Como ser mais produtivo na época do Imposto de Renda


Na última quinta-feira (7) começou o prazo para a entrega das Declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física – DIRPF 2019, ano base 2018. Com isso, chega também a certeza de aumento na demanda do trabalho para os Contadores.

Com escritórios mais enxutos, é preciso que cada profissional tenha foco e paciência em razão do imenso volume de declarações fazer. Por isso, o Clube do Contador traz algumas dicas de Lucas Mendes, cofundador da Revelo, empresa de Recursos Humanos, para que o Contador se torne mais produtivo neste período.

Imposto de Renda: como ser mais produtivo?

Lei de Parkinson

A Contabilidade pode ser estressante, por causa dos seus prazos, multas e necessidade de precisão. Mendes conta que, para este tipo de atividade, existe uma técnica chamada Lei de Parkinson, na qual o profissional estipula limites para si mesmo, além dos já existentes.

Então, quem precisa entregar ao Fisco uma obrigação no dia 10 do mês, por exemplo, pode se comprometer a fazer o envio até o dia 8, por exemplo. Isso porque a maioria das pessoas se concentra melhor quando o prazo é curto, evitando a procrastinação.

GTD – Getting Things Done

Lucas apresenta ainda o método GTD (Getting Things Done). Em tradução livre, o termo significa “fazer as coisas acontecerem”. A técnica foi criada pelo norte-americano David Allen, o qual divide o processo de trabalho em cinco passos.
O primeiro deles é registrar as atividades do dia em algum local. Pode ser uma agenda, um planner ou um caderno.

A segunda é estabelecer quais são prioridade e quais demandam alguma ação específica. Em seguida, é a hora de elaborar o roteiro de trabalho para o dia em questão. Depois, é necessário revisar a estratégia adotada e as ações que foram priorizadas. A última etapa, então, é colocar a mão na massa (ou no teclado do computador) e começar a executar os trabalhos.

Kanban

Apesar do nome estranho, o Kanban também é uma lista de tarefas. No entanto, neste caso, ela é dividida em três seções. A primeira contém os itens que devem ser feitos, a segunda os trabalhos atuais e, por fim, o que foi finalizado.
Uma dica importante é sinalizar as atividades de forma diferente, gerando um estímulo visual. Pode ser com canetas coloridas ou mesmo post-its.

Pomodoro

Tradicional, assim como o molho que leva o mesmo nome, a técnica pomodoro propõe um trabalho por ciclos, com tempo cronometrado. Desta forma, o Contador trabalha por 25 minutos ininterruptamente descansa por cinco minutos.
Isto deve ser repetido quatro vezes. Após este período, o tempo de descanso vai sendo ampliado, variando entre 15 e 20 minutos. Depois, volta-se ao modelo anterior.

Sprints

A última técnica é a Sprint, conhecida por ser utilizada na empresa Google. Ela propõe uma divisão do trabalho e dos projetos em partes. Isso porque é mais fácil olhar o micro do que o todo, no quesito produtividade.

Desta forma, com trabalho em equipe e pequenos objetivos para se atingir um grande alvo, fica mais fácil alcançar o resultado esperado.

Outra ferramenta que pode ajudar neste período de Imposto de Renda é o Certificado Digital Certisign, e por isso, o Clube do Contador oferece condições especiais ao Contador que indicá-lo aos seus clientes. Com ele o contribuinte tem acesso à declaração pré-preenchida e você tem ainda o benefício da comissão por venda de Certificado. Veja como acessando o site.

Você também pode gostar: Obrigações acessórias: confira o calendário de março

Fonte: Certisign


Deixe uma resposta