Como desabafar no trabalho (sem prejudicar sua carreira)

Você derramou seu café na mesa, seu vizinho está falando alto demais e agora o prazo do seu projeto foi adiantado em algumas semanas — essa não é a melhor das situações para lhe deixar de bom humor.

Para quem trabalha de casa, “jogar tudo pro alto” e gritar no travesseiro pode ajudar a liberar esse estresse. Para outras pessoas que estão em escritórios ou trabalhando remoto de outro lugar, mandar uma mensagem a um amigo ou colega é o mais seguro.

“Posso desabafar com você por um minuto?”

Desabafar é diferente de reclamar. Quando você desabafa, há uma leve liberação das emoções e frustrações. Essa é uma forma de expressar como você está se sentindo naquele momento sabendo que aquele sentimento vai passar. Reclamar, por outro lado, tende a ser crônico e é caracterizado por se agarrar aos mesmos problemas e colocar a culpa das suas próprias emoções em um fator externo.

Apesar de existir uma linha tênue entre desabafar e reclamar, a principal diferença é que desabafar é uma forma de aliviar a tensão, permitindo que você siga seu dia em frente.

No ambiente de trabalho, ter dias bons e ruins faz parte. Nos dias difíceis, vá em frente e desabafe. Essa pode ser uma alternativa mais saudável do que guardar tudo para si. Mas como desabafar no trabalho sem colocar em risco seu emprego, sua reputação ou seus relacionamentos? Como desabafar de forma responsável quando tudo o que você quer é gritar?

decepção no trabalho como desabafar com alguém

Como não desabafar

Saber como desabafar no trabalho é entender a linha tênue entre uma expressão saudável e uma conversa séria com o departamento de RH. Vamos falar sobre o que não fazer quando você está procurando uma forma de aliviar a tensão.

Tenha uma conversa segura

Pode ser tentador querer falar com seu melhor amigo do trabalho sobre o “quão ridículo” é o comportamento de um colega ou o quanto você odeia o seu trabalho. Mas, vá com calma. Os chats online não são à prova de erros humanos.

Mandar um direct para a pessoa errada, ou pior, escrever em um chat em grupo sem querer, pode ter implicações sérias para suas relações e a sua função no trabalho. Da mesma forma, enviar um e-mail falando sobre uma decepção no trabalho a um colega pode facilmente cair em mãos erradas.

como desabafar escrevendo

Quando se trata de comunicação dentro da empresa, é bom ter cuidado para gerar mensagens adequadas ao ambiente de trabalho. Uma boa dica é nunca dizer nos chats ou por e-mail algo que você não gostaria que sua equipe revelasse.

Como desabafar de forma inteligente

Saber como desabafar com alguém é uma coisa, escolher com quem você quer desabafar é tão importante quanto (se não mais). Antes de tudo, isso significa que você sabe em quem pode confiar para lidar não apenas com suas emoções, mas também com as informações que você está compartilhando.

Por exemplo, conversar com um colega de trabalho que você conhece desde que entrou na empresa é provavelmente melhor do que desabafar sobre uma decepção no trabalho com um novo estagiário que pode não saber nada sobre o que você está compartilhando. Isso é uma questão de manter uma boa impressão e um bom relacionamento com as pessoas com quem você trabalha, além de identificar quem pode oferecer o apoio que você precisa.

Se você se chateou por não ter recebido uma promoção ou algo do tipo, conversar com um colega empático e solidário, alguém em quem você confia, pode ser melhor do que falar com alguém que se sente mais desconfortável com essa parte emocional e de empatia no ambiente de trabalho.

O que fazer na hora de desabafar

Agora que já vimos o que evitar, conhecer diferentes formas de como desabafar e colocar para fora as emoções é igualmente importante.

Como desabafar escrevendo

Expressar o que você está sentindo escrevendo – seja com papel e caneta ou pelo teclado do computador – é uma forma de como desabafar sozinho. Documentar suas emoções mostrou ser uma forma de como reduzir o estresse no trabalho e o trauma emocional, além de ajudar a equilibrar os sentimentos que você está tendo naquele momento. Escrever também ajuda com aqueles sentimentos reprimidos.

Dê a si mesmo um tempo para ficar livre das rédeas e das interrupções e comece a escrever sem parar até sentir que um pouco daquela tensão está se dissipando. Ao se expressar por escrito, você pode inclusive pensar com mais clareza sobre os grandes problemas que você está enfrentando. Embora não seja a única forma de desabafar, escrever é um ótimo começo para um dia melhor.

Dê uma volta

Tirar um tempo para dar uma caminhada rápida na natureza, ou mesmo na cidade, pode trazer mais benefícios do que apenas se exercitar dentro de casa ou no jardim. Passear um pouco pode lhe ajudar a se distrair de uma forma positiva! Reduza a sua pressão, aproveite o ar fresco e melhore o seu humor independente de qualquer coisa que esteja acontecendo.

Embora mandar uma mensagem para o seu colega de trabalho mais próximo possa não ser a melhor forma de como desabafar no ambiente de trabalho, pedir a um colega que lhe acompanhe em uma caminhada ou um café pode fazer maravilhas. Você não vai apenas se distanciar do seu local de trabalho por um tempo, como também poderá compartilhar seus problemas de forma que não comprometa seu ambiente de trabalho.

Está sem companhia para dar uma volta? Faça uma chamada por vídeo com algum amigo ou colega de trabalho para papear. Uma conversa por vídeo é uma ótima oportunidade para colocar tudo para fora, pois elimina a possibilidade de enviar mensagens ou conversar com a pessoa errada em um grupo de chat ou email.

(E busque um lugar onde você tenha privacidade suficiente do resto do seu trabalho!)

Desabafo da semana

No Trello, nossa reunião semanal da empresa tem um ponto especial na agenda: os desabafos da semana. Nossas reuniões acontecem às quartas-feiras e nós chamamos esse momento de desabafo de quarta (em inglês, Wednesday Woes).

como desabafar no trabalho

Durante um período de 5 a 10 minutos, a equipe fica livre para falar sobre qualquer dificuldade que estão enfrentando — seja pessoal ou profissional. Os benefícios de colocar tudo para fora em um horário específico durante uma reunião é que na maioria das vezes há um colega ou alguém da gerência que pode ajudar a resolver qualquer coisa que esteja acontecendo.

Por exemplo: se seu desabafo é sobre a demora para receber respostas em um questionário que você criou, é comum que alguém em posição superior ajude a coletar as respostas da equipe e de outras equipes também.

Saber como desabafar, quer seja sobre o barulho da construção no prédio ao lado ou sobre o prazo de um projeto que está causando estresse no trabalho, nos ajuda a sentir mais conexão e empatia uns com os outros.

Coloque tudo para fora

Saber como desabafar com alguém pode ser uma forma saudável de se conectar e comunicar com seus colegas. E é essencial fazer isso de forma que não prejudique a sua carreira. O importante aqui é a comunicação. Embora existam tanto problemas menores, como “a impressora quebrou de novo”, ou maiores, como “eu não sinto respeito das outras pessoas no trabalho”, o importante não é a gravidade do problema, mas sim analisar e expressar o que você sente de forma segura.

Não guarde tudo para si. Pegue um papel e caneta ou acione um amigo próximo e coloque tudo para fora.

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