Aprenda como fazer uma boa página de carreiras em seu site

Atrair talentos do mercado é uma estratégia contínua. Para tanto, além de uma construção de marca forte, a empresa tem que se atentar a detalhes que fazem toda a diferença, como a página de carreiras no site.

E sabe por quê? Muitas vezes, esse é o primeiro contato que um bom candidato tem com o DNA da sua organização. Lá, ele pode ficar por dentro não apenas das oportunidades profissionais, mas de toda a cultura organizacional da empresa.

Como resultado, ele se encanta com a organização. E não só com a vaga disponível.

Isso também ajuda a compor um excelente banco de talentos, contribuindo para que pessoas com o perfil similar ao da empresa se candidatem às oportunidades.

Vamos ver, então, tudo o que você precisa saber para elaborar a sua página de carreiras? É só seguir com a leitura deste post!

O que é uma página de carreiras?

Sabe como um espelho reflete, fielmente, as imagens diante dele? Pois então, a página de carreiras é um verdadeiro espelho da imagem de sua própria empresa.

Afinal, ela é a porta de entrada dos usuários sobre o que ocorre internamente na organização. Não se trata, apenas, de um espaço para a postagem de oportunidades profissionais, mas um reflexo dos grandes atrativos que vão aguçar o interesse das pessoas em trabalharem aí.

Além disso, a página de carreiras pode servir como um valioso instrumento de índices e métricas: se há baixo número de acessos, ou se o usuário não fica muito tempo com a página aberta, pode significar que a sua marca não está gerando interesse suficiente ou, pior, que os potenciais candidatos não levam o interesse adiante após visitarem o site.

Por sua vez, quando há um pensamento estratégico existe, também, um auxiliar de peso para o setor de recrutamento e seleção de pessoas. Ainda mais, se o seu setor de RH se preocupa em ter um perfil profissional definido para preencher as vagas da organização.

Para entender melhor o valor disso tudo, após esta leitura dê uma olhadinha em nosso artigo que fala sobre a importância de um banco de talentos para a sua empresa!

Como elaborar uma página de carreiras eficiente?

Para criar um espaço que desperte e retenha o interesse dos usuários, a sua empresa deve compô-la pensando em refletir todo o seu DNA para a página.

Então, veja quais são as dicas que separamos para você elaborar uma página de carreiras que realmente chame a atenção do seu público-alvo e gere um diferencial competitivo para a sua organização!

Conheça e saiba expor a cultura da empresa

Ter uma imagem forte e respeitável do mercado é fundamental para qualquer organização. Mas, se a sua empresa consegue sustentá-la e, ainda, torná-la em sua identidade alinhada em todos os setores e ações, fica fácil transmiti-la também na sua página de carreiras.

Pois é por meio da sua linguagem e disposição de informações que os usuários vão compreender, de imediato, com quem eles estão “falando”. Páginas genéricas ou pouco informativas, por outro lado, geram o efeito contrário — o que contribui com uma ausência de identidade e de perfis profissionais interessados em ingressar na sua empresa.

Insira depoimentos

A percepção coletiva é de que a empresa é um excelente local para trabalhar? Então, que tal inserir depoimentos de quem se realiza, profissionalmente, todos os dias por aí?

Assim como os depoimentos ajudam as pessoas a decidirem-se por um produto ou serviço, o mesmo pode ser aplicado para que profissionais do mercado deixem se influenciar pela opinião sincera dos seus próprios recursos humanos.

Pois é como costumam dizer: o melhor marketing é o boca a boca. E, neste caso, é também um valioso instrumento de retenção de talentos, considerando que os melhores depoimentos vão ser feitos por pessoas que, verdadeiramente, se identificam com o local onde trabalham.

Mostre um pouco do dia a dia da empresa

Sua organização tem happy hours, eventos comemorativos ou mesmo apoia campanhas? Insira os momentos registrados na página de carreiras. 

Por meio deles, é possível conhecer um pouco mais da organização e, quem sabe, influenciar os candidatos em potencial a quererem figurar ali, também, nas futuras ocasiões.

Faça um vídeo institucional

Os vídeos dominaram a internet e expectativas apontam que ele pode corresponder a cerca de 80% do tráfego on-line em 2020. Por isso, que tal investir nessa ideia e compor um vídeo institucional criativo e cativante?

Com isso, aumenta-se a chance de mostrar mais da empresa e gerar um interesse maior dos candidatos. Além disso, a mensagem ganha um diferencial que outras empresas podem não explorar corretamente — a sua concorrência, inclusive. O que desperta um interesse maior para atrair talentos do mercado.

Elabore uma mensagem relevante

Além do vídeo e de outros materiais gráficos, lembre-se que a mensagem também influencia. E, com isso, cuide para que a mensagem elaborada seja cativante, criativa e objetiva.

Mostre quem é a empresa, mas não deixe de criar uma ideia “vendedora”. É importante ter a atenção do leitor e, assim, mostrar para ele quais são os verdadeiros diferenciais da sua marca — isso também inclui a descrição dos cargos abertos na organização.

O que evitar na página de carreiras?

Além dos pontos positivos, convém ficar de olho em quais ações podem gerar o efeito contrário. A seguir, destacamos alguns aspectos fundamentais que devem ser evitados, como:

  • não ter uma central de ajuda. Com uma equipe dedicada em responder às dúvidas mais comuns, a experiência do usuário pode ser positiva antes mesmo de ele ter o primeiro contato com a empresa;
  • depoimentos longos, genéricos e sem padronização podem interferir na experiência de navegação;
  • falta de alinhamento no visual. Imagine descrições curtas, imagens sem qualidade e descrições que ocupem mais e menos espaço na tela. Isso tudo mostra que não há uma linguagem comum para a empresa — o tal do DNA que mencionamos anteriormente;
  • evite poluir os textos com negrito, itálico e sublinhado excessivamente;
  • cuidado com os espaços em branco na página. Por outro lado, evite pecar pelo excesso. Equilíbrio, sempre.

Para que isso fique mais claro, na sua cabeça, vamos ver alguns exemplos que mais têm gerado interesse do mercado, atualmente?

Como inspirar-se para a elaboração da sua página de carreiras?

Reunimos, abaixo, algumas páginas de carreiras que reúnem grande parte das dicas mencionadas ao longo deste artigo. Confira quais são:

  • o espaço de carreiras do Airbnb mostra um pouco da cultura da empresa, tem uma mensagem cativante e total harmonia e alinhamento com a identidade visual da marca;
  • Pinterest, que é uma rede social visual, principalmente, aplica essa dose de harmonia para atrair interessados em desenvolverem-se profissionalmente na organização — além de um vídeo institucional bem bacana;
  • LinkedIn, a rede social corporativa mais popular do mundo, mostra bastante da sua cultura corporativa e ainda dá destaque às causas sociais das quais ela faz parte;
  • Aiqfome, que conta com imagens divertidas e que evidenciam o caráter despojado da marca;
  • a Hubspot é uma das grandes referências do marketing digital, atualmente, explora muito desse diferencial em sua página de carreiras, além de mostrar bastante daquilo que esperam dos seus profissionais.
  • Evernote mostra também que a simplicidade, por vezes, pode ser um grande acerto. Explica muito bem o que procura, e com total harmonia visual.

Fonte:Xerpa

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