Como fazer minha empresa crescer? Saiba sua empresa ao sucesso

Como fazer minha empresa crescer? Esta é a pergunta que todos os donos de pequenas empresas fazem para si mesmos em algum momento da sua trajetória. Isso porque, administrar uma pequena empresa e levar ela ao sucesso é um processo que exige muito mais do que dedicação: exige tempo, disciplina e, também, conhecimento.

Por isso, elencamos, aqui neste artigo, gestões essenciais para as quais você deve direcionar a sua atenção na hora de direcionar o seu negócio para uma estabilidade crescente e, consequentemente, a expansão.

Como fazer minha empresa crescer: a questão que antecede o sucesso

É claro que, no exato momento em que o empresário se pergunta: “como fazer a minha empresa crescer?” ele vai começar a traçar pesquisas e a buscar os conhecimentos necessários para transformar esse sonho em realidade.

Um exemplo disso é que, provavelmente, você chegou a este artigo porque está buscando alternativas do tipo.

Acontece que o crescimento de uma empresa depende de vários fatores e não somente de boa vontade. Afinal, se fosse necessário somente boa vontade e dedicação, todos os pequenos empresários chegariam a ter multinacionais.

A questão é um pouco mais profunda: 

Não basta querer o sucesso. É necessário estar disposto a aprender as habilidades necessárias para alcançar ele. E a maior dessas habilidades é, sem dúvidas a gestão eficiente do seu negócio. 

Sem o controle eficiente de cada uma das áreas da sua pequena empresa o seu negócio nunca vai prosperar, ou, se prosperar, vai parar de crescer em determinado ponto.

É como uma piscina que, ao mesmo tempo que está enchendo, também está com infiltração e está perdendo água.

É necessário saber identificar essas fissuras na piscina de forma que ela pare de escoar seus próprios recursos.

Como fazer minha empresa crescer? Com estas dicas o sucesso é garantido!

Como eu falei lá no início do texto, eu separei algumas dicas de como fazer a sua empresa crescer. É claro que existem mais métodos do que os elencados aqui, mas a ideia é focar nos fatores e gestões principais, de forma que você tenha, pelo menos de início, as suas atenções voltadas ao que realmente pode trazer resultados palpáveis. Vamos às dicas:

1. Faça a gestão do fluxo

Sim, esta sempre vai ser uma das principais respostas para a pergunta “como fazer minha empresa crescer?”. Isso porque, é quase óbvio notar que sem um dinheiro bem gerenciado não há como uma empresa prosperar, crescer e alcançar o sucesso. Por isso, o pequeno empresário deve estar atento às suas entradas e saídas de dinheiro. Isso, não só no dia a dia mas, também, em períodos maiores como mês e ano.

Se no dia a dia a gestão do fluxo de caixa te dá uma noção do quanto cada dia rende, avaliar o movimento maior, da soma dos dias em mês e da soma dos mês em ano vão dar para o empresário a noção da saúde real da sua empresa. Sabendo desses valores fica mais fácil saber como e onde investir os valores sobressalentes.

Aqui, algumas planilhas grátis que podem ajudar você nisso:

2. Faça a gestão do controle de estoque

Mais uma dica que não pode faltar na hora de responder “como fazer a minha empresa crescer?”. Sem um bom controle de estoques, como você vai saber o momento correto para repor seus produtos nas prateleiras? Como saber o momento exato de fazer novas encomendas junto a seus fornecedores?

Controlando o seu estoque, cuidando do seu giro, você vai estar sempre por dentro da circulação das mercadorias dentro da sua empresa, facilitando na hora de perceber que tipo de produtos vendem mais, na hora de encomendar produtos em lote de seus fornecedores, garantindo descontos e mais: vai saber a hora certa de fazer uma promoção com aquelas produtos que estão parados no estoque há muito tempo.

Aumentando a circulação dos seus estoques através de um controle eficiente, você aumenta seus lucros.

Aqui, algumas planilhas grátis que podem te ajudar nisso:

3. Controle os seus custos fixos de variáveis 

Não só de valores que entram é feita uma empresa. Há também custos para se manter toda esta estrutura, seja os custos com os colaboradores, sejam os custos com estrutura. Estes custos que uma empresa tem para manter suas portas abertas são conhecidos como custos fixos e variáveis e ter o controle sobre eles corresponde a ter a noção de quanto a sua empresa custa para funcionar em sua totalidade e, também, se o dinheiro que está entrando vira lucro ou somente cobre as despesas. 

Aqui, planilhas grátis que podem te ajudar nisso:

4. Faça seu planejamento financeiro

De nada adianta ter todos os dados que as dicas acima te trazem se você não souber o que fazer com eles, não é mesmo? Por isso, você deve se atentar ao fato de que, sem planejamento não há crescimento. Usar todos os seus números a seu favor é um melhor caminho para alcançar o sucesso trazido pela estabilidade.

Por isso, faça o uso de tudo o que puder recolher de dados de todos os setores da sua empresa e monte um planejamento de onde você quer chegar em um mês e em um ano. Com esse direcionamento vai ficar mais fácil saber se as suas ações estão levando você pelo caminho certo.

Aqui, planilhas grátis que podem ajudar você nisso:

5. Contrate as pessoas certas

Essa é clássica, não é? Se você quer alcançar o sucesso, independente da área, você não vai conseguir sozinho. Porém, existem mais um ponto aí: se você precisa de pessoas ao seu lado você deve encontrar as pessoas certas para isso.

Por isso, na hora de recrutar os seus colaboradores, faça isso pensando no longo prazo. Contrate pessoas que saibam trabalhar em time mas, também, que tenham ambição e vontade de crescer com a sua empresa. Assim, você monta um time vitorioso que vai ajudar o seu negócio a alcançar o sucesso que você planejou.

Planilhas grátis que podem ajudar você nisso:

Chegamos ao final da nossa lista mas, é claro que ela não esgota o assunto. 

Que tal você deixar nos comentários abaixo as estratégias que você usa aí na sua empresa para levar ela ao sucesso?

Blog Quanto Sobra

Posts Relacionados