Como aumentar vendas? Dicas para driblar a crise na pandemia

Obter ideias de como aumentar vendas durante a pandemia parece algo absurdo nesse momento? Afinal, a pandemia tem causado uma verdadeira crise em diversos aspectos e em todo mundo, não é mesmo? Diariamente os noticiários são inundados com números alarmantes sobre os impactos na economia e, com isso, certamente bate aquela angústia em todo empreendedor, o que não é de se estranhar.

No entanto, em meio a todo cenário difícil, sempre há também algumas oportunidades a serem exploradas. Sempre. É preciso então, parar para analisar a situação e tentar identificar os pontos positivos que podem ser convertidos em chances de turbinar os seus negócios. Acompanhe esse artigo e confira dicas de como aumentar vendas e alavancar o seu negócio durante a pandemia.

Saiba como aumentar vendas e salve o seu negócio durante a crise

Confira as ideias que trouxemos aqui para te ajudar a fazer proveito das oportunidades que o momento crítico de pandemia tem trazido, usando-as a favor do seu empreendimento!

1. Use e abuse das redes sociais para aumentar vendas

Diversas pesquisas recentes mostram o aumento do uso de redes sociais durante a quarentena. Seja para interagir com amigos e familiares, para passar o tempo e se distrair ou para acompanhar notícias, enfim, é fato que as pessoas têm passado muito mais horas online. Isso mostra que a era digital tem ajudado as pessoas a superarem o momento de isolamento social.

Com isso, se destaca quem expõe seus produtos e serviços nesses canais, fazendo da timeline do Facebook ou do Instagram, por exemplo, a sua nova vitrine! É inevitável que quem navega pelas redes sociais passe pelos anúncios e propagandas de serviços e produtos; enquanto interage na rede social. 

Sem contar a técnica do retargeting, que faz com que cada vez que você faz uma pesquisa online sobre algum produto ou serviço, não pare mais de aparecer propagandas sobre os itens pesquisados, cada vez que você acessa a internet. Sendo essa também uma excelente estratégica para aumentar vendas.

Há ainda evidências de que o consumo online aumentou significativamente nos últimos meses, o que é muito compreensível considerando que as pessoas tendem a comprar mais online, já que não podem ir até lojas físicas para comprar, além do que, a ansiedade causada pelo isolamento social, também acaba estimulando os hábitos de consumo.

2. Aposte no delivery para aumentar vendas

Com o isolamento social, a necessidade de consumo dos mais diversos tipos como medicamentos, alimentos, itens de pet shop, etc.; não apenas se mantém como aumentou em alguns casos. Se antes as pessoas saiam para almoçar em seus trabalhos, hoje trabalhando em home office, é preciso preparar as refeições em casa ou pedir refeições prontas, por exemplo.

Com tudo isso, os serviços de delivery, que já estavam em alta antes da pandemia, têm sido ainda mais úteis e necessários. Dessa forma, se um restaurante manteve apenas o seu atendimento presencial, é fato que o mesmo tem sido altamente impactado com a crise. Por outro lado, se esse restaurante aderiu ao delivery, não somente deve estar se mantendo firme durante a crise, como também, está se aperfeiçoando em um novo canal de vendas, que ajudará a expandir o seu negócio quando o isolamento social terminar.

E lembre-se: delivery serve para tudo que pode ser entregue e não apenas para restaurantes! Qualquer comércio pode apostar nesse canal de entrega para aumentar vendas.

3. Acredite e invista no regime de trabalho home office

Se você possui uma empresa de prestação de serviços ou de vendas de produtos que não necessariamente exija o trabalho inloco, livre-se do preconceito em relação ao trabalho home office e aposte nessa modalidade. Isso não vai aumentar vendas diretamente, mas vai ajudar a diminuir os custos do seu negócio e a motivar os seus colaboradores.

Com frequência os jornais têm noticiado empresas que decidiram aderir de vez ao trabalho remoto, mesmo após o fim da pandemia. Com isso é possível observar que, se antes haviam receios sobre a performance dos profissionais quando trabalhando remotamente, com a adesão forçada dessa modalidade devido à crise do coronavírus; muitas empresas acabaram percebendo a manutenção ou até mesmo o aumento de performance dos seus colaboradores e, também, a diminuição de algumas despesas das empresas, como transporte e utilities.

Portanto, se você ainda não aderiu ao home office, tente e analise. Se você já está trabalhando dessa forma com o seu negócio, pontue as vantagens e desvantagens e, se for o caso, mantenha o trabalho remoto quando o isolamento social acabar, ainda que seja em regime parcial.

4. Apoie causas sociais

Vivemos um momento de extrema necessidade de empatia e colaboração social. Afinal, todos estão na mesma situação e por se tratar de disseminação de vírus, é preciso que todos estejam conscientes e façam a sua parte, se quisermos evoluir positivamente na situação e sair dessa.

Com isso, quanto mais apoio às causas sociais receberam, melhor será; e esse apoio sempre tem grande visibilidade por parte da população. Por isso, fazer uma trabalho de divulgação do seu negócio apostando no apoio às causas sociais de combate ao coronavírus, tende a ser uma ótima estratégia de marketing para dar visibilidade à sua marca, além de incentivar os consumidores que estejam engajados com a causa a adquirir o seu produto ou serviço e, assim, aumentar vendas.

5. Marque presença no e-commerce: ação indispensável para aumentar vendas

Além da divulgação dos seus produtos e serviços nas redes sociais, você já tem ou pensou em ter um site de vendas? Um dos canais de vendas mais efetivos do e-commerce são as lojas online, que funcionam através de sites ou aplicativos de celular nos quais os clientes navegam pelas “prateleiras virtuais”, pesquisam preços, escolhem seus itens, fazem o pagamento online e recebem suas compras em casa.

Portanto, se você ainda não aderiu aos canais digitais para expandir as suas vendas, o momento é esse! É fato que, quem não expor os seus negócios no mundo online, tende a sucumbir nos próximos anos; então, não espere mais e aproveite o momento para apostar nessa ideia e aumentar vendas. Afinal, a tecnologia tem sido uma grande aliada em tempos e pandemia.

Comércios e outros tipos de negócios locais, estão apostando também na divulgação de promoções através de grupos de WhatsApp. Caso você tenha (sou seja fácil providenciar) uma lista de contatos de clientes ou clientes em potencial, não deixe de apostar nessa tática também para aumentar vendas! Assim você poderá permanecer em contato com o seu público, além de divulgar seus produtos e serviços através de um canal de fácil acesso.

6. Aproveite o momento para expandir seu conhecimento

Já pensou em aproveitar o isolamento social para aprender algo novo? Que tal fazer um curso online, um treinamento que você sempre quis e nunca deu tempo; ou até mesmo testar aquela receita ou costurar aquele modelo de roupa que você imaginou, mas nunca tinha conseguido fazer? 

Aproveite o momento para aprender e executar coisas novas que possam ajudar o seu negócio a crescer! Tente enxergar essa situação como uma “pausa” que pode vir muito a calhar, para que você tenha tempo e oportunidade para explorar novos caminhos no seu empreendimento!

7. Busque ideias: acompanhe o exemplo de empresas de sucesso

Certamente você deve ouvir falar com frequência sobre empresas que estão “quebrando” em meio a pandemia. Não se apegue a isso. Busque informações de empresas que estão inovando em suas estratégias de atuação, para se inspirar e buscar exemplos de motivação para segurar as pontas no seu empreendimento e não desanimar em meio a dificuldade. Procure acompanhar as notícias sobre empresas e empreendedores que te sirvam de inspiração, para que você consiga aumentar vendas.

Outra dica bacana que se encaixa aqui, é que além de buscar inspiração e ideias em outros empreendedores e empresas, você pode fazer isso dentro do seu próprio negócio também! Converse com os seus colaboradores (além de amigos e familiares, se for o caso!) e peça opiniões e ideias sobre como aproveitar o momento para aumentar vendas. Um brainstorm é sempre uma boa ideia!

8. Não se deixe abater

Essa dica vale de maneira geral para o cenário atual em que vivemos, e não necessariamente para alavancar o seu negócio ou aumentar vendas. Mas é claro que, se você não se deixar abater pela enxurrada de notícias ruins e números alarmantes, além das Fake News que tanto perseguem a todos; automaticamente você manterá o ânimo é a motivação necessários para pensar em ideias criativas, além de estar pronto para arregaçar as mangas a fim de manter o seu negócio ativo e em crescimento.

Então, tente manter a positividade e a esperança de que logo tudo isso vai passar e terá sido apenas uma fase de grande amadurecimento e aprendizado para todos. Afinal, são justamente nos cenários críticos que surgem as grandes ideias empreendedoras e, que, àqueles que nasceram para vencer, se destacam ainda mais!

Aposte nessas ideias para aumentar vendas e supere a crise atual

Faça parte do grupo de empreendedores que, apesar de todo susto e preocupação causados pelos impactos repentinos e inesperados, não perderam a motivação em manter seus negócios ativos! Claro que o momento infelizmente é de dificuldade, mas pense que é de dificuldade para todos e, assim, se destacará e sairá na frente, quem souber pensar com criatividade e ousadia, visando tirar proveito do momento para se destacar em meio a concorrência.

Por isso, não deixe de analisar com cuidado cada uma das dicas que trouxemos aqui, para aplicá-las em seu negócio e aumentar vendas! Certamente em pouco tempo você poderá observar os benefícios alcançados. Lembrando que, caso haja dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, você não deve deixar de registrá-los aqui!

Blog Quanto Sobra

Posts Relacionados