.

O passaporte virtual é assinado com Certificado Digital e respeita o padrão estabelecido pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP – Brasil. Com isso, as informações dos passaportes brasileiros com a Assinatura Digital serão reconhecidas em todo o mundo e facilitarão o processo de entrada nos países aderentes.

É seguro?

Uma facilidade que permitirá que o viajante tenha mais rapidez e agilidade e garantirá ao nosso país e a todos os participantes do programa que os dados trocados são seguros, verificados e sigilosos.

3. Prontuário Médico e Atestado Médico

Dois documentos que também podem utilizar a Assinatura Digital é o Prontuário Médico. Com isso, hospitais e clínicas de todo o país podem inserir as informações de seus pacientes em um sistema que assegura que todas as informações estejam disponíveis para os profissionais capacitados a hora necessária.

Usando o Certificado Digital, dados como consultas, internações, medicamentos e exames são armazenados em um único lugar e permitem até mesmo que a troca de informações com outros médicos seja realizada de maneira rápida e segura. Com isso, as instituições de saúde economizam com suplementos como tintas e papéis, além de conseguirem transformar espaços que antes eram usados apenas para a armazenagem de documentos em salas de atendimento, leitos ou até mesmo sala de medicação.

Os pacientes também ganham com o uso do Prontuário Eletrônico. Afinal, as informações são enviadas de uma equipe para a outra com rapidez e permitem um atendimento mais ágil e assertivo. Tudo com validade jurídica.

Números

Atualmente, mais de 10 milhões de pacientes já são beneficiados com o uso do Prontuário Eletrônico e mais de 30 milhões de folhas de papel deixam de ser impressas em todo o país. Uma economia para as instituições e uma maneira de ajudar na preservação ambiental.

Fonte: Certisign

Posts Relacionados

Deixe um comentário