Blockchain no RH: entenda como essa tecnologia impacta o setor

Imagem de mulher codificando no computador

Basta pensar no dia a dia das empresas para entender que diversos setores tiveram que mudar com a pandemia e o avanço da tecnologia. Aquilo que antes era possível fazer de formas tradicionais, hoje podem ser feitos em pouco cliques — desde a seleção de um candidato até a assinatura dos documentos.

Mas se engana quem pensa que a única coisa que mudou no RH foram as contratações. Atualmente, o sistema de Blockchain passou a ser utilizando, dando uma nova vida às ações desta equipe estratégica.

Se você já ouviu este termo, mas ainda não sabe o que é ou como funciona, aproveite para conferir o conteúdo completo e saiba o que o nome significa e qual é o papel da evolução na rotina das empresas. Está preparado? Então vamos lá!

O que é o Blockchain no RH?

Para quem conhece o termo, vai saber que o nome costuma ser empregado nas situações em que há uma transação de criptomoedas. Mas qual é o papel deste mecanismo no RH? Como essas duas frentes podem trabalhar em sintonia e quais são os benefícios da união?

O primeiro passo é saber que esta alternativa surgiu ainda em 2008, com o objetivo de dar segurança para as atividades realizadas por meio da internet, em especial aquelas que envolvem o envio e o recebimento das moedas digitais. Todas as etapas foram pensadas para oferecer proteção para as pessoas que não se conheciam, mas que decidiam trocar valores e moedas no mundo digital.

O grande segredo está na segurança que o sistema é capaz de oferecer, codificando código e rastreando o percurso dos valores, sem expor dados e informações que podem comprometer os indivíduos. Sendo assim, nada melhor do que aproveitar o mecanismo para deixar o RH ainda mais confiável e preparado para atender todos os candidatos, não é mesmo?

Basta imaginar que um processo digital envolve o envio de diversos dados e informações e que muitas delas podem ser perdidas ou vazadas ao longo das conversas. Então, ao contar com um sistema capaz de dar segurança para ambos os lados, é como se o seu RH estivesse preparado e seguro para conversar com todos os colaboradores sem deixar de lado a proteção que deve ser oferecida – de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Um sistema seguro

É importante ter em mente que invadir uma Blockchain é uma missão quase impossível. Isso porque existem os blocos de verificação que vão assegurando as etapas da transação, no caso do RH, o caminho dos dados. A conferência é feita por sistemas distintos e que devem entregar código para os próximos verificadores, marcando mais um diferencial da solução.

A tecnologia é tão inovadora, que não existe nenhuma outra ferramenta que possa ser comparada com a Blockchain e todas as vantagens que o mecanismo pode oferecer para rodos os usuários.

Contar com este diferencial no RH é uma forma de apresentar a sua empresa de forma inovadora, mostrando que o foco está na segurança do colaborador! Acesse o nosso blog e saiba mais sobre o assunto.

Fonte: Folha Certa

Posts Relacionados

Deixe um comentário