Como calcular a margem de lucro do seu negócio (+ bônus para melhorá-la)

Você sabe como calcular a margem de lucro do seu negócio ou dos seus produtos? Se não sabe, é essencial aprender imediatamente como fazer isso. Afinal, essa é uma das métricas mais importantes para a gestão de um negócio.

Para se ter uma ideia, cerca de 50% das empresas do Brasil fecham as suas portas depois de operar por apenas 4 anos. Parte disso acontece pelo cenário difícil de empreender no país, claro. No entanto, boa parte dessa alta taxa de fechamento de empresas vem da falta de preparo dos empreendedores.

Saber como calcular margem de lucro de um negócio ou de um produto é um passo essencial para montar um modelo de negócio lucrativo. Se você sonha em empreender e abrir uma empresa, PRECISA ler as próximas linhas deste artigo.

Além de ensinar como calcular a margem de lucro do seu negócio, ainda daremos um bônus que vai te ajudar a melhorar a sua margem em pouco tempo. Portanto, siga a leitura até o final.

O que é margem de lucro?

Para entender a importância do cálculo da margem de lucro precisamos, em primeiro lugar, compreender qual é a definição dessa métrica. Afinal, do que estamos falando aqui?

O lucro de uma empresa é a diferença entre o faturamento obtido pelas vendas do produto/serviço e todos os seus custos de execução. A fórmula de cálculo é a seguinte:

  • Lucro Bruto = total de receitas – total de custos.

É importante ter em mente que essa é a fórmula do Lucro Bruto. Essa métrica serve apenas para testar a eficiência operacional de um negócio, ou seja: se ele dá ou não lucro quando colocado em prática. Se o resultado for negativo, então é sinal de que a empresa está pagando para trabalhar.

Sobre o Lucro Bruto ainda incidirão impostos, tributos e outros tipos de encargos de uma empresa. É só quando removemos essas despesas que obtemos o Lucro Líquido.

Toda essa introdução serve para chegarmos finalmente no assunto principal: a margem de lucro.

Ela é uma métrica que indica o percentual da relação entre o lucro de uma empresa e a sua receita total, ou seja: ela indica quanto do faturamento do negócio foi lucro e quanto não foi.

Como calcular margem de lucro do seu negócio?

Agora que você já entendeu do que estamos falando, vamos ao que interessa: como calcular margem de lucro de uma empresa, afinal?

Para começar, precisamos aplicar a seguinte fórmula:

  • Margem de lucro = Lucro / receitas totais.

É importante ter em mente que a margem de lucro pode ser bruta (quando consideramos o lucro bruto) ou líquida (quando consideramos o lucro líquido).

Se você quer analisar a saúde operacional de um negócio, a margem bruta é mais recomendada. Já se quiser fazer as contas para saber quanto vai parar no seu bolso, a margem líquida é a melhor.

Exemplo prático

Façamos agora um pequeno exemplo prático para entender como calcular margem de lucro de uma empresa.

Suponha que uma pequena fábrica fechou o ano de 2019 com um faturamento de R$350.000,00 no total. Seus custos de execução do trabalho foram de R$250.000,00, além de mais R$75.000,00 de gastos fixos e variáveis (aluguel, conta de luz e outros).

Considerando a alíquota de imposto do Simples Nacional (de 7,80% para o segmento), a clínica ainda precisou pagar R$1.950,00 de tributos.

No total, portanto, seu lucro líquido foi de R$23.050,00 e o lucro bruto foi de R$25.000,00.

Colocando as informações na fórmula acima temos:

  • Margem de lucro líquida = R$23.050,00 / R$350.000,00 = 6,58%
  • Margem de lucro bruta = R$25.000,00 / R$350.000,00 = 7,15%

Os números podem parecer pouco, mas estão dentro da média do esperado para uma indústria, que tem margem de lucro padrão entre 2 a 8%.

Por que é importante saber a margem de lucro de uma empresa?

Saber como calcular a margem de lucro de uma empresa é vital para a sua organização econômica. Ela é a base de toda a análise financeira de um negócio.

Saber qual a margem de lucro permite aprender se a empresa está saudável ou não, se precisa de ajustes e onde. Não é à toa que essa é a informação mais importante em um relatório gerencial.

Depois de calcular a margem de lucro do seu negócio, seja mais detalhista e utilize o mesmo cálculo para cada produto ou serviço que vender. Isso mostrará quais são as suas principais fontes de renda e ajudará a nortear sua estratégia de marketing.

BÔNUS: dica rápida para melhorar a margem de lucro

Aqui vai o bônus que nós prometemos: para melhorar a sua margem de lucro de forma rápida, basta diminuir os custos fixos e/ou variáveis do seu negócio.

Eles não influenciam na qualidade do seu produto e, por isso, podem ser substituídos por versões mais baratas, sem problema algum.

Um exemplo é o departamento de contabilidade. Contratar um BPO financeiro para cuidar da coleta de impostos, emissão de holerite e tantas tarefas do tipo é mais barato do que ter um time de contadores alocados.

Isso diminui os custos e garante uma margem de lucro maior no fim do ano. Ótimo, não é mesmo?

Fonte: Consultoria RR

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