As atuais estratégias de atração e retenção de talentos

Conseguir atrair e reter talentos na sua empresa é um fator essencial quando se busca o crescimento e a conquista de um lugar de destaque no mercado. Afinal, o diferencial de qualquer empresa de sucesso é contar com um time de colaboradores engajado, motivado e envolvido. É nesse momento que as suas estratégias de atração e retenção de talentos precisam se destacar.

Segundo o relatório da Hay Group, 64% das empresas apresentam dificuldade na retenção de colaboradores. Entre alguns dos fatores que contribuem para essa porcentagem está, principalmente, a utilização de métodos exclusivamente financeiros como meios de motivação dos funcionários.

Além disso, muitas empresas acabam dando menor importância para a atração e retenção de talentos por acharem que essas estratégias demandarão grandes investimentos extras. E esse é um enorme equívoco. Existem diversas maneiras de se investir nessas estratégias sem gastar um centavo a mais. As viagens corporativas, por exemplo, são ótimas ferramentas para esses momentos, e o melhor, já estão previstas dentro do seu orçamento operacional.

Com o intuito de te ajudar a solucionar esse desafio, o VExpenses preparou este material para te orientar na hora de usar as viagens a trabalho a seu favor na atração e retenção de talentos para sua empresa. 

Como a atração e retenção de talentos impacta o sucesso da minha empresa?

Existem dois motivos principais pelos quais você deve se preocupar em ter uma estratégia de atração e retenção de talentos forte. O primeiro ponto ao qual você sempre deve se atentar é que a imagem de qualquer empresa no mercado é apenas o reflexo de quem a compõem. Ou seja, se você conta com uma equipe altamente capacitada, a impressão que você deixará no mercado é de pura excelência.

O segundo ponto relaciona-se com a competitividade do mercado. Hoje em dia, exige-se cada vez mais das empresas, que por sua vez necessitam provar seus diferenciais todos os dias. E, dispor de gente altamente capacitada no seu quadro de colaboradores, é o que torna possível atender todas as demandas com a excelência necessária.

Um bom time de colaboradores, que seja engajado, motivado e envolvido com as questões da organização, tende a ser o responsável pela melhoria dos processos, pela solução de desafios e pelo alcance de bons resultados.

Por esses e outros motivos, a atração e retenção de talentos é uma estratégia que deve estar dentro do plano de crescimento da sua empresa, com destaque especial. Afinal, além de serem os responsáveis pela entrega de qualidade dos seus produtos e serviços, seus colaboradores são os maiores – e melhores – embaixadores da sua marca.

Como as viagens a trabalho podem ser usadas como estratégias de atração e retenção de talentos?

Com a entrada dos millenials no mercado de trabalho, a maneira tradicional de fazer negócios teve de ser modificada. Hoje em dia, as empresas com maiores forças de mercado são também aquelas que apresentam as gestões mais disruptivas. É por isso que, como dissemos anteriormente, premiações puramente financeiras já não são o suficiente para atrair e reter talentos dentro da empresa.

Porém, as viagens corporativas a trabalho, apesar de ser uma prática do modo tradicional de negócio, ainda sobrevive nos dias atuais e pode ser usada como uma ferramenta de atração e retenção de talentos muito eficaz e que se encaixa nas exigências do mundo moderno. Como? Te diremos como você pode realizar esse encaixe a seguir:

1. Ofereça as viagens como oportunidades de crescimento

Os colaboradores potencialmente talentosos costumam ser inquietos. Eles sempre querem realizar mais, apresentar uma qualidade maior de serviços e serem reconhecidos como referências no mercado por isso.

Assim, para aumentar as chances de permanência desse tipo de funcionário, é preciso oferecer oportunidades de crescimento pessoal e destaque profissional.

Mostre aos funcionários que eles terão oportunidades de crescer dentro da empresa. É nesse momento que as viagens a trabalho entram como forte instrumento a seu favor. Ofereça-as aos seus funcionários como estímulos a novos projetos, como promoções ou mesmo como um pacote de remuneração. Quando estimuladas, as pessoas podem produzir mais e aumentar o rendimento da empresa.

2. Divulgue-a como investimento em treinamentos

Entre negociações e prospecções de vendas, as viagens corporativas também podem ter outros objetivos, como participar de treinamentos. Esses treinamentos podem ser tanto oferecidos diretamente pela empresa, quanto a participação em eventos e cursos que possam oferecer insights úteis ao desenvolvimento do negócio.

Oferecer treinamento para o seu time também é muito bem visto pelos colaboradores, que veem nisso uma oportunidade de desenvolver suas habilidades. Além disso, um funcionário que sente que a empresa está investindo nele e oferecendo uma oportunidade de futuro, se engaja e contribui muito mais com as atividades do negócio.

Identifique aqueles potenciais talentos dentro da sua equipe e cogite oferecer-lhes treinamentos que agreguem tanto na carreira dele quanto para as atividades da empresa. Assim, tanto o próprio colaborador quanto os outros colegas de trabalho serão estimulados, o primeiro diretamente, e os outros através do exemplo.

3. As viagens podem ser um dos benefícios do plano de carreira

Uma forma de reter talentos é, sem dúvidas, ter uma estrutura organizacional que permita o crescimento. Afinal, promover a carreira dos colaboradores que já estão na sua equipe, ao invés de abrir novas vagas, é uma forma de valorizar o trabalho do seu time.

Por isso, é importante compartilhar com os funcionários uma visão de futuro, estabelecendo os desafios de cada um para que ela seja alcançada. É importante mostrar a ele como a carreira poderá contribuir com a empresa, e determinar as atividades pontuais e objetivas que delimitarão cada degrau do crescimento profissional dele.

Por exemplo: o plano de carreira de um colaborador do time comercial inclui chegar em uma fase na qual ele poderá começar a fazer viagens a trabalho para negociar com prospects. Aqui, as viagens corporativas serão os maiores estímulos e o grande marco da etapa.

Lembre-se que as pessoas não se engajam tanto em tarefas cotidianas. Daí a importância de estabelecer um propósito ao qual seus colaboradores possam se engajar.

4. Utilize as viagens a trabalho como prêmios de reconhecimento

Além da crescente necessidade por novos desafios, a nova geração de funcionários precisa constantemente de estímulos e do sentimento de que são importantes para a organização. A falta de feedback é um grande desmotivador, por isso não hesite em recompensar os talentos da sua equipe.

Existem diversas maneiras de deixar claro que a pessoa é útil, necessária e imprescindível para a empresa. Você pode fazer com que ela entenda que os resultados a tornam relevante para o negócio, através da designação de uma tarefa, estabelecimento de uma meta e a oferta de uma viagem ou outro tipo de gratificação. Qualquer coisa que faça com que ela sinta que você tem confiança no seu trabalho.

As viagens corporativas funcionam como bons incentivos neste sentido. Afinal você estará designando a ela uma importante oportunidade de servir como representante da empresa frente a terceiros. Uma ótima oportunidade de demonstrar sua confiança nas habilidades do seu colaborador.

Agora que você já sabe como desenvolver uma estratégia de atração e retenção de talentos prática e eficaz, é hora de colocar mãos a obra e reduzir a rotatividade dentro da sua empresa!

Esse artigo foi escrito por Carolina Crumo, do time de marketing do VExpenses, plataforma de gestão de reembolso de despesas que já ajuda empresas no Brasil e América Latina a reduzirem em até 88% o custo e tempo gastos no processo de reembolso de despesas de funcionários.

Fonte:Xerpa

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