Como o metaverso impacta o setor de RH?

Arte de um jovem usando óculos para realidade virtual

A partir do momento que o Facebook fez o anúncio de que a empresa passaria a ser chamada de Meta, o conceito de metaverso vem sendo cada vez mais abordado em diversas discussões. Em síntese, o metaverso é uma realidade virtual que tem o papel de ser um universo paralelo.

Dessa maneira, reunir os colaboradores em reuniões da empresa mesmo operando em home office é possível. Em um futuro próximo, o metaverso e o RH se relacionam cada vez mais e isso gera algumas dúvidas no setor.

Quer entender melhor sobre esse assunto, não é mesmo? Então, continue acompanhando essa postagem com bastante atenção. Boa leitura!

O que é Metaverso?

Embora o termo soe complexo e seja de entendimento complicado no primeiro contato, dá para compreender essa tecnologia nova com uma explicação bem simples.

Assim sendo, para entender o que é metaverso, é necessário pensar em um ambiente virtual onde é possível ter experiências com a realidade aumentada e sensorial. O metaverso é justamente isso. Em outras palavras, é a possibilidade de desenvolver relacionamentos, se comunicar e criar uma realidade em âmbito virtual.

Atualmente, a tecnologia passou a ser considerada como uma evolução da internet. É um ambiente que não tem limites físicos, nem geográficos e ali dá para interagir, se conectar e, sobretudo, viver uma experiência bem próxima do universo real.

Qual é o impacto do metaverso no setor de RH?

A princípio, o metaverso se relaciona com a realidade virtual, a realidade mista e a realidade aumentada. Contudo, o ponto principal se encontra no aspecto comportamental. Ou seja, na maneira como os indivíduos se comportam com as novas tecnologias e, especialmente, na dialética que acaba se estabelecendo entre aquilo que é real e aquilo que é virtual.

Desse modo, na perspectiva da rotina dos profissionais de RH (e não apenas nesse setor) o metaverso impacta proporcionando bastante praticidade. O impacto é diretamente:

  • Nas reuniões de trabalho virtuais;
  • No conceito de local de trabalho;
  • Em entrevistas de emprego.

Ademais, ao proporcionar uma abordagem inteiramente nova, a empresa acaba se destacando das demais, especialmente com os membros da geração Z. Além disso, os profissionais mais qualificados acabam sendo atraídos.

Outrossim, o metaverso impacta o RH, dado que facilita o processo de inclusão de candidatos com mobilidade reduzida ou alguma deficiência. Afinal, a comunicação em um espaço digital tende a acolher com facilidade esses colaboradores em suas atividades.

O metaverso traz benefícios ao setor de RH

Acima de tudo, o universo virtual proporciona muita liberdade para os indivíduos, liberdade que fora do metaverso não dá para alcançar. Em experiência com o metaverso, percebeu-se que candidatos a uma vaga contam com a oportunidade de ser aquilo que desejam ser.

O metaverso também impacta os funcionários do setor de RH com a gamificação, que engaja os colaboradores em tarefas do processo de recrutamento que, convencionalmente, seriam bem monótonas.

Em suma, o metaverso não é para copiar tudo aquilo que já existe na realidade física, ok? O propósito é descobrir quais são as diversas possibilidades para desenvolver, no virtual, modelos novos, especialmente nas gestões e relações interpessoais.

Gostou desse artigo? Tem mais conteúdo para você em nosso blog. Continue acompanhando!

Fonte: Folha Certa

Posts Relacionados

Deixe um comentário