5 passos para aumentar as vendas de fim de ano

O período de vendas de fim de ano, finalmente chegou. Além do grande evento da Black Friday, temos ainda o mês inteiro de dezembro para quem vai comprar presentes de Natal e se preparar para as festas que fecham o ano.

Para os comerciantes, este é um dos principais períodos para vendas. As lojas, startups e empresas de todos os tipos devem aproveitar ao máximo o espírito de consumo das pessoas, além do aumento da demanda ocasionado pelo 13º salário, para aumentar as vendas de fim de ano e ganhar mais.

Mas como fazer isso? Quais cuidados devem ser seguidos para aumentar as vendas de fim de ano? E como a contabilidade pode ajudar nisso? Se você quer as respostas para essas questões, siga a leitura deste artigo até o final.

1. Faça um planejamento financeiro nas vendas de fim de ano

O primeiro e mais importante passo que você deve adotar para garantir boas vendas de fim de ano é um planejamento financeiro dentro da sua empresa. Basicamente, a ideia é entender qual a flexibilidade disponível para o seu negócio.

Por isso, o planejamento deve começar com um projeto de contabilidade de custos para entender qual é o montante gasto na produção de cada mercadoria vendida pela sua empresa.

Isso ajuda a mostrar qual o mínimo aceitável para fechar o período de vendas de fim de ano e dará uma base para se trabalhar.

Depois disso, deve-se analisar a demanda da época baseada em números de vendas de anos anteriores e considerando a variação natural do comércio naquele ano.

Por exemplo, suponha que sua loja costuma vender 40% a mais em dezembro do que nos outros meses. Diante disso, você pode presumir um aumento de 40% nas vendas neste fim de ano também.

No entanto, suponha que o ano até o momento registrou um aumento de 7% nas vendas em todos os meses, ou seja: janeiro teve 7% a mais do que o ano passado, fevereiro também e por aí vai.

Isso significa que você pode esperar pelo menos mais 7% de demanda extra, além dos 40% tradicionais da época.

Esses números são apenas para exemplificar, claro. Eles dependerão do desempenho da sua loja, e por isso é importante manter uma contabilidade atualizada e organizada, de modo a ter esses dados à disposição.

Com base na sua perspectiva de demanda e de custo, você pode então começar a traçar uma estratégia para explorar ao máximo as vendas de fim de ano.

2. Facilite o pagamento dos consumidores

Um cuidado importante a ser levado em consideração durante as vendas de fim de ano é o de facilitar ao máximo o pagamento dos consumidores. É claro que isso é importante durante todo o período, mas é essencial durante essa fase de alta demanda.

Isso porque o consumidor quer uma compra prática e rápida. Se ele não encontrar em sua loja ou empresa, certamente procurará um concorrente. Por isso, quanto mais fácil for para ele, maior a tendência em comprar com você.

3. Monte uma logística para atender os clientes nesse período

Para dar vazão à alta demanda dos consumidores, é importante ter um sistema de logística bem estruturado dentro da sua empresa. É muito importante emitir nota fiscal de maneira ágil e rápida para não correr o risco de perder vendas.

Além disso, é essencial ter um controle financeiro da entrada e saída de recursos durante o período. A escrituração contábil é essencial para garantir que o projeto de vendas de fim de ano seja lucrativo e que nenhum dinheiro se perderá pelo caminho.

4. Verifique o seu estoque para as vendas de final de ano

Toda loja precisa cuidar muito bem do seu estoque se quiser aproveitar ao máximo as vendas de fim de ano. É fato comprovado que a demanda é maior nesse período e, portanto, o estoque deve ser reforçado.

No entanto, é essencial também ter um controle muito bem montado dos produtos armazenados para não perder nada. Afinal, estoque parado quer dizer prejuízo para a empresa.

A contabilidade pode ajudar nisso ao estabelecer um sistema de controle de produtos e também de entrada e saída de mercadorias, facilitando, assim, o gerenciamento do seu estoque.

5. Invista em marketing para atrair mais consumidores

Por fim, é importante ter uma estrutura de marketing bem montada para que possa vender mais no fim de ano.

Em termos de estratégias, a Internet é o meio mais poderoso para as pequenas e médias lojas ou empresas do país. Com ela, é possível brigar “de igual” com os grandes atores do mercado em que você está inserido.

As principais plataformas de marketing on-line a serem usadas são as redes sociais e a produção de conteúdo em seu site, além de ferramentas, como a segmentação de anúncios, geomarketing (que visa alcançar pessoas que estejam fisicamente próximas da sua loja) e o retargeting (cujo objetivo é alcançar alguém que já viu seu produto on-line, mas não o comprou por algum motivo).

Com essas dicas, as vendas de fim de ano da sua empresa serão bem-sucedidas e você poderá curtir esse momento tão benéfico para os lojistas. Claro que o período envolve muito trabalho, mas a recompensa é alta e vale muito o esforço

Fonte: Consultoria RR

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