Afinal, por que Empreendedores precisam de um Certificado Digital?

por que Empreendedores precisam de um Certificado Digital

Segurança, validade jurídica, corte de custos, organização. Há tempos vem se falando das vantagens do Certificado Digital, seja para pessoas físicas ou jurídicas. Para o primeiro grupo, esse documento eletrônico já traz uma série de vantagens, seja na eliminação de alguns processos burocráticos, seja na segurança que o Certificado garante no tráfego e armazenamento das informações. Mas, e para os Empreendedores? Como fica?

Vantagens do Certificado Digital para as empresas

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Hoje, uma das principais utilidades do Certificado Digital para empresas diz respeito à sua necessidade para aquelas que emitem Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e). Com a nova forma de emissão de documento fiscal, implementada pelo governo, o tradicional sistema de impressão em papel foi substituído. Assim, a Nota Fiscal Eletrônica passa a ser o novo modelo nacional. No entanto, algumas exigências devem ser cumpridas pelas empresas para que possam emitir esse documento de forma digital. O Certificado Digital é uma delas. É ele quem identifica o remetente da nota e dá a ela validade jurídica.

Além disso, simplifica as obrigações acessórias do contribuinte e facilita a fiscalização pelo fisco. Dessa forma, a empresa será beneficiada diretamente com a redução de custos de impressão e envio de notas fiscais em papel, poupando tempo no preenchimento dessas e tornando as suas obrigações fiscais perante a Receita Federal mais organizada.

Além disso, A Nota Fiscal eletrônica traz uma série de vantagens ao Empreendedor, principalmente na economia dos custos de impressão, na agilidade da emissão e também na organização das obrigações fiscais do empresário, já que tudo fica armazenado eletronicamente.

Adoção entre os Micros Empreendedores Individuais (MEIs)

Segundo Leonardo Gonçalves, Diretor da Certisign, embora não haja obrigatoriedade para que os Micros Empreendedores Individuais (MEIs) obtenham o Certificado Digital para emissão de Nota Fiscal para pessoas físicas, existe um movimento para adoção da ferramenta.

“Hoje vemos empresas que não precisam, por lei, emitir nota fiscal buscando essa tecnologia para agilizar serviços e processos internos”, afirma.

Caso o negócio emita Notas Fiscais eletrônicas para PJs, existe a necessidade legal de utilizar o Certificado Digital. Além disso, por meio da ferramenta é possível que o empresário ou usuário comunique-se com órgãos públicos, efetue transações bancárias com empresas e assine contratos. Hoje existem cerca de 16 entidades Certificadoras responsáveis por estas emissões.

Entre elas, estão empresas e instituições privadas e também órgãos públicos, como:
• Caixa Econômica Federal,
• Receita Federal,
• Imprensa Oficial do Estado de São Paulo,
• Casa da Moeda do Brasil e
• Ministério das Relações Exteriores.

A cadeia hierárquica responsável por este tipo de Validação Eletrônica, a infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), surgiu no ano de 2001, por meio da Medida Provisória nº 2.200-2. A autarquia é mantida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Emissão do DANFE de forma online

O Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) é a representação gráfica das notas fiscais eletrônicas e que pode ser gerado a partir de um sistema emissor, como aqueles usados pelas prefeituras das cidades brasileiras.

E para gerar um DANFE, o Empreendedor precisa ter uma Assinatura Digital, que traga o CNPJ da empresa emissora. E para isso, é preciso que o empresário tenha um Certificado Digital, devidamente credenciado pela ICP-Brasil, como é o caso do Certificado Digital oferecido pela Certisign, que pode ser adquirido com facilidade diretamente no site.

Consulta e atualização dos dados cadastrais

O Certificado Digital permite que você atualize os dados cadastrais da sua empresa sem a necessidade de ir até a junta comercial da sua cidade. A partir do seu computador ou smartphone, você pode realizar as alterações necessárias em poucos minutos e com total validade jurídica.

Obtenção do GED

A Gestão Eletrônica de Documentos permite que você disponha de todos os documentos da sua empresa de forma fácil e rápida, já que todos ficam organizados digitalmente. Com isso, você elimina custos de impressão e ainda acessa contratos NF-e de forma quase instantânea.

Um bom exemplo de GED é o Portal de Assinaturas da Certisign.Com ele, você organiza e armazena seus documentos de forma segura e prática por até cinco anos, assina contratos digitais com total validade jurídica e ainda acessa as informações em tempo real de qualquer dispositivo. Saiba como funciona no vídeo abaixo:

Para isso, basta ter um Certificado Digital da Certisign e começar a usar todas as vantagens da plataforma. Simples, não?

Consultar a situação fiscal da sua empresa

O Certificado Digital permite que você consulte a situação fiscal da sua empresa, para verificar se está tudo regular ou se ela tem algum débito com a Receita Federal.

Envio de declarações do Imposto de Renda

Usando um Certificado Digital, você consegue fazer a declaração e o envio do Imposto de Renda da sua empresa de forma muito mais rápida. O Certificado Digital da Certisign, por exemplo, realiza o preenchimento automático de todos os seus dados, baseado na declaração do ano anterior. Com isso, você gastará poucos minutos, apenas conferindo se todas as informações estão corretas e alterando aquelas que precisam de alguma atualização.

Em resumo, como você pode ver, a sua empresa só tem a ganhar com um Certificado Digital. Visite o site da Certisign e veja aqui qual o modelo de Certificado ideal para o seu empreendimento.

Você pode gostar de: Por que o Certificado Digital Certisign é o melhor para empresa?

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