Afinal, qual é a importância da contabilidade?


Ter um setor contábil bem estruturado é fundamental para o bom desempenho de qualquer empresa, independentemente do seu tamanho, segmento ou modo de tributação.

O contador não é um mero emissor de guias, mas um profissional capaz de ajudá-lo na gestão do seu negócio e na tomada de decisões que envolvem o controle financeiro, planejamento, organização, análise de resultados, entre outros fatores.

Mas você já sabe qual é a importância da contabilidade para as empresas? Entende qual é o papel do contador e como ele pode auxiliar a gestão? A seguir, abordaremos o assunto e daremos dicas úteis para otimizar os resultados do setor contábil de sua empresa.

Entenda a importância da contabilidade

A contabilidade é uma ciência social que tem como objetivo estudar o patrimônio de instituições e fazer o seu controle por meio de registros contábeis dos fatos e das demonstrações dos resultados produzidos.

O contador tem informações importantes para o controle financeiro de qualquer negócio. Por exemplo, o que foi comprado e vendido, o que entrou e saiu de dinheiro, todas as transações financeiras. Esses dados são muito importantes, pois permitem analisar a situação geral da empresa, fazer previsões sobre o futuro e evitar surpresas desagradáveis.

O departamento contábil é capaz de garantir à sua empresa a precisão e agilidade que os negócios impõem, com segurança e controle para o seu gerenciamento. Ele garante segurança de informações e traz subsídios para um bom planejamento empresarial capaz de reduzir os gastos, analisar todo o seu patrimônio e manter as contas em dia.

Por isso, a contabilidade tem um papel fundamental em qualquer empresa. Caso seja bem conduzida, ela poderá dar ao gestor muito mais segurança de que o negócio está em ordem e de que não há risco de deixar de pagar tributos e levar multas.

Veja como fazer o planejamento financeiro

O contador é o responsável por realizar esse planejamento financeiro. Ele deve avaliar o valor dos custos, das despesas, a produtividade dos seus colaboradores, a renda e o lucro do seu negócio. Com esses dados, o gestor tem os subsídios necessários para pensar toda a situação do negócio e para estruturar melhor a sua empresa.

O planejamento deve ser realizado ao menos uma vez por ano, analisando o ano em questão e projetando o ano que se seguirá. Neste processo, o contador poderá auxiliar na realização do Balanço Patrimonial, na definição de objetivos e metas, na análise de campos de atuação com maior possibilidade de retorno financeiro e na criação de estratégias de crescimento.

Um contador facilitará também no processo de possível aquisição de linhas de crédito, empréstimos e financiamentos junto a instituições financeiras. Isso porque ele é capaz de fornecer documentos que normalmente são solicitados por bancos, como Balanço Patrimonial, DRE e Demonstração de Lucros e Prejuízos acumulados (DLPA).

Tenha acesso a dados seguros sobre o seu negócio

A contabilidade é necessária para medir os resultados das empresas, avalia o desempenho dos negócios, dando diretrizes para as tomadas de decisões. O contador coleta todos os dados econômicos de um negócio, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados capazes de contribuir significativamente para a tomada de decisões.

As demonstrações contábeis geradas pela contabilidade trazem informações importantes como:

  • Auxiliar no fluxo de caixa;
  • Balanço Patrimonial (ativos e passivos);
  • Acompanhamento, apuração e análise de receitas, custos e despesas;
  • Analisar a possível lucratividade e rentabilidade;
  • Demonstração do resultado do exercício;
  • Lucros ou prejuízos acumulados;
  • Demonstração de origens e aplicação de recursos.

Portanto, a contabilidade é uma fonte segura de informações sobre o bem-estar do seu negócio. Ela gera relatórios com informações fiscais e econômicas que permitem ao gestor ficar por dentro de tudo o que está acontecendo com a empresa. Desse modo, ele pode ter um panorama claro da vida financeira, fiscal e tributária do seu negócio.

Munido desses dados, o gestor tem condições de tomar decisões mais assertivas sobre o seu negócio e alcançar melhores resultados. Por isso, é necessário que você mantenha uma boa comunicação com o seu contador e conte com a assessoria de profissionais especializados.

Conheça os serviços da E-Contábil

A E-Contábil é uma contabilidade especializada em redução de impostos. Ela proporciona soluções contábeis com inteligência fiscal que permitem acompanhar a tributação incidente na empresa, garantindo que os impostos sejam pagos corretamente.

Profissionais especializados fazem o acompanhamento da tributação incidente na empresa, garantindo que as obrigações fiscais sejam pagas corretamente. O sistema avançado da empresa permite o acompanhamento das mudanças tributárias constantes que ocorrem no país.

Hoje em dia, o Brasil tem mais de 41 mil leis tributárias e, mesmo assim, a cada dia útil são publicadas em torno de 46 novas leis tributárias, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Por meio da atualização constante e conhecimento profundo na legislação trabalhista, a E-Contábil garante uma consultoria objetiva e confiável para o departamento pessoal, um dos mais fiscalizados pelos órgãos públicos.

Além disso, a E-Contábil dispõe de escritórios de apoio distribuídos estrategicamente em todo o território nacional, facilitando o suporte para a sua empresa e também para pessoas físicas.

Como vimos, a contabilidade é uma ferramenta fundamental para assegurar a saúde financeira das empresas e para que elas se desenvolvam de modo organizado e saudável. Ela auxilia não apenas na administração do negócio, mas é essencial também para a segurança na tomada de decisão.

Quer saber mais sobre como cuidar das finanças de sua empresa e manter-se sempre em dia com as contas? Acompanhe o nosso blog e encontre conteúdos relevantes sobre o assunto!

Grupo Studio


Posts Relacionados

Leave a Comment