Como entregar pelos Correios: passo-a-passo completo para entregas

Como entregar pelos Correios é um artigo que complementa este texto aqui, onde ensinamos como vender pelo Instagram e este aqui, onde ensinamos como vender pelo WhatsApp.

Estes artigos vêm de um esforço de nós do QuantoSobra de ajudar o pequeno empreendedor a não perder sua fonte de renda durante esta pandemia de Coronavírus, que deixou os potenciais clientes em casa e fechou as portas do pequeno varejo.

Como empreender é correr grandes riscos e saber tirar o melhor até mesmo das crises, a gente traz estes artigos para os empreendedores que não querem – e não podem – ficar parados. Por isso, o foco é ensinar as melhores práticas para o empreendedor que quer lavar os seus produtos para o mundo digital, já que tudo no mundo não virtual parece tender a ficar parado por um bom tempo.

A gente já vem dizendo, ao longo de todos estes artigos, que a empresa que não está no mundo digital não existe. Isso porque, grande parte da população decide tudo online, hoje em dia.

A jornada de compras do cliente, agora, não começa mais no momento em que ele coloca os pés em alguma loja mas, sim, no momento que ele sente do desejo por algum produto e vai para a internet pesquisar qual a melhor opção de marca, preço e local para comprar.

Por isso, é essencial que a sua empresa tenha a sua presença na internet e nas redes sociais. Quanto mais presente você estiver nestas plataformas, mais chances o seu negócio tem de fazer parte de algum dos passos da jornada deste cliente.

Entretanto, não basta somente saber como vender seus produtos online ou saber atender bem seus clientes através do WhatsApp. Para ter uma estratégia completa de vendas online, a sua empresa tem que ser capaz, também, de entregar estes produtos no exato local onde está o comprador.

É aí que entra este nosso artigo. Nele, a gente vai explicar, passo-a-passo, como você faz para entregar seus produtos em segurança, na porta do seu cliente.

Como funcionam as entregas pelo Correio

As entregas dos Correios funcionam de maneira bem simples. Apesar da complexidade logística que trabalhar em escalas continentais tem, os passos até que o produto que você enviou para seu cliente são poucos e bem definidos:

Primeiro passo: o remetente posta a encomenda na agência dos Correios mais próxima. Nesta etapa, a encomenda é acondicionada na própria agência depois que o remetente faz o endereçamento dela.

Segundo passo: dentro da agência, o produto é separado pelos servidores de acordo com o CEP e com a modalidade e levado para o centro de tratamento.

Terceiro passo: o produto já é encaminhado para a sua cidade de destino, para o centro de tratamento local. Dali, ele parte para a quarta etapa.

Quarto passo: o produto sai do centro de tratamento e é levado ao centro de distribuição, onde fica disponível para a entrega no endereço correto.

É claro que estes passos são uma forma simplificada da cadeia, que pode envolver, os enormes aviões dos Correios que transportam cargas durante a noite para reduzir prazos e caminhões que trafegam milhares de quilômetros em pouco tempo.

Tudo isso depende, é claro, do tipo de entrega que é escolhida pelo remetente ou pelo destinatário. O que nos leva ao próximo assunto.

Tipos de entregas dos Correios

Os Correios, como empresa estatal que atende todo o país, tem diversos tipos de serviços de entrega, cada um destinado a um tipo de situação. Um dos passos principais na hora de saber como entregar pelos Correios é saber que tipo de serviço de entrega escolher. Vamos conhecer estes serviços:

PAC

Este é o tipo de envio mais simples. Ela não é expressa, ou seja, não tem como prioridade a velocidade de entrega. Ela é a forma de envio mais barata e é largamente escolhida pelos destinatários, pois representa pouco acréscimo de frete no valor total da compra. Os envios pelo PAC costumam chegar ao destinatário em um período entre 6 e 9 dias úteis e são feitas até duas tentativas de entrega. Se o destinatário não é encontrado no endereço marcado durante estas duas vezes, o produto é enviado de volta ao remetente.

Pelo PAC, a encomenda sempre é rastreável. O cliente recebe um código que, ao ser inserido no local certo dentro do site dos Correios, informa o exato local onde está o produto na linha de entrega.

Os Correios também devolvem um percentual do valor pago pela postagem caso ela não seja entregue no prazo.

Sedex Express

O Sedex é mais um serviço bastante conhecido pelos brasileiros. Ele é o principal serviço de entregas expressas dos Correios e, embora trabalhe somente em dias úteis, garante uma entrega bem mais rápida do que as feitas através do PAC.

Dependendo da distância entre o remetente e o destinatário, as entregas podem chegar a ser feitas entre 2 e 4 dias úteis. Para compensar tamanha velocidade, o preço cobrado por este serviço também é mais caro.

No envio pelo Sedex, são feitas até 3 tentativas de entrega e, caso o destinatário não seja encontrado nestas três visitas do serviço, ele pode retirar sua encomenda nos balcões dos Correios em até 7 dias. Assim como no PAC, a encomenda é rastreável através de um código e um percentual do valor da entrega é devolvido em caso de atrasos.

Sedex 10

Serviço bastante conhecido, também. Ele promete fazer a entrega até as 10 horas do dia seguinte. O Sedex 10 não abrange o país inteiro, ficando restrito a algumas localidades. Em caso de atraso, é devolvido até 50% do valor do frete.

Sedex 12

No mesmo esquema do serviço anterior, o Sedex 12 promete a entrega até as 12 do dia seguinte.

Sedex Hoje

Ainda mais rápido do que os serviços anteriores, o Sedex Hoje promete fazer a entrega no mesmo dia em que a postagem foi feita. Logicamente, o serviço é oferecido somente em algumas regiões, que podem ser consultadas no próprio site dos Correios.

E-Sedex

Este serviço é bastante específico uma vez que só funciona para clientes que tenham contrato com os Correios e atuem por meio de e-commerce. Os cálculos com as taxas de envio são feitos dentro da própria plataforma da loja virtual, que deve ter o serviço Webservice dos Correios integrado.

Sedex a cobrar

Mais um serviço oferecido pelos Correios diretamente aos empresários. Neste caso, a encomenda deve ser enviada por uma pessoa jurídica que paga uma parte da postagem. O restante do valor, deve ser pago pelo destinatário na hora que ele recebe a encomenda.

Correios Log+

Existe ainda, um serviço dos Correios feito sob medida para pequenos empreendedores, que querem deixar todo o seu estoque e as questões de logística de entrega sob a responsabilidade da estatal.

O serviço, chamado Correios Log+ é destinado a todo micro e pequeno empresário que atua na área de e-commerce.

Uma vez contratado o serviço, o empresário pode deixar o seu estoque todo nas mãos dos Correios que vão armazenar os produtos em local próprio e vão garantir toda a logística de encomenda e entrega para o consumidor final. Clique aqui para conhecer o Correios Log+.

Agora que você já conhece os principais serviços de entrega dos Correios, vamos à parte prática.

Como embalar encomendas para enviar pelos Correios

Esta parte é bastante importante, não é? Afinal, vai ser uma embalagem bem feita que vai garantir que o seu cliente receba o seu produto sem avarias. Isso evita reclamações e garante a reputação da sua empresa na hora que o seu cliente for falar para os amigos sobre a experiência que teve comprando da sua empresa. Vamos às dicas:

  • Como embalar roupas para enviar pelos Correios

As peças de roupa devem ser dobradas de maneira tradicional e colocadas dentro de uma caixa de papelão resistente. Não há a necessidade de ser uma caixa por peça mas, você deve se lembrar que quanto mais peças, mais pesada vai ficar a caixa e que, o peso interfere no preço da postagem, independente da modalidade de entrega escolhida. As mesmas regras servem para a postagem de sapatos, toalhas, bolsas, etc.

  • Como embalar cosméticos para enviar pelos Correios

Você deve acomodar o seu produto dentro de um recipiente que possa ser fechado. Assim, não há riscos de o produto, se for líquido, vazar. Uma boa opção, nesse caso, também pode ser lacrar a tampa destes produtos com uma fita adesiva. Depois disso, coloque a mercadoria dentro de uma caixa pequena e preencha os espaços vazios com jornal, isopor ou plástico bolha.

  • Como embalar jóias e bijuterias para enviar pelos Correios

Acomode as jóias em um material firme, seja uma embalagem especifica para este tipo de produto, seja uma caixinha confeccionada por você. O importante é que o produto fique acomodado firmemente. Além disso, essa embalagem deve ser colocada dentro de outra caixa maior, com preenchimentos, tanto de jornal quanto de isopor ou plástico bolha. Tudo para evitar que as peças balancem ou sejam amassadas durante o transporte.

  • Como embalar livros para enviar pelos Correios

Para embalar livros para enviar pelos Correios o processo é bem simples. Basta embrulhar eles em papel e depois acomodar eles em uma caixa. O recomendado, sempre, é que a caixa usada seja o mais perto possível do tamanho da encomenda. Assim, não há riscos de eles balançarem e estragarem.

  • Como embalar presentes para enviar pelos Correios

Você deve sempre se atentar ao formato do objeto. Para enviar presentes pelos Correios você deve tomar todas as precauções para que o objeto não se mova dentro da sua embalagem Para isso, escolha uma caixa com o tamanho parecido com o da mercadoria e cerque o objeto com papel, plástico bolha ou isopor.

Bem simples, não é? Na verdade, a atenção deve ser sempre em evitar que o produto seja danificado no processo, sem que para isso você precise colocar muito mais peso na embalagem. Por isso a sugestão de uso de papel, isopor ou plástico bolha. Vamos ao próximo passo.

Como calcular o preço do envio de produto pelos Correios

Lembra que ali em cima a gente falou que o peso da encomenda pode influir no valor do frete? Então, há uma fórmula que é usada pela equipe dos Correios para medir o peso cúbico das mercadorias que têm acima de 10 quilos. Caso a mercadoria pese menos do que isso, é considerado apenas o seu peso.

Para fazer o cálculo do peso cúbico você deve usar seguinte fórmula:

(C x L x A)/6.000

Onde:

C = Comprimento do objeto (em centímetros)

L = Largura do objeto (em centímetros)

A = Altura do objeto (em centímetros)

6.000 = Fator de cubagem da transportadora Correios

Este cálculo é necessário porque os Correios, além de carregar uma mercadoria que tem peso, também precisa saber o espaço necessário para alocar esse produto e o quanto custa este espaço.

É claro que você não precisa fazer estes cálculos manualmente. Você pode calcular o frete diretamente no site dos Correios, neste endereço aqui.

Como postar uma entrega nos Correios

Pronto! Chegamos ao passo principal e nem foi tão difícil, não é mesmo? O último passa também é bem simples.

Agora que você já embalou suas mercadorias, basta levar elas até a agência de Correios mais próxima de você e fazer a postagem

Para isso, você deve levar anotadas todas as informações de endereçamento de cada mercadoria.

Assim, você não perde tempo lá e nem faz confusão com troca de mercadorias.

No momento de fazer a postagem você vai precisar escolher qual o tipo de remessa quer fazer, que tipo de serviço de entrega vai contratar e vai receber o código de rastreamento de cada uma das mercadorias postadas.

Esse código você deve repassar para seus clientes, de forma que eles possam acompanhar o progresso da entrega até o momento que a encomenda chegar à casa deles.

Pronto! Agora, além de ter seus produtos expostos nas melhores plataformas gratuitas da internet, você já sabe como entregar seus produtos diretamente para seus clientes sem burocracia.

Blog Quanto Sobra

Posts Relacionados