Como conhecer os funcionários da sua equipe

Saber como conhecer os funcionários permite que a equipe gere mais sinergia entre si e promova um ambiente de trabalho harmônico e colaborativo. Para a gestão, isso também se reflete em questões motivacionais e em aprender a extrair o melhor dos colaboradores, continuamente. Assim, todos vão saber quais são os objetivos e desafios diante de qualquer obstáculo, criando um ambiente produtivo.

Muitos ainda não sabem, mas aprender como conhecer os funcionários é uma etapa determinante para a composição de um ambiente de trabalho positivo.

Positivo, de maneira que resuma bem um dia a dia engajado, produtivo e com profissionais altamente motivados para vencerem os desafios propostos. Sem falar na facilidade com a qual a gestão vai lidar com o perfil de cada colaborador, extraindo o melhor deles continuamente.

Foi pensando nisso que propomos o conteúdo deste artigo. Acompanhe-nos nesta leitura, e descubra como conhecer os funcionários da sua equipe pode ser um diferencial e tanto para a alta produtividade e a retenção de talentos!

Aprendendo a importância de conhecer os funcionários

Uma gestão bem-sucedida pode ser resumida, parcialmente, pelo conhecimento que os líderes têm a respeito dos seus colaboradores.

Afinal de contas, mencionamos na abertura deste artigo que essa etapa garante que a gestão tenha agilidade e assertividade em suas escolhas. Seja para um novo projeto, indicar o seu sucessor ou mesmo para compor uma equipe coesa, que se complemente e trabalhe em constante colaboração.

A questão é: como conhecer os funcionários da sua equipe? 

Bom, para começar, achamos importante que a sua liderança saiba identificar os perfis dos seus funcionários.

O perfil médio dos profissionais do mercado

Além de conhecer as características, competências e habilidades que fazem a diferença para cada cargo, de cada departamento, saber como conhecer os funcionários envolve a identificação de um perfil médio.

Esse perfil, inclusive, está atrelado a questões comportamentais e que podem ser identificadas nas pessoas de maneira geral. Assim, a avaliação de perfis facilita a busca por indivíduos que tenham tudo a ver com o que a empresa está à procura.

No geral, isso vai permitir que a liderança e o setor de RH, antes, durante e após o processo seletivo (em avaliações de desempenho) entendam melhor como os seus funcionários agem e reagem diante das mais diversas situações.

Abaixo, os principais perfis que compõem o quadro:

  • o profissional analítico, que é aquele focado na resolução de problemas e com grande interesse na avaliação racional de situações para melhorar o processo de trabalho;
  • o profissional controlador, que gosta das normas e diretrizes, e segue-as à risca para garantir um trabalho ágil e eficiente;
  • o profissional criativo, que gosta da inovação, de quebrar a rotina e os paradigmas. Mas sempre tem uma ideia diferente pronta para ser discutida em grupo.

Só com isso já dá para entender, aproximadamente, como conhecer os funcionários da sua empresa e, consequentemente, identificar o perfil mais adequado para cada cargo.

Lembrando, apenas, que não existe um perfil “melhor”, apenas mais adequado para diferentes atividades e projetos. Você consegue compará-los com os membros de sua atual equipe, por exemplo?

Qualificando o alinhamento de perfis na empresa

Agora que já vimos o meio mais prático de aprender como conhecer os funcionários da sua equipe, que tal compor um mapeamento ainda mais eficiente? 

Para isso, veja a seguir como você pode garantir a manutenção desse alinhamento, conferindo cada vez mais assertividade ao processo de recrutamento e seleção da sua empresa?

Use o perfil desejado para o processo decisório de contratação

Vai contratar um novo profissional? Então, lembre-se de unir o RH e a liderança do departamento com vagas em aberto para decidirem, juntos, o perfil ideal para ocupar a posição.

Com esse trabalho, os recrutadores vão fazer um processo de filtragem eficiente e, por consequência, reunir os currículos mais alinhados com as expectativas e exigências do gestor — que pode participar ativamente das próximas etapas do processo seletivo.

Ouça os colaboradores

Uma maneira interessante de conhecer os funcionários da equipe consiste, simplesmente, em ouvi-los mais.

Afinal de contas, eles que vivem a rotina corporativa, diariamente, também entendem qual é o melhor perfil para a realização de tarefas. Sem o auxílio deles, a procura pode ir mais “às cegas”.

Bom destacar, também, que a participação dos próprios funcionários contribui com o engajamento, motivação e o senso de pertencimento que eles vão desenvolver, tendo mais envolvimento no processo decisório da empresa.

E isso é apenas o básico de um trabalho focado no bem-estar dos seus profissionais. Quer saber mais a respeito? Temos um artigo que explica, detalhadamente, os benefícios de investir na gestão de pessoas na sua empresa. Dê uma lida, após esta leitura 🙂

Dê feedbacks

Além de ouvir, que tal falar um pouco mais, e de maneira construtiva?

As avaliações de desempenho e os feedbacks são fundamentais para isso. É a hora de saber como conhecer os funcionários e fazê-los compreender um pouco mais sobre si mesmos.

Dessa maneira, eles passam a entender quais são as exigências da empresa e sabe, periodicamente, o que deve ser feito para estar à altura — e superar — tais expectativas para ascender na carreira.

O papel do RH

Viu como não é difícil saber como conhecer os funcionários da sua equipe? Vale destacar, contudo, que o RH tem grande participação nisso.

E não só no processo de recrutamento e seleção, como vimos anteriormente: o RH é um bom ponto de partida para mapear os departamentos, cargos e delinear todo um processo de qualificação dos colaboradores.

Assim, além de ter um perfil médio desenhado, o departamento pode construir planos de treinamento e de carreira alinhados ao que os próprios funcionários buscam.

Uma maneira eficaz de garantir resultados positivos para a empresa, continuamente, e um grande benefício de engajamento, motivação e de retenção dos talentos para construírem suas carreiras na empresa.

Fonte:Xerpa

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