Como abrir empresa pela internet: conheça o Balcão Único

Está pensando em empreender? Saiba que abrir uma empresa está cada vez mais simples, principalmente na cidade de São Paulo, onde já está em operação o Balcão Único, programa do governo que unifica cinco processos em um formulário digital. Isso foi possível graças a uma integração de dados entre os órgãos de cada esfera de Governo. O sistema é disponibilizado pela Junta Comercial de cada estado, e neste artigo você vai aprender como abrir uma empresa pela internet.

Abertura de empresa pela internet sem burocracia e filas

Com o Balcão Único a abertura de empresa é realizada pela internet em único ambiente, onde ocorre:

  • o recebimento das respostas necessárias da Prefeitura;
  • registro da empresa;
  • obtenção do número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e inscrições fiscais;
  • desbloqueio do cadastro de contribuintes;
  • recebimento das licenças, quando necessárias;
  • e ainda o cadastro dos empregados que serão contratados.

Para facilitar ainda mais a vida do empreendedor, no Balcão Único é possível cadastrar os funcionários no e-Social no momento da abertura da empresa.

Você pode gostar de: Quais são os gastos iniciais para abrir empresa?

Como abrir uma empresa pela internet

Por enquanto, o sistema Balcão Único está disponível apenas na cidade de São Paulo. Para saber mais e dar início a abertura da empresa, basta acessar o site da Rede Sim SP. A solicitação de abertura pode ser feita por meio das credencias Gov.br ou Certificado Digital e-CPF.

Depois do município de São Paulo, será a vez do Rio de Janeiro. Em seguida, o governo federal expandirá o sistema para todo o Brasil.

Quais empresas podem ser abertas pela internet?

O Balcão Único, para a cidade de São Paulo, vale para EI (Empresa Individual), EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) e LTDA (Sociedade Limitada).

Dica da Certi 😉

Depois que estiver com o seu CNPJ em mãos é hora de ter um Certificado Digital para a sua empresa. Com o e-CNPJ você pode emitir notas, assinar documentos, firmar parcerias com as maiores plataformas de marketplaces do país e muito mais.

Você pode gostar de: Saiba como abrir uma empresa em 48 horas usando o Certificado Digital

Posts Relacionados