4 dicas para uma gestão de RH à distância que gera resultados!

Umapesquisa realizada pela Hibou, com mais de 2.400 brasileiros, indicou que indicou que 59,9% dos entrevistados estão trabalhando em home office devido à pandemia do coronavírus. Apesar de ser uma realidade causada por uma situação inédita, essa já era uma tendência, conforme mostra umestudo feito pelo IBGE, no qual 3,8 milhões de pessoas já trabalhavam em casa, no anon de 2018, o que faz necessário uma boa gestão de RH à distância.

O setor de RH tem papel fundamental nesse novo modelo de trabalho, para que as pessoas se mantenham organizadas e engajadas não só durante a pandemia a pandemia, mas já pensando em ações para o futuro, uma vez que, provavelmente, muitos setores vão adotar o home office definitivamente.

Por isso, trouxemos 4 dicas para que a sua empresa possa fazer uma boa gestão de recursos humanos à distância. Acompanhe!

1. Tenha empatia

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que a realidade pessoal de cada colaborador é diferente. Então, alguns podem ter um ambiente confortável e favorável ao trabalho, enquanto outros podem estar em um local desconfortável e barulhento, o que vai dificultar o seu ritmo de produção.

Por isso, tenha ainda mais empatia por sua equipe e se mostre disposto a ajudar em possíveis dificuldades. Instigue também os relacionamentos interpessoais, pois o indivíduo é motivado pelo meio, assim, ter amigos movidos pelo objetivo vai motivá-los a serem mais produtivos.

2. Conte com ferramentas de gestão

Ter meios de comunicação efetivos no trabalho a distância vai ser muito positivo para que todos saibam claramente o que ocorre e quais são as atividades a serem feitas. Existem diversas ferramentas que pode ajudar na gestão e compartilhamento dos processos, como:

  • Trello
  • Asana
  • Google Docs

Além disso, é importante ter uma forma de interação direta informal, como grupos non WhatsApp, no qual todos conseguem tirar as dúvidas e se comunicar rapidamente. No entanto, é preciso ter cuidado e concentrar tudo em até duas ferramentas—uma para comunicados oficiais e outra para a comunicação direta—para que as informações não fiquem perdidas em diferentes locais.

3. Construa uma rotina próxima da presencial

Certamente, nem todos terão disponibilidade nos mesmos horários, já que o trabalho home office tem suas particularidades. No entanto, o RH pode construir uma rotina que se aproxime da presencial, para manter os ritos e costumes da equipe. Não é preciso engessar o trabalho, mas se existe, por exemplo, uma reunião semanal para o compartilhamento de ideias, ela deve ser mantida, por videoconferência, pois isso vai manter a sinergia da equipe.

4. Use a tecnologia na gestão de RH à distância

Uma das maiores dificuldades do trabalho remoto é garantir que cada colaborador vai cumprir com o seu horário de trabalho para atingir as metas estipuladas, não trabalhando por mais ou menos horas que o determinado pelas leis trabalhistas. Para isso, tenha a tecnologia como sua aliada.

Existem softwares de controle de pontoque são infalíveis para identificar a jornada de trabalho, independentemente do local onde cada pessoa esteja. Dê preferência aos que contam com painel gestor, pois auxilia na tomada de decisões do RH.

A gestão de RH à distância tem importância primordial nos resultados dos colaboradores que trabalham em home office. Seguir as dicas que foram dadas neste artigo vai contribuir bastante para os resultados da sua equipe e ajudá-los a passar de maneira mais leve por esse momento de mudanças.

A sua empresa está operando em trabalho a distância? Compartilhe nos comentários como tem sido a experiência e ajude outros empresários a lidar com essa situação.

Fonte: Folha Certa

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