A importância da comunicação assertiva

Equipe conversando sobre projeto

Assertividade é uma habilidade social que diz respeito à capacidade de expressar pensamentos e defender as próprias opiniões de maneira clara, objetiva e honesta, sem desrespeitar as opiniões e os direitos das outras pessoas. A palavra “assertiva” é, muitas vezes, usada de maneira errada, com sentido de “acertado, correto”, o que causa distorções sobre o seu conceito. Na verdade, a palavra deriva de “asserção”, que significa “afirmação clara”.

Ao observar como as pessoas agem, convivem e resolvem problemas, nota-se que, quando um círculo de convivência é carente de habilidades de comunicação, frequentemente ocorrem mal entendidos, conflitos destrutivos, entre outras dificuldades. Em diversos contextos do cotidiano, muitas situações se tornam mais difíceis em decorrência da inabilidade para se comunicar com assertividade, como dificuldade para fazer um pedido ou uma reclamação, lidar com diferenças, resolver conflitos, dizer “não” quando necessário e administrar limites importantes para um bom convívio.

Geralmente, as pessoas agem com agressividade ou passividade. Ao comunicar-se de modo agressivo, costumam agir com impulsividade em vez de ponderação, não aceitam que discordem delas, são autoritárias e ofendem os outros, por exemplo. Por outro lado, as que agem com passividade raramente expõem seu ponto de vista, têm dificuldade para dizer “não”, costumam aceitar o que lhes é apresentado sem contestar e não se manifestam quando algo incomoda. Há também as que se comportam de modo passivo-agressivo, que não falam abertamente, mas reclamam pelas costas, usam indiretas, ironias e atitudes manipuladoras.

Ao comunicar-se com assertividade, as pessoas expressam suas opiniões com ponderação, considerando seus direitos legítimos e respeitando os dos outros. Comunicam-se com clareza e objetividade, passando informações com precisão e sem dar voltas no assunto, sendo cuidadosas também ao escutar e interpretar as informações que recebem. Costumam lidar com as situações sem deixar que as emoções dominem suas atitudes ou atrapalhem o andamento do que precisa ser resolvido.

Uma pessoa não é agressiva, assertiva ou passiva em todos os contextos. Cada uma possui um estilo predominante, que pode variar conforme as situações. O fato é que desenvolver assertividade proporciona mudanças comportamentais importantes para ter uma vida emocionalmente saudável, agir melhor nas interações, lidar com conflitos, tomar decisões eficazes e alcançar objetivos na vida pessoal e profissional.

Por Luciana Mello, facilitadora do Grupo de Estudos de Comunicação Assertiva, da Regional Metropolitana Oeste

São Paulo, 21 de Dezembro de 2020

ABRH-SP

Posts Relacionados