Como a integração digital pode beneficiar as empresas

imagem de uma reunião de recrutamento

*Por Paulo Oliveira, Gerente de Marketing da Apdata

A integração digital é uma das principais tendências do mundo empresarial atual. Ela se refere à adoção de tecnologias digitais para conectar e otimizar processos e sistemas dentro das empresas, criando um ambiente mais colaborativo, eficiente e ágil.

A integração é uma parte crítica do ciclo de vida do funcionário, afinal, é por meio dela que o profissional irá decidir se a empresa o condiz com as suas expectativas profissionais. Um processo de onboarding bem estruturado pode efetivamente apresentar o colaborador à cultura de sua organização e prepará-lo para o futuro na empresa.

Os profissionais de RH hoje possuem uma ampla gama de ferramentas e práticas de comunicação que podem ser usadas ao integrar novos contratados. No entanto, é importante garantir que essas ferramentas digitais de RH sejam utilizadas de forma eficaz e integrada com outros canais de comunicação, garantindo mais agilidade nos processos de inclusão.

Como as ferramentas digitais podem ajudar na integração de funcionários?

Tradicionalmente, o processo de integração envolve interações face a face que podem ocorrer entre o gerente, o funcionário recém-contratado e os demais integrantes da equipe. O processo pode envolver sessões educacionais sobre a empresa, preenchimento de documentos de vários tipos e interação com líderes organizacionais e demais colaboradores.

No entanto, esses processos tradicionais não estão apenas consumindo muito tempo e recursos financeiros das corporações, eles estão atrasando os profissionais de RH responsáveis pelo onboarding e o próprio colaborador que ingressou recentemente na instituição.

Com o aumento no número de empresas que aderiram ao home office, os gestores de RH passaram a introduzir o onboarding digital. O objetivo da integração virtual é garantir que os profissionais que atuam de forma remota também passem por um processo de boas-vindas, assim como no modelo presencial.

As ferramentas digitais tornam o processo de onboarding mais econômico e ágil. Se o colaborador já está bem inserido no ambiente e já aprendeu sobre as diretrizes, a própria tecnologia pode apontar o próximo passo, otimizando o tempo do funcionário e do gestor da área. Outro ponto essencial é o registro das atividades: todas as informações estão sendo disponibilizadas de forma online, permitindo seu fácil compartilhamento com os gestores de RH.

A integração digital deve ser feita de forma padronizada para todos os setores da corporação, isso torna os processos de onboarding mais precisos e organizados, evitando possíveis erros.

Quais são os benefícios do onboarding digital?

O processo de integração de novos funcionários em uma empresa é um momento crucial para garantir o sucesso da contratação e o engajamento do colaborador.

O onboarding digital, ou seja, a utilização de tecnologias para conduzir o processo de integração, tem se tornado cada vez mais comum nas empresas. Com essa abordagem, é possível oferecer aos novos colaboradores uma experiência mais ágil, interativa e personalizada, com benefícios tanto para a empresa quanto para o colaborador. Confira alguns benefícios aqui.

Retenção

De acordo com uma pesquisa realizada pela Panopto, as empresas que oferecem integração formal aos funcionários possuem uma taxa média de retenção de 86%.

O onboarding é essencial na construção de um clima agradável e acolhedor para os novos colaboradores, e esse clima deve ser mantido por todo o ciclo de vida do funcionário.

Tempo

Outro ponto importante é o tempo. Os profissionais de RH gastam horas se dedicando ao processo de integração do novo colaborador. Esse trabalho pode ser feito de forma virtual e padronizada, evitando repetições e garantindo que a equipe de RH se dedique a questões mais estratégicas da organização.

Conhecimento

Um dos maiores desafios do RH é fornecer o conhecimento necessário para os novos integrantes de forma assertiva e prática. Com as ferramentas digitais utilizadas no onboarding virtual, esse processo pode ser otimizado, garantindo que os novos colaboradores tenham acesso a materiais didáticos durante todo o seu ciclo de vida.

A construção da integração digital efetiva

A integração virtual visa otimizar a experiência de cada funcionário, porém é um equívoco pensar que a inclusão do colaborador deve ser feita única e exclusivamente pela tecnologia.

O onboarding também deve abordar as principais dúvidas, frustrações e o período de ansiedade que o novo colaborador irá enfrentar no início do trabalho. É certo que o processo de inclusão deve ser construído para garantir a máxima eficiência e produtividade, porém, deixar o funcionário apenas com a tecnologia é um erro.

É essencial que os gerentes, gestores de RH e colegas de equipe façam esse acompanhamento em conjunto para que o funcionário seja de fato bem recebido e assistido pela empresa.

Gostou de entender ainda mais sobre a integração digital? Que tal conferir o nosso outro artigo sobre integração de RH bem-sucedida: a chave para um funcionário bem integrado!

Fonte: Portal RH

Posts Relacionados

Deixe um comentário