Como automatizar o controle de férias dos colaboradores?

Como automatizar o controle de férias

Aprender como automatizar o controle de férias faz com que a empresa tenha menos trabalho e erradique os imprevistos e desencontros de informações no RH. Afinal de contas, um modelo digital permite que todos possam monitorar, em tempo real, as intenções e o planejamento dos colaboradores. Por exemplo:

  • o colaborador escolhe a data e faz o pedido de férias por meio do sistema;
  • após a notificação (dentro do sistema), o gestor ou o RH pode aprovar, recusar ou alterar o pedido;
  • assim que decidido, o colaborador pode se programar, enquanto o RH já tem a data prevista no sistema;
  • o gestor tem também menos trabalho e mais tempo para planejar-se durante a ausência do colaborador.

Empresas que sabem como automatizar o controle de férias dos colaboradores estão entre as grandes empresas do futuro e não apenas por esse motivo — a automatização desse processo é uma simples consequência de um alinhamento às grandes tendências tecnológicas.

Afinal de contas, o controle de férias automatizado é um recurso elementar nos principais softwares de gestão de RH. Especialmente, aqueles que geram integrações com outras plataformas, como um controle de ponto digital.

Daí, a importância em compreender como automatizar o controle de férias: o RH não enfrenta imprevistos ou obstáculos, o gestor começa a se planejar com muita antecedência e o colaborador só tem o trabalho de escolher a data de sua preferência. Quer saber mais a respeito? Confira, logo a seguir!

Qual é o problema em não modernizar o RH?

Basicamente, a sua empresa já inicia uma corrida com desvantagens com base no que a sua concorrência tem planejado para o desenvolvimento do seu setor de RH.

Isso porque, a transformação digital tem rumado, em grandes passadas, rumo à automação de processos. E, acredite: os concorrentes já devem estar testando as possibilidades em aprender como automatizar o controle de férias.

E não pense que o problema para por aí. Não se trata, apenas, de uma corrida pela dianteira do seu setor de atuação, mas da qualificação interna da sua equipe, modernizando-a e municiando os seus colaboradores com as melhores soluções do mercado.

Como resultado, é possível agregar mais recursos para o tempo produtivo de seus profissionais, gerar mais assertividade, reduzir os erros e delegar mais ações estratégicas a eles, à medida que as tarefas mecânicas e repetitivas são deixadas sob a precisão e agilidade das soluções, como softwares de gestão, que tiram todas as suas dúvidas sobre como automatizar o controle de férias e colocam o recurso em prática.

Vamos ver, então, como a sua empresa pode ser ativamente prejudicada sem usar esse tipo de produto para a automatização de processos no setor de RH?

  • perda de motivação, já que a pressão por resultados e novas estratégias permanece, mas os seus colaboradores permanecem presos aos trabalhos burocráticos e repetitivos — mas, não por isso, menos importantes para a organização;
  • estresse, por consequência, é um sintoma comum em sua equipe de RH;
  • erros nos processos — como o pagamento dobrado do período de férias dos colaboradores. Em geral, esses equívocos ocorrem por conta do acúmulo de tarefas e da ausência de uma solução que centralize as informações, facilitando a tomada de decisão sem erros em sua realização.

Portanto, ao saber como automatizar o controle de férias, entre outras atividades inerentes ao RH, é possível gerar um meio de organizar todo o setor.

>> Elaboramos um checklist para o Processo de Férias. Com ele, você conseguirá guiar todo esse processo de forma efetiva (e sem deixar nada para trás). Clique aqui e baixe o checklist!

E os benefícios em saber como automatizar o controle de férias?

Com base em tudo o que falamos, até aqui, já deve ter ficado evidente que a redução de erros está entre os principais benefícios em aprender como automatizar o controle de férias. 

Entretanto, existem outros aspectos a serem considerados. Por exemplo: o tempo de sua equipe é valorizado, podendo delegar os seus especialistas a tarefas mais estratégias e menos burocráticas.

Produtividade, com um uso reduzido de recursos a fim de gerar resultados precisos e mais ágeis: diz se não é uma combinação a ser louvada para o desenvolvimento de qualquer empresa?

Perceba, inclusive, que esses benefícios não ficam atrelados, apenas, à automatização do controle de férias. Que ver só? O controle de ponto eletrônico, por exemplo, quando integrado a um software de gestão calcula, automaticamente, a remuneração do colaborador com base em sua assiduidade.

E o mesmo vale para o uso de soluções como o armazenamento em nuvem, que permite mais flexibilidade à sua equipe para ser produtiva de qualquer lugar, a qualquer hora. A liderança atual consegue estar em todos os lugares, ao mesmo tempo, sem ter que sair da empresa com isso.

Portanto, saber como automatizar o controle de férias permite que você possa alcançar resultados, até então, inimagináveis sem um elevado investimento. E é sobre isso que falaremos no próximo tópico!

Como automatizar o controle de férias dos colaboradores?

Um bom software de gestão, como o oferecido pela Xerpa, garante funcionalidades múltiplas para o setor de RH, estendendo-se ao processo de automatizar o controle de férias.

Nesse quesito, podemos apontar que a solução da Xerpa se diferencia por tornar todo o processo mais organizado, ágil, eficiente e autônomo — o próprio colaborador assume a frente dessa tarefa, tornando a gestão e o RH meros controladores de todo o processo.

Vamos ver como isso funciona na prática?

  • o colaborador acessa o sistema e escolhe a data desejada para solicitar o pedido de férias ao RH e/ou ao seu gestor com base nas datas disponíveis para ele;
  • em seguida, os responsáveis são notificados diretamente pelo sistema. E, aí, cabe a eles tomar as seguintes decisões: aprovar, recusar ou alterar o pedido;
  • uma vez que as datas foram alinhadas (tudo pelo software de gestão), as férias são aprovadas e o colaborador pode se programar com folga à medida que o RH já sabe, antecipadamente, como — e quando — planejar a burocracia para que o funcionário tenha o seu merecido descanso;
  • o mesmo vale para o gestor, que já pode organizar a ausência dos seus profissionais com tempo hábil para solucionar esse desfalque sem que, com isso, a equipe fique sobrecarregada.

Viu como é fácil aprender como automatizar o controle de férias dos colaboradores? Basta alinhar-se às grandes tendências do mercado e, com isso, promover mudanças na sua estrutura organizacional sem que, com isso, loucuras orçamentárias sejam cometidas.

A Xerpa

Empresa com grande destaque no seu setor de atuação, a Xerpa nasceu a partir do desejo em atuar como os sherpas himalaios que auxiliam os alpinistas a escalarem as suas montanhas mais desafiadoras.

No âmbito comercial, esse objetivo é simples, mas menos vertiginoso: ajudar as empresas a alcançarem o topo, e a almejarem novos cumes a serem explorados por meio de soluções que qualifiquem o seu setor de RH.

Para saber um pouco mais a respeito do software de gestão da Xerpa, que tal fazer uma demonstração gratuita do nosso produto e, assim, tirar as suas próprias conclusões a respeito das lições aqui aprendidas sobre como automatizar o controle de férias dos colaboradores?

Fonte: Xerpa

Posts Relacionados

Deixe um comentário