Benefícios para gerações diferentes: aprenda como escolher!

A gestão de pessoas, um trabalho já desafiador, ganha novas camadas de complexidade para o setor de RH quando o quadro de funcionários conta com perfis de todas as idades.

E isso influencia, diretamente, nos benefícios para gerações diferentes. Sem dúvidas, já que os membros da geração X, Y, Z e os millennials experimentaram diferentes contextos culturais, sociais e econômicos. Logo, amadureceram (ou ainda amadurecem) em diferentes circunstâncias.

Para tanto, a empresa tem que estar sempre atenta às mudanças do mercado para garantir as melhores condições de trabalho. Com isso, torna-se um local de boa reputação para atrair e também para reter talentos.

Quer saber tudo sobre benefícios para gerações diferentes? Neste texto, vamos tratar dos seguintes temas:

  • O desafio das empresas multigeracionais;
  • O trabalho de considerar benefícios para todos;
  • Plano de saúde;
  • Bem-estar financeiro;
  • Bem-estar;
  • Auxílio nutricional;
  • O perfil médio dos profissionais;
  • A definição dos benefícios para gerações diferentes.

Boa leitura!

O desafio das empresas multigeracionais

Atualmente, o mercado de trabalho lida com um fluxo intenso de gerações que vivem e convivem nos mesmos ambientes. Alguns deles:

Obviamente, isso impacta a rotina de múltiplas maneiras: do cuidado em desenvolver a liderança ao engajamento e também nos benefícios para gerações diferentes, entre muitas outras circunstâncias.

A rigidez do pensamento, portanto, não funciona mais dentro das empresas multigeracionais. É importante ter flexibilidade para atender aos diferentes perfis, e sem que um lado seja mais privilegiado do que o outro.

É claro que a satisfação coletiva, 100% conquistada, é um desafio à beira do impossível. Até por isso, esse trabalho de compor os benefícios para gerações diferentes têm que ser considerado para impactar, positivamente, o maior número de pessoas.

O trabalho de considerar benefícios para todos

Com flexibilidade e um trabalho estratégico para estar em alinhamento com o perfil dos colaboradores, o trabalho seguinte consiste em analisar cinco pontos chaves dos benefícios para gerações diferentes!

Plano de saúde

Toda empresa tem que considerar a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Afinal, são questões que garantem não apenas a vitalidade dos profissionais, mas o cuidado também aflora a produtividade, o engajamento e a reputação da marca.

Acontece que, dentro de um conflito geracional, a empresa tem que lidar com os valores dentro de cada perfil profissional. Isso porque, em resumo, as gerações com mais idade custam mais para os planos de saúde. Para tanto, além da alternativa é possível considerar programas de bem-estar dentro da empresa.

Consultas com nutricionistas, cardápios balanceados nos restaurantes, atividades em grupo… Isso tudo ajuda a promover a saúde e o bem-estar e, ainda melhor: acomoda a todas as idades ao mesmo tempo.

Bem-estar financeiro

Mais uma modalidade que atende perfeitamente a geração X e a geração Z ao mesmo tempo: no seu bolso.

Pois não é exclusivo de gerações o problema com as finanças. Especialmente, em um país onde mais de 60% das famílias encontram-se endividadas.

Como resultado, os benefícios para gerações diferentes, aqui, podem se traduzir em programas de bem-estar financeiro. Ou seja: medidas que gerem disciplina financeira, ajudem o colaborador a cuidar melhor das suas finanças e, com isso, evitar dívidas e também os sintomas do estresse financeiro.

E é claro que, diante desse cenário tão incerto, não só as famílias convivem com o orçamento apertado, mas as empresas também. Para isso, vale a pena dar uma lida em outro artigo nosso, que explora boas opções de benefícios corporativos durante a crise!

Bem-estar

Com o enfoque específico na qualidade de vida das pessoas, vale a pena buscar por benefícios para gerações diferentes que tenham um elemento em comum: o bem-estar delas.

Pois, não é de hoje que a gestão de pessoas aponta a relação entre a satisfação dos seus profissionais e o aumento de produtividade e engajamento. O melhor é que são soluções de fácil e acessível implementação.

Por exemplo: ginástica laboral dentro da empresa. Alguns minutinhos por dia para exercitar-se e colocar o corpo e a mente em movimento, livrando-os do estresse e garantindo um “chega para lá” na ociosidade.

Auxílio nutricional

Vale destacar o que já havíamos comentado anteriormente: uma aproximação com a nutrição adequada pode fazer toda a diferença — para a empresa e para os seus profissionais.

Que tal inserir, entre os benefícios para gerações diferentes, um programa nutricional? Podem ser receitas, enviadas via newsletter, ou mesmo uma repaginada no cardápio da empresa, focando em alimentos balanceados. Ou, até mesmo, consultas com profissionais da área para montarem programas específicos para cada colaborador interessado nesse benefício corporativo.

O perfil médio dos profissionais

Buscando um meio-termo mais genérico, é importante reunir-se com os colaboradores a fim de entender o que cada um sente falta e que pode complementar ricamente as suas respectivas rotinas.

Com um trabalho estratégico e próximo entre o RH e a gestão, os colaboradores expõem as suas opiniões e, em seguida, pode ser feito um trabalho de avaliação das melhores alternativas para suprir o que o maior grupo tem em comum.

A definição dos benefícios para gerações diferentes

Deu para perceber, como atualmente, não estamos mais tão focados nos bens materiais que podem ser oferecidos? É claro, eles ainda encabeçam grande parte das exigências e necessidades dos colaboradores, mas existem maneiras de complementá-los para atender a um público maior e, ainda assim, oferecer benefícios com real valor para a vida das pessoas.

Não vamos focar apenas na riqueza, mas na educação financeira; não apenas na alimentação, mas no pensamento estratégico para que todos comam com qualidade e mais saúde; nem apenas na saúde, mas na saúde mental igualmente.

O primeiro passo, então, consiste em aproximar-se dos seus funcionários e entender as demandas de cada geração. Apresente possibilidades e identifique quais delas têm em comum entre os jovens e os mais velhos, encantando tanto os millennials quanto a geração Z no ambiente de trabalho

Em seguida, delimite o orçamento para a empreitada e comece o planejamento para que seja implementado o quanto antes. É importante, com isso, obter um alinhamento com o que o perfil dos colaboradores exige, pois é isso que também vai agregar identificação e, consequentemente servir como uma importante ferramenta de atração e retenção de talentos.

É importante que as empresas se antecipem. Modelos arcaicos e rígidos não se misturam com facilidade dentro da amplitude e diversidade presente na sociedade, atualmente, que está em constante desenvolvimento e transformação.

Por isso, caso tenha ficado com alguma dúvida a respeito dos benefícios para gerações diferentes, deixe um comentário para que possamos expandir ainda mais esta discussão e solucionar as suas dúvidas!

Fonte:Xerpa

Posts Relacionados