As 5 melhores estratégias para conseguir backlinks

Não basta ter um site incrível com conteúdos ótimos.

Isso ajuda muito, mas para estar bem posicionado no Google é preciso mais que isso.

Uma das estratégias mais importantes de SEO (search Engine Optimization) é o LinkBuilding. O seu objetivo é conquistar backlinks relevantes para o site da sua empresa, pois com mais links apontando para o seu site, torna-se mais fácil melhorar a posição do seu site nos resultados de pesquisas no Google.

Se quiser entender melhor como os backlinks influenciam nas posições dos sites no Google, clique aqui.

A SEMrush publicou em 27/09/2019 uma pesquisa entre seus usuários para escolher as estratégias mais eficazes de linkbuilding para se conquistar backlinks de qualidade.

As 5 estratégias mais eficazes eleitas pelos profissionais de SEO foram:

1º lugar – Guest posts – 53% dos votos

Guest posts são artigos escritos pela sua equipe ou agência e publicados em sites de terceiros. Servem como um meio de aumentar a visibilidade do seu site no blog de alguém, bem como aumentar a autoridade do seu site perante o Google.

Use a plataforma GuestPosts para encontrar sites que aceitam publicar artigos de outros autores e tenha mais facilidade com essa estratégia.

Quando você oferece guest posts, os dois lados saem ganhando:

O site que publica o post ganha um conteúdo de qualidade de graça;
O autor que oferece o conteúdo ganha um ou mais backlinks para o seu site.

2 – Replicar backlinks do concorrente – 46.7%

Nesta estratégia, você analisa os perfis de backlinks de seus concorrentes e se inspira neles para obter novos backlinks.

Você pode utilizar este site para descobrir todos os backlinks dos seus concorrentes e dos sites de referência no seu nicho.

Depois de entender onde seus concorrentes colocam os links deles, você pode identificar os sites que oferecem oportunidade para também colocar o link do seu site.

3 – Oferecer links relevantes – 43.5%

Essa estratégia consiste em solicitar a um site de terceiros que ele insira um link para um conteúdo de altíssima qualidade do seu site, como fonte de informações adicionais ou relacionadas ao conteúdo do site dele.

Por exemplo, se você tem conteúdo exclusivo com táticas de aquisição de clientes pela internet, pode propor a uma revista sobre empreendedorismo que o utilize para um artigo no site dela.

A revista irá oferecer aos seus leitores um link com dicas valiosas, complementar a um de seu artigos, e você receberá um backlink de um site relacionado ao nicho do seu negócio.

4 – Diretórios de negócios e menções locais – 38.71%

Se você é dono de uma empresa num nicho específico ou presta serviços locais, a veiculação em diretórios de empresas é uma estratégia obrigatória.

Os diretórios oferecem espaço onde você pode adicionar informações sobre sua empresa, fornecer contatos, um endereço e um link para seu site.

Alguns exemplos de sites de diretório para você cadastrar a sua empresa são:

Guia Mais
Google Meu Negócio
Yelp

5 – Backlinks quebrados – 38.71%

O Google agradece a sua contribuição para melhorar a Internet.

O objetivo dessa estratégia é detectar um link quebrado em algum lugar, denunciá-lo a administradores ou webmasters e substituí-lo pelo seu link para o mesmo tipo de conteúdo.

Use o software Xenu’s Link Sleuth para buscar por domínios e ter acesso a todos os links internos e externos dos sites. Os links que tiverem algum erro aparecerão em cor vermelha.

Conclusão sobre as melhores estratégias de Linkbuilding

É muito difícil para uma empresa que não tem uma equipe exclusiva de Marketing Digital manter uma execução consistente de estratégias de SEO.

A pesquisa da SEMrush serve como ótima referência para profissionais, consultores e agências de marketing digital saberem quais estratégias priorizar quando os recursos são limitados.

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Fonte: administradores.com.br

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