Como motivar e liderar esquipes à distância? O futuro do trabalho

Está cada vez mais comum empresas possuírem colaboradores externos, algumas chegam até mesmo a não possuir um escritório  central.

E se antes isso era apenas a situação de uma empresa que estava começando, hoje o cenário mudou. Empresas já consagradas possuem colaboradores espalhados por todo o país.

Essa é a chamada era da revolução tecnológica no ambiente corporativo, é justamente ela, a tecnologia que permite que esses colaboradores atuem à distância.

Entretanto, nesse cenário uma coisa ainda preocupa as empresas, a parte motivacional de lidar com pessoas a distância. Como eu posso motivar o meu colaborador mesmo ele estando a quilômetros de distância de mim?

É sobre isso que vamos tratar nesse texto, será que é possível manter seus colaboradores engajados mesmo de longe? Veja só os assuntos que vamos abordar nesse texto:

  • Liderança a Distância Funciona?
  • Motivar a distância é necessário na era do Home Office
  • E como o líder se mantém motivado?
  • Técnicas de Motivação de equipes à distância
  • Quais ferramentas auxiliam no processo de motivação?
  • Comunicação é Essencial
  • Como o controle de jornada home office pode ajudar o líder

Vamos começar? Boa leitura!

Liderança a Distância Funciona?

Para algumas pessoas é impossível imaginar alguém liderando equipes à distância, mas saiba que essa é uma tendência cada vez mais possível no mundo corporativo.

Aliás, muito antes de toda a revolução tecnológica grandes empresas consideradas multinacionais possuíam diretores espalhados pelo mundo. Não é mesmo?

O que nos prova que esse modelo funciona e é totalmente possível de ser implantado por qualquer empresa de qualquer tamanho. E o que mudou?

Agora sim, devemos falar sobre a revolução tecnológica das comunicações, ao longo dos anos diversas ferramentas se aprimoraram e hoje permitem que pessoas estejam onipresentes.

Eu por exemplo posso trabalhar de São Paulo e o meu líder de Minas Gerais. E mesmo com a distância é possível nos entendermos e estarmos totalmente alinhados com os objetivos da equipe.

E isso só é possível graças a essas ferramentas e um elemento ainda mais importante, a capacidade de liderança desse líder.

Isso porque, a liderança é independente da proximidade entre os indivíduos, muitos líderes podem estar na mesma sala ou no mesmo andar que seus liderados, mas podem não exercer  poder nenhum sobre eles.

Assim como um líder pode estar longe de seus liderados e exercer muita influência sobre a equipe através da sua capacidade de motivar, atrair e reter os seus colaboradores.

Falando dessa forma até parece fácil, mas pelo contrário, liderar a distância é uma tarefa difícil que envolve diversas pessoas e a forma com que a empresa lida com seus funcionários.

E como nada na vida é fácil, vamos falar um pouco sobre os desafios dessa liderança a distância. Mas não se preocupe, depois de te explicar todo o conceito vou te dar boas dicas de como liderar e motivar seus colaboradores à distância.

O desafio de motivar e liderar a distância

A liderança por si só já é uma tarefa bastante difícil e com toda a distância ela parece ficar ainda pior, isso porque, a falta da presença física, da interação pessoal e do olho no olho podem causar alguns mal entendidos.

O principal desafio deste cenário é a dificuldade de comunicação que vemos em algumas empresas, essa questão é preocupante mas ainda assim pode ocorrer, afinal, somos humanos e toda a nossa cultura é formada pela interação com o nosso convívio diário.

Além disso, não podemos negar que algumas pessoas não funcionam sem uma liderança presente, fazendo com que não entreguem tarefas no prazo, ou façam “corpo mole”.

Nessa conta de desafios ainda entram a falta da autogestão do tempo, e isso de forma alguma é uma característica que torna aquele colaborador bom ou ruim, pois, cada pessoa tem o seu próprio tempo.

Mas são nessas brechas que entram a figura do líder, daquele que vai ser capaz mesmo à distância de integrar a equipe e fazer com que o trabalho ande.

E o que esse líder precisa fazer para isso? A resposta é: Motivar os seus colaboradores.

Motivar a distância é necessário na era do Home Office

Você já ouviu falar sobre equipes virtuais? Esse é o nome dado para as equipes que atuam à distância, cada colaborador de um lugar diferente fazendo com que a equipe seja expandida e possua talentos de diversas partes.

Aliás esse é um dos maiores benefícios do trabalho remoto. O grande leque de possibilidades e talentos, faz com que o home office não seja só mais uma possibilidade, mas sim a preferência de muitas empresas.

E na era do home office a empresa precisa garantir que seus colaboradores estejam trabalhando a todo vapor do lugar que eles escolherem trabalhar, por isso, a motivação é muito importante.

Os seus funcionários precisam se sentir motivados e dispostos a gastar toda a energia em um projeto, e a distância essa dose de motivação precisa estar no nível máximo.

Mas afinal, o que é a motivação? Como podemos incentivar nossos colaboradores?

Bom, antes de mais nada preciso esclarecer uma coisa, motivação e incentivo apesar de parecer a mesma coisa, são coisas relacionadas porém bastante opostas.

Incentivo e Motivação: Dois conceitos ligados mas diferentes

O incentivo é aquilo que a empresa pode oferecer para engajar os seus colaboradores, é como se fosse um prêmio, por exemplo, se os vendedores de uma loja baterem uma meta podem ganhar um almoço em uma churrascaria.

Isso é incentivo, a empresa estará incentivando esses colaboradores a bater uma meta, e serem recompensados por isso.

Já a motivação, ela vem de movimento, é como se fosse um impulso que esse colaborador recebe para se movimentar e executar as suas tarefas.

E você sabia que a motivação de um time inteiro depende da motivação de seu líder? Pois é, se o líder está desmotivado pode esquecer, nada irá para frente nessa equipe.

O líder precisa ser o primeiro,  o mais corajoso, aquele que inspira os outros e entra de cabeça no projeto. E como essa pessoa pode se manter motivado para motivar todo o resto?

Essa é uma pergunta bastante interessante. Vamos descobrir a resposta.

E como o líder se mantém motivado?

O tamanho do engajamento de um líder, com certeza reflete nos seus liderados. Quando eles podem ver o líder arregaçando as mangas e pegando no pesado, com certeza eles terão o mesmo comportamento.

Imagine que em uma véspera de feriado uma equipe está totalmente atrasada com seus projetos, o líder ao invés de emendar o feriado decide trabalhar. Os liderados vendo esse comportamento também pensam, “se até o líder vai ficar, porque eu vou folgar?”

É esse sentimento que a dedicação do líder precisa passar, energia e intensidade.

O líder precisa se manter motivado para motivar o time inteiro, e para isso ele precisa vestir a camisa do time e ser uma referência.

O engajamento da equipe é o que faz com que o líder se mantenha motivado, ver os resultados das coisas, traz aquele sentimento de que é possível, de que a liderança está sendo boa e deve continuar mantendo o esse padrão.

E finalmente chegamos a parte deste texto que eu tenho certeza que você estava aguardando, achou que eu não iria te mostrar algumas técnicas de motivação de equipe à distância?

Se enganou.

Técnicas de Motivação de equipes à distância

Nesse texto nós vimos que a motivação de um time virtual depende do quanto eles estão integrados, por isso todas as técnicas que eu vou te apresentar agora estão relacionadas.

Procure pessoas alinhadas com os valores da sua empresa

Para uma equipe virtual funcionar, todos precisam estar cientes do que é a empresa, o que é importante e onde a organização deseja chegar.

Livrar-se de rótulos

Quando uma empresa se propõe a contratar pessoas de todos os lugares, ela precisa entender que esses colaboradores possuem culturas diferentes, e que cada pessoa é de um jeito.

Então não adianta querer que todos sejam robôs e tenham comportamentos iguais, um bom líder precisa saber separar e lidar com as diferenças entre os seus colaboradores.

Estabelecer como as coisas vão funcionar

Desde o momento da contratação do colaborador a empresa precisa deixar clara as suas expectativas, como ela trabalha, o que é tolerável e o que de forma nenhuma pode acontecer.

Prazos e tarefas bem definidas

Nada prejudica mais uma equipe do que milhões de tarefas a serem feitas para ontem. Não é possível que em uma lista de 10 tarefas todas sejam de alta prioridade, e ainda mais a distância todas as tarefas precisam estar bem alinhadas e atribuídas as pessoas que vão executá-las.

O prazo para essa execução também é importante estar definido. O que nos leva para a próxima técnica.

Reportes Semanais

Quando uma equipe atua à distância não quer dizer que a empresa não precisa saber de tudo o que acontece. Pelo contrário, é interessante toda a semana o líder se reunir com a equipe para saber o andamento das coisas.

Estar ciente do  que foi feito, o que está sendo e do que não foi feito, ajuda a empresa  a se manter no caminho do crescimento.

Por isso, realizar videoconferências, toda semana com compartilhamento de tela ajuda a manter tudo alinhado e todos falando a mesma língua.

Ferramentas de gerenciamento de projetos

Uma equipe virtual, utiliza quase 100% da tecnologia nos seus processos por isso, utilizar ferramentas que estimulem a colaboração de todos é uma forma de manter a equipe integrada.

Hoje em dia, existem softwares online como Trello, JIRA e Asana que permitem a criação de projetos e o acompanhamento deles através de cards. Esses blocos podem ser atribuídos a pessoas, e através de etiquetas todos da equipe podem saber qual é o status da tarefa.

Além de manter todos cientes do que está acontecendo, essa ferramenta evita o trabalho de ficar cobrando ou perguntando qual é o status daquele projeto.

Conclusão

Ter uma equipe virtual não é fácil, a empresa com certeza precisará da colaboração de todos, mas mesmo assim, ainda dá para ter uma ajudinha da tecnologia nesse processo.

Nesse texto nós vimos quais ferramentas podem ajudar no cuidado com equipes à distância, como um líder pode se manter motivado e o que a empresa pode fazer para manter a alta performance.

Se você gosta de temas como esse, continue sua visita no nosso blog e leia: “Motivação no Trabalho – Como Reduzir Faltas e Motivar o Time”

1x1.trans - Como motivar e liderar equipes à distância? O futuro do trabalho

Aline Fernandes, é jornalista, especialista em marketing digital e redatora do blog da PontoTel sobre Recursos Humanos e Administração de Empresas.

Fonte: PontoTel

Posts Relacionados

Leave a Comment