Certificado Digital Tudo o que você precisa saber

O Certificado Digital é um importante documento de validade virtual, assim como seu agendamento. É ele quem permite que você tenha mais agilidade em processos burocráticos, emita a nota fiscal eletrônica, acesse o E-CAC e até abra empresas a distância.

E para te ajudar a realizar uma das etapas mais importantes da validação do Certificado Digital, falaremos neste artigo sobre o agendamento do Certificado Digital e como você deve proceder. Confira:

Agendamento do Certificado Digital

Como funciona o agendamento?

Depois de escolher o Certificado Digital e realizar o pagamento, é hora de marcar o agendamento. Nesse processo o responsável pelo Certificado Digital deverá comparecer em um Local de Atendimento de uma Autoridade Certificadora (AC) como a Certisign. Onde será confirmada a identidade da pessoa que solicitou o Certificado Digital, com documentos como RG, CPF, comprovante de residência, entre outros. Na data agendada também será coletada a biometria digital e facial e realizada as assinaturas de termos obrigatórios.

Por que é necessária a validação presencial?

Pode até parecer incômodo, mas a ida a AC garante a segurança no processo de aquisição do seu Certificado Digital, já que valida presencialmente todos os dados que constam em sua assinatura digital, garantindo assim a outras empresas, ao Fisco e ao governo a sua legalidade perante todas as obrigatoriedades. Portanto, a validação presencial é uma determinação da ICP-Brasil para garantir o sigilo e a segurança de todos os dados.

O agendamento evita filas e agiliza o atendimento e pode ser realizado um dia útil, após a confirmação do pagamento realizado via cartão de crédito, ou em dois dias depois da quitação boleto e da confirmação do pagamento pela instituição financeira.

Como agendar a Validação presencial?

– Acesse o site da Certisign, em “precisa de ajuda” e clique sobre “como agendar a validação”

– Você terá 3 opções, validação na AR (onde você pode escolher um Local de Atendimento mais próximo para entregar a documentação), Validação em domicílio (Para você que tem uma rotina agitada ou não dispensa comodidade, a Certisign oferece o serviço de validação em domicílio. Ou seja, vamos até você) ou Validação no Exterior ( para isso é necessário solicitar o orçamento)

– efetue seu login para encontrar o melhor local e horário para o seu atendimento. Se preferir também enviar toda a documentação prévia necessária para o e-mail: [email protected] e evitar assim obstáculos na validação de seus documentos.

Informações importantes sobre o Agendamento do Certificado Digital

Apenas o titular do Certificado pode realizar a validação presencial dos documentos. Essa norma da ICP-Brasil garante a legalidade do processo e evita fraudes e crimes. Por isso, nenhum tipo de procuração é aceita nessa etapa, sendo apenas possível na representação do responsável pelo Certificado. Para conhecer as documentações para validar o seu Certificado Digital acesse aqui.

Gostou das informações sobre agendamento do Certificado Digital e quer conhecer outros benefícios do Certificado Digital? Então preencha o formulário abaixo para saber mais.

Fonte: Certisign

Posts Relacionados

Leave a Comment