Como escolher onde hospedar e criar seu site?

Já mostramos anteriormente que ter presença on-line é essencial nos dias de hoje, especialmente para quem pretende vender mais e alcançar um público maior. Por isso, para vencer as barreiras físicas, ter um site é um passo fundamental para qualquer negócio iniciado no século XXI.

Se você ainda não tem um site ou não sabe como construir um, este conteúdo irá te ajudar a entender onde hospedar o seu site e quais cuidados é preciso tomar quando o assunto é segurança.

Primeiro passo: registrar domínio

Antes mesmo de saber onde hospedar seu site,é preciso registrar o seu domínio. Nós já ensinamos aqui como realizar esse procedimento pelo Registro.br. Esse passo garante que seu site terá o nome de seu negócio, permitindo, assim, que a identidade virtual seja a mesma que os seus clientes físicos já conhecem.

Vale lembrar que no Brasil mais de 90% dos domínios possuem o “.com.br”. Caso queira realizar a compra de um domínio “.com”, só poderá efetuá-la por uma empresa de hospedagem. Domínios “.edu” e .”gov.br” podem ser realizados pelo registro.br, mas é necessária uma autorização do governo.

Onde hospedar meu site

Depois de adquirir o nome de seu site, é hora de escolher a casa em que ele ficará hospedado para ser alimentado com conteúdo, produtos e publicidade. Existem alguns modelos de hospedagem que podem ser usados na hora de criar o seu site.

A primeira é a compartilhada, a mais usada e mais barata atualmente. Ela comporta bem sites e blogs mais simples. Agora, se o seu site ou blog tem muito acessos ou precisa de uma loja virtual, o ideal é escolher modalidades que permitam a robustez, como hospedagens com servidor dedicado, cloud ou VPS (Servidor Virtual Privado).

Já existem serviços de publicação, como o WordPress, que possuem a hospedagem, o que garante a “moradia” do seu site. Quem também oferece esse pacote alguns criadores de sites, plataformas de blog e de e-commerce.

Serviços de criação de site também entregam a hospedagem e facilitam o trabalho de quem está começando e não tem muito para investir.

Como criar o site

Se você já sabe onde hospedar o seu domínio, entender como criar seu site é o próximo passo para ter sucesso. Caso tenha conhecimento técnico, pode montar o layout que melhor se adequar à sua empresa e contratar um programador para realizar as adaptações. Ferramentas como o WordPress, CMS e Joomla também permitem que novos layouts sejam inseridos.

Há páginas de criação de sites que ajudam quem não possui nenhum conhecimento técnico. Neles é possível escolher o layout, a posição de botões e até mesmo as cores certas, de maneira rápida e intuitiva.

Próximo passo: publicar seu site

Nesta etapa, o serviço de hospedagem ou publicação enviará instruções ao servidor e te dará acesso ao painel de controle. Com os seus dados é possível acessar a ferramenta e alimentar o site ou blog com novos textos, banners, promoções, produtos, vídeos e até mesmo arquivos de áudio.

As instruções para publicação são especificas de cada serviço de hospedagem, por isso é importante ter atenção a cada uma delas.

Fique atento(a) à segurança de seu site

Tão importante quanto saber onde hospedar seu site e, também, como criar o layout certo para o seu negócio é entender a importância da segurança deste ambiente para seus clientes e para a saúde financeira e jurídica de sua empresa.

Sites seguros atraem mais clientes, além de mostrarem aos usuários que a instituição que buscaram se preocupa com a transparência e com o sigilo de todos os dados que foram trocados – seja no momento do acesso, finalização da compra, realização do cadastro e até mesmo no pedido de contato.

Para isso, o ideal é que o seu site tenha o Certificado Digital SSL (Secure Sockets Layer), que funciona com a criptografia de dados e evita que criminosos interceptem dados pessoais. Para adquirir o SSL ideal para o seu site é preciso entender, primeiramente, escolher uma empresa que tenha tradição e reconhecimento no mercado, como a Certisign. Além de garantir segurança a você, seus clientes também se sentirão à vontade de navegar na página, pois verão que a origem do selo Site Seguro no rodapé da página é de confiança.

Fonte: Certisign

Posts Relacionados

Leave a Comment