4 dicas para fazer uma boa gestão das rotinas trabalhistas

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Fazer uma boa gestão da rotina de trabalho é fundamental para que as empresas evitem prejuízos econômicos, assim como questões trabalhistas. Quando bem feita, essa estratégia permite também que o setor de RH registre os horários de chegada e partida dos funcionários, o que, na prática, faz com que ela se mantenha produtiva e competitiva.

Pensando na importância disso, preparamos este conteúdo para apresentar quatro dicas que podem ajudar você a fazer uma gestão eficiente da rotina trabalhista dos seus colaboradores. Portanto, não deixe de conferir.

1. Invista em um ponto eletrônico

Sem dúvida alguma, o ponto eletrônico é, atualmente, um sistema seguro e confiável, que pode ajudar uma empresa a organizar melhor os horários dos seus funcionários, portanto, sua jornada trabalhista. Nesse sentido, cabe destacar que, de acordo com a lei, é obrigatório a empresa adotar um sistema de ponto eletrônico para fins de fiscalização pelos órgãos competentes, como os auditores trabalhistas. No entanto, isso só vale para as empresas que têm mais de 10 funcionários.

Nesse contexto, vale dizer que existe também o ponto online, o qual é cada vez mais utilizado no mercado. Esse tipo de tecnologia permite ao colaborador registrar sua entrada e saída da jornada de trabalho por meio de um aparelho celular ou outro, como tablet, o que permite à empresa exercer maior controle sobre sua jornada de trabalho.

O ponto online se apresenta como uma ótima solução que conta com equipes que realizam trabalhos remotamente, como, por exemplo, no modelo de trabalho home office.

2. Fique de olho nas legislações trabalhistas vigentes

Para fazer uma boa gestão das rotinas trabalhistas de seus colaboradores, não basta apenas adotar um sistema de ponto eletrônico. É também fundamental ficar de olho nas legislações trabalhistas vigentes. Isso evita que sua organização sofra penalizações e pague indenizações por descumprir normas trabalhistas.

Uma dica é investir em uma plataforma de controle de jornada e gestão de pessoas, que permita a você não apenas controlar o registro de entrada e saída dos colaboradores de sua jornada de trabalho, mas também as horas extras feitas e o banco de horas a que eles têm direito.

3. Contrate recursos humanos qualificados

Busque também contratar recursos humanos qualificados, que possam agregar valor à sua empresa, no sentido de melhorar a gestão das rotinas trabalhistas de seus colaboradores.

Um bom profissional de RH sugere não apenas a adoção de tecnologias que podem otimizar o controle de jornada de trabalho de seus colaboradores, mas também conhece como ninguém as normas trabalhistas. Isso, na prática, permite que sua empresa atue de acordo com as leis e evite problemas que podem colocar em risco sua imagem e saúde financeira.

4. Tenha o hábito de monitorar o controle de ponto

Por fim, não basta contar com tecnologias e recursos humanos capazes de garantir uma boa gestão das rotinas trabalhistas se você não alimenta o hábito de monitorar o controle de ponto. Essa atividade deve ser feita diariamente, com o objetivo de garantir que sua empresa se mantenha produtiva, eficiente e segura de riscos que podem prejudicar o seu adequado funcionamento.

Agora que você conhece algumas dicas para fazer uma boa gestão das rotinas trabalhistas de sua empresa, adote-as, hein?

Leia outros conteúdos como este acompanhando as publicações em nosso blog. Combinado?

Fonte: Folha Certa

Posts Relacionados

Deixe um comentário