5 inovações tecnológicas para empreendedores

Empreendedor que realmente tem espírito sabe da importância de inovar, de pensar fora da caixa, de se diferenciar e se destacar. O novo gera valor e, por isso, empreendedorismo e inovação, idealmente, devem andar juntos.

E, para ajudar os empreendedores a estar sempre atualizados listaremos aqui algumas inovações tecnológicas que podem auxiliar e otimizar a sua rotina!

Empreendedorismo e inovações tecnológicas

1 – Big Data

No mundo em que vivemos, com tanto conteúdo sendo produzido e compartilhado o tempo todo, com tantos apps e redes sociais aos quais “damos” os nossos dados, o volume de informações produzido só aumenta.

Tudo isso pode ser aproveitado para embasar as suas estratégias de marketing e conseguir, por exemplo, mais clientes e melhores resultados de negócio — e é aí que entra o Big Data. Esse é um termo que se refere à análise de grandes volumes de dados.

Através de ferramentas de Big Data, dados são analisados e interpretados e isso pode aumentar a produtividade, reduzir custos e levar a decisões de negócio mais bem embasadas e inteligentes. Isso acontece porque essas ferramentas permitem entender mais profundamente o mercado, os clientes e até mesmo a sua empresa e isso te leva a novos insights.

Aliás, uma empresa que aposta muito em Big Data é a Netflix. Um exemplo muito bem sucedido dessa aposta é a série House of Cards.

Analisando dados, o serviço de transmissão percebeu que o diretor David Fincher era popular, assim como filmes com o ator Kevin Spacey e a versão original e britânica da série e que quem assistia à série também via filmes com o Spacey ou dirigidos por Fincher. Foi só uma questão de somar o útil ao agradável.

2 – Computação em nuvem

O uso da nuvem, seja para armazenamento de arquivos ou mesmo para o uso de sistemas, vem crescendo muito nos últimos anos. Mas, afinal, o que é computação em nuvem? Esse conceito, também chamado de cloud computing, define uma tecnologia que permite o acesso e processamento de documentos e softwares de qualquer lugar e a qualquer hora sem a necessidade de ter esses itens salvos no dispositivo usado para acessá-los.

O armazenamento em nuvem é uma inovação tecnológica muito útil para empreendedores, pois, entre outras vantagens:

  • Reduz custos com infraestrutura;
  • Libera espaço físico;
  • Concentra informações, documentos, softwares etc em um só lugar;
  • Oferece a possibilidade de trabalhar remotamente;
  • Tem “espaço” de armazenamento expansível;
  • Facilita o compartilhamento de informações com clientes e colaboradores

3 –  Machine Learning

Quando vimos aqueles filmes que mostravam um futuro cheio de robôs, nós não imaginamos que esses “robôs” estariam literalmente em nossas mãos, nos computadores, celulares e afins. O machine learning é basicamente isso, é um ramo da inteligência artificial que permite automatizar sistemas e tarefas a partir de dados.

Com o machine learning, é possível automatizar atividades mais operacionais do dia a dia de um empreendimento, gerando escalabilidade e liberando os humanos para as obrigações mais analíticas. Isso pode ajudar a otimizar o tempo dos colaboradores e também melhores resultados de negócio.

4 – Tecnologias limpas

As tecnologias limpas estão sendo cada vez mais procuradas e, com o aumento da preocupação com a sustentabilidade e o futuro do planeta, elas só devem crescer. O objetivo ao usá-las é conseguir manter ou ter mais performance com menos impacto ecológico.

Se você se preocupa em ter mais responsabilidade com os recursos naturais, as tecnologias limpas são o caminho. Alguns exemplos:

  • Luzes de LED;
  • Painéis solares;
  • Reaproveitamento de água.

5 – Certificado Digital

O Certificado Digital pode parecer, a princípio, algo limitado, mas você se surpreenderia com o mundo de possibilidades que é aberto para quem adere a ele. Além de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade a operações realizadas no meio eletrônico, seguem alguns exemplos do que você pode fazer com um Certificado Digital:

  • Acessar o eSocial e o Conectividade Social;
  • Enviar a Declaração do Imposto de Renda;
  • Emitir Nota Fiscal Eletrônica e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica;
  • Viabiliza o peticionamento eletrônico;
  • Assinar contratos online;
  • Leilões da Receita
  • CNH Digital no celular
  • Controlar a folha de ponto digitalmente.

São várias as inovações tecnológicas proporcionadas pelo Certificado Digital que podem auxiliar a rotina de um empreendedor. Ficou interessado? Quer saber mais? Então se cadastre no formulário abaixo e modernize o seu negócio!

Você pode gostar: Afinal, por que Empreendedores precisam de um Certificado Digital?

Posts Relacionados

Leave a Comment