Cinco coisas que o Certificado Digital pode mandar para o paredão

O Certificado Digital elimina uma série de problemas com papeis, custos, falta de segurança, entre outras coisas que atrapalham a nossa vida. E isso todo mundo já sabe. E em épocas de Big Brother Brasil, podemos listar cinco coisas chatas que o Certificado pode mandar para o paredão. E eliminar, sem pensar duas vezes. Confira:

Cinco coisas que o Certificado Digital manda para o paredão

Burocracia

Com a Certificação Digital, que tem validade jurídica, é possível assinar contratos e documentos e abreviar as etapas de contato entre empresas e seus clientes e fornecedores, assim como para pessoas físicas, já que é possível assinar um contrato de qualquer parte do mundo de forma rápida e eficiente.

Como os processos são eletrônicos, são eliminados o custo com papel e outros insumos, como tintas e impressoras. O armazenamento de documentos e cópias também dispensa a guarda, que passa a ser eletrônica, gerando maior espaço físico às empresas.

Vem brincar aqui fora, burocracia!

Papelada

A ideia de desmaterializar processos (transformar o físico em digital) através do Certificado Digital permite que os usuários não desperdicem milhares de papéis na emissão de documentos, impactando indiretamente na redução do desmatamento e dos bens naturais do nosso planeta.

O Certificado Digital permite a ausência de impressão de papel, sem autenticação adicional e com validade jurídica, tudo de forma simples e totalmente digital. São atitudes como essas, realizadas em conjunto com outras mudanças de hábitos, que vão, aos poucos, auxiliando na recuperação do meio ambiente.

Um bom exemplo é o uso da nota fiscal eletrônica que até 2018 economizou 76 bilhões de folhas de papel, isso significa uma economia de quase 165 bilhões de litros de água.

Vem brincar aqui fora, papelada!

Lentidão

Quando temos de assinar um contrato no formato tradicional, há um monte de obstáculos que tornam todo o processo lento: espera em filas, deslocamento para coletar as assinaturas, o processo de autenticação de assinaturas…Ou seja, todo o procedimento pode levar uma eternidade.

Mas o Certificado Digital da Certisign pode eliminar toda essa lentidão. Afinal, basta que cada um que precise assinar o contrato tenha um Certificado e todos podem assinar o contrato remotamente, de seus computadores (ou smartphones e tablets), em poucos segundos.

Vem brincar aqui fora, lentidão!

Custos

O Certificado Digital elimina custos e agiliza processos. E o raciocínio é muito simples. Quando o Certificado Digital é utilizado para assinar documentos, algumas etapas do processo de negócio são eliminadas: compra, impressão e manuseio de papel, autenticação, deslocamentos para o envio de documentos e armazenamento. O conteúdo passa a ser produzido, assinado, e enviado no meio eletrônico. Com apenas alguns cliques e total validade jurídica. Logo:

• Não há custos com a compra e impressão de papel;
• Não há necessidade de reconhecimento de firma;
• Não é necessário ter espaço físico para armazenamento de documentos;
• Não é preciso ter funcionários cuidando do manuseio e do acesso aos documentos;
• Não há custos com o envio do documento a outra parte interessada. O conteúdo pode ser enviado on-line e em tempo real;
• Elimina-se o risco de perda de documentos por descuido ou acidentes, como incêndio. Por permitir o armazenamento no meio eletrônico, é possível ter um backup.

Vem brincar aqui fora, custos!

Falta de segurança

O uso do Certificado Digital permite a geração de uma assinatura digital com o mesmo valor jurídico da assinatura manuscrita, o que garante a integridade e a autenticidade do documento eletrônico. E isso se deve aos critérios os quais ela é constituída.

O Certificado Digital é um documento eletrônico composto por:

• As informações de uma pessoa ou empresa;
• Uma chave pública, associada univocamente a respectiva chave privada da pessoa ou empresa;
• Assinatura digital de uma Autoridade Certificadora confiável.

Já a assinatura digital é o resultado de um conjunto de operações criptográficas aplicadas a um determinado documento eletrônico. A assinatura digital comprova que o documento/transação não foi alterado e que foi assinado pela entidade ou pessoa que possui a chave privada correspondente ao Certificado Digital.

Em outras palavras, com o Certificado Digital e a assinatura digital, não há a menor chance de você ter a sua assinatura falsificada. Ou interceptada, já que todas as informações são devidamente criptografadas.

Vem brincar aqui fora, falta de segurança!

Você também pode gostar: Identificação biométrica: conheça as 5 formas mais populares

Fonte: Certisign

Posts Relacionados

Leave a Comment