Como incentivar os colaboradores a baterem o ponto corretamente?

Foto de MART PRODUCTION no Pexels

A marcação de ponto, mesmo que não seja interpretada sempre dessa forma, é benéfica tanto para a empresa como também para os seus colaboradores. Isso porque se, por um lado, essa atitude é o que faz a empresa evitar problemas judiciais e ter maior controle da jornada dos funcionários, por outro, é assim que os colaboradores são resguardados e podem conferir com periodicidade os cálculos efetuados pelos empregadores.

Ainda que a maioria das empresas hoje conte com a marcação de ponto, muitos colaboradores acabam deixando de cumprir com essa tarefa diária: seja por esquecimento, por não entender sua relevância ou porque, de fato, não adotam os horários estabelecidos previamente com a empresa.

A seguir, confira algumas formas de incentivar os colaboradores a baterem o ponto corretamente.

Vamos conferir?

4 formas de incentivar os colaboradores a baterem ponto corretamente

1. Acompanhamento diário

Para verificar se o ponto está sendo batido corretamente é importante começar na própria empresa, estimulando o RH a acompanhar se os registros estão sendo efetuados corretamente no dia a dia. Afinal, se estiver tudo correto, não há motivo para gerar esse atrito, certo?

2. Explicar a importância de bater ponto

É sempre importante mostrar para o colaborador que bater ponto não se trata exclusivamente de um “método de controle” e/ou de desconfiança, mas sim, de um cumprimento de lei que será benéfico para ambas as partes.

Ao implementar um sistema novo de bater ponto, por exemplo, a empresa pode criar um documento (folheto, e-mail mkt, PDF, etc.) explicando o porquê de bater ponto com uma linguagem acessível e, é claro, amigável.

3. Ressalte os benefícios de bater ponto para o colaborador

É importante que nesse documento você ressalte os motivos pelos quais bater ponto é importante também para o colaborador. Você pode usar como argumentos:

• Transparência entre a empresa e seus funcionários;
• Horários registrados corretamente, sem minutos a mais ou a menos;
• Horas extras sempre contabilizadas;
• Registro e proteção dos dados.

Com isso, você consegue mostrar que a empresa não está se preocupando apenas com ela, mas também com a qualidade de vida e bem-estar do colaborador.

4. Que tal oferecer algum benefício?

Para ajudar na implementação a empresa também pode conceder benefícios que façam com que o colaborador se sinta motivado a bater o ponto, como uma % a mais em seu salário ou em algum benefício (como vale refeição, combustível, etc.).

Controle de ponto é com a FolhaCerta

A FolhaCerta é uma plataforma de controle de jornada e gestão de pessoas que com certeza vai te ajudar a implementar essa atitude de forma mais leve – assim como a convencer seus funcionários acerca da importância de bater o ponto corretamente.

Na plataforma o ponto pode ser batido por celular com cálculo automático de banco de horas e horas extras. Além disso, há possibilidade de implementação de geolocalização, especialmente pensando nos colaboradores que precisam bater ponto à distância (seja pelo trabalho remoto ou por estarem viajando a trabalho).

Gostou deste conteúdo? Em nosso blog você encontra mais materiais como esse. Acesse para conferir!

Fonte: Folha Certa

Posts Relacionados

Leave a Comment