Como aumentar o lucro da minha empresa? Veja várias dicas!

Como aumentar o lucro da minha empresa? Existem diversas respostas para esta pergunta que todos os empresários se fazem. Uma das respostas mais óbvias para esta questão é aquela que sempre vem à nossa mente: para aumentar o lucro de uma empresa é necessário aumentar as vendas.

Mas, no fundo, todos nós sabemos que a resposta não é tão simples. Também sabemos que nem sempre vendas altas resultam em lucros altos. Existem diversos outros fatores que influem sobre aquilo que chamamos de lucro.

Tanto a gestão quanto o próprio momento econômico do país podem representar entraves na hora de se obter lucro em qualquer que seja o tipo de negócio que você tenha.

Além disso, existem os fatores de sazonalidade, fatores de tempo, fatores de logística e diversos outros. Por isso, é impossível reduzir a capacidade de lucro de uma empresa somente a quanto ela vende.

Vamos entender um pouco mais:

Como aumentar o lucro da minha empresa: fatores decisivos

Você já parou para observar o quanto o momento econômico do país afeta o lucro da sua empresa?

Quanto a economia do Brasil está desacelerada, as pessoas saem menos às ruas para fazer compras, como você pode ter notado durante esse período de pandemia de coronavírus. 

Esse recuo de movimento impacta muito mais do que o financeiro de qualquer negócio. Impacta também no ânimo dos seus colaboradores, que desanimam diante do pouco trabalho e do marasmo que ficam os dias em que há pouco para se fazer.

Impacta também, na rotação das suas mercadorias, fazendo com que seus estoques fiquem abarrotados de produtos parados e sem previsão de saída. Com o seu giro de estoque paralisado, a sua empresa está paralisada.

Além disso, essa paralisação afeta outro setor: o seu setor de logística. Com os produtos parados, você não encomenda mais nenhum produto de seus fornecedores. Além do impacto negativo que isso tem para o próprio econômico dos fornecedores, isso faz com que os produtos na sua estante não sejam renovados. A falta de novidades diminui ainda mais os clientes e por aí vai, numa cadeia infinita, como é todo o mercado.

Preciso explicar como isso impacta no seu lucro? Acho que não, não é?

Existe mais um fator para se entender: a diferença entre lucratividade e rentabilidade. Vamos lá?

Como aumentar o lucro da minha empresa: o lucro e a renda

Não vamos nos estender muito nessa parte mas, é importante que você saiba que existem diferenças cruciais entre lucratividade e rentabilidade. E, estes fatores são bastante importantes na hora de calcular os índices de crescimento da sua empresa.

Para não alongar muito o assunto, a gente escreveu este artigo aqui:

Dicas de como aumentar o lucro da sua empresa

Agora sim! Com tudo explicadinho, vamos às dicas que separamos para você que se faz a pergunta clássica: como aumentar o lucro da minha empresa?

1. Invista em cursos

Sim, esta primeira dica parece meio óbvia mas muitos empresários deixam de prestar a sua atenção nesse fator importante: é necessário se saber muito bem o que se está fazendo quando se lida com dinheiro.

Não só os cursos financeiros podem ajudar você a aumentar seus lucros, como também, podem ajudar você a entender todos os outros setores do seu negócio que dependem de um olhar mais apurado sobre a sua eficiência. Por isso, não deixe de reservar certos recursos para investir na sua especialização. A saúde do seu negócio e até a sua sobrevivência podem depender disso.

Aqui, temos um curso gratuito de gestão financeira para empresas que separamos para você:

2. Faça um inventário dos seus produtos

Esta parte acaba ficando esquecida também. Não só de gestão de estoques simplificada sobrevive uma empresa. Às vezes é necessário um olhar mais atento para tudo o que envolve o seu estoque. 

Isso porque, muitas vezes quando os estoques estão parados ou com rotação lenta, acabamos fazendo promoções para vender estes produtos de uma vez.

Acontece que, nem sempre conseguimos vender tudo, mesmo fazendo promoção.

“Ah, mas se não vende agora, vende em algum outro momento”, você deve pensar. E a resposta para isso é muito diferente: você já parou pra pensar em quanto os seus estoques custam por mês? Mesmo que o espaço não seja alugado, você gasta com a armazenagem, com a energia elétrica do local e com a limpeza e manutenção.

Como, então, você vai conseguir aumentar os seus lucros se há um dinheiro escoando nessa área e você não percebeu?

A solução para isso é doar os produtos que você não conseguiu vender em promoção. Ou, fazer promoções ainda mais vantajosas para seus clientes, mesmo que não tragam retorno imediato para o seu negócio. Assim, você fideliza o seu cliente e ainda abre um espaço valioso nos seus estoques.

3. Cuide do seu fluxo de caixa

Não há como se cuidar do aumento da lucratividade de um negócio sem estar atento às entradas e saídas de dinheiro da sua empresa. E isso é válido, não somente para aquele controle que você faz através de planilhas mas, também, para o controle ainda mais eficiente através de um sistema de gestão destinado a isso.

Se você ainda acha que planilhas ainda são o método mais eficiente para a sua empresa, a gente separou várias planilhas grátis abaixo:

Para não fugir do assunto: a gestão do seu fluxo de caixa permite que você tenha o controle sobre quase tudo o que está acontecendo financeiramente no seu negócio. Os dias que mais vendem, os produtos que têm mais saída e, até mesmo, os horários em que cada mercadoria atrai mais clientes.

Mas, muito mais do que isso, cuidar do seu fluxo de caixa garante que você tenha o controle sobre uma das partes mais importantes para a saúde de uma empresa: a parte financeira.

  1. Faça o controle de contas

Parecida com a dica sobre o fluxo de caixa, não é? Afinal, aqui também se trata de entradas e saídas de dinheiro. Entretanto, esta dica se refere a um controle que é ainda mais abrangente, afinal, controle de contas não está, necessariamente atrelado a mercadorias que estão sendo vendidas.

Aqui, a dica é controlar as contas que você te que pagar e o quanto paga por elas e como isso impacta as suas finanças. As contas a receber também têm a sua importância, afinal, são valores que, apesar de ainda não terem entrado no seu caixa, são da sua empresa.

Aqui, algumas planilhas que vão te ajudar nisso:

  1. Integre a sua gestão

A gestão de uma empresa envolve gerenciar diversos setores. Por isso, a visão do total da empresa pode ficar fragmentada, dificultando que se tenha uma administração que contemple o todo.

E aí, gostou das nossas dicas? Se aí na sua empresa você usa outras técnicas, não deixe de contar pra gente nos comentários abaixo. Assim, a gente atualiza este artigo e a sua dica ajuda ainda mais empresários.

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