Como o profissional da Contabilidade deve atuar no mundo exponencial


Você já reparou o quanto se fala ultimamente no tal “4.0”? É o Marketing 4.0, a Indústria 4.0, a Gestão 4.0 e, como não poderia ser diferente, a Contabilidade 4.0.

Mas o que significa Contabilidade 4.0?

O termo “4.0” provém da Quarta Revolução Industrial e é um vocábulo que abrange algumas tecnologias para automatização e troca de informações, usando concepções da Internet das Coisas (conceito referente à interconexão eletrônica de objetos com a Internet), sistemas ciberfísicos – compostos por elementos computacionais auxiliadores que têm por meta controlar entidades físicas – e computação em nuvem.

Na prática, a Revolução 4.0, também conhecida por Revolução Exponencial, descomplexifica a visão e a execução de “fábricas inteligentes” com as suas competências modulares. Ou seja: é criada uma cópia virtual do mundo físico e é tomada uma decisão descentralizada. Sendo assim, sistemas e serem humanos estão cada vez mais interligados em tempo real, o que representa uma oportunidade para a agregação de valor aos clientes e aumento de produtividade de processos.

Informação x Números

Uma prova disso é que, por meio dos tablets, smartphones e computadores, os profissionais da Contabilidade estão conectados a inúmeras informações, oriundas de diversas fontes. E, neste cenário, com a Contabilidade 4.0, a informação se tornou tão ou mais importante que os números.

Isso significa que a tecnologia não é uma inimiga dos profissionais contábeis, mas sim uma aliada, por suscitar diversas conveniências, como:

• redução de custos e papel,
• preservação do meio ambiente,
• aumento da agilidade,
• possibilidade de comunicação a qualquer hora, em qualquer lugar,
• e, principalmente, a melhoria da qualidade dos dados contábeis fornecidos aos usuários.

Benefícios

Com o advento da Contabilidade 4.0, os profissionais tiveram grande avanço nos softwares dos escritórios. O que antes era feito em uma semana, agora pode ser concluído em cerca de uma hora. Outra vantagem espetacular da Contabilidade exponencial é a Certificação Digital, a qual permite que processos físicos (como assinatura de documentos e autenticação no site da Receita Federal) sejam migrados para o meio eletrônico com validade jurídica, autenticidade e segurança – o que concede muito mais agilidade a esses trâmites.

E dentro deste universo 4.0, o que o futuro reserva a essa profissão e a esses profissionais?

Futuro

Para acompanhar essa tendência faz-se necessária a atualização profissional. E, aqui, o significado de “requalificar” é “qualificar mais uma vez”. Ou seja: quem atua na área, tem que se (re)inventar o tempo todo.

O futurologismo não admite, em momento algum, a extinção da profissão do Contador, a qual está presente na humanidade desde os tempos históricos. Tem dúvidas? Por acaso, as calculadoras acabaram com os profissionais? E os computadores, conseguiram extingui-los?

Dinheiro, bens e patrimônio

Pois bem: sem a Contabilidade, as empresas, os governos e as entidades do terceiro setor não podem mensurar o que há de mais importante para a sua sobrevivência: o dinheiro, os bens e os patrimônios. Outro ponto positivo visto pelo futurologismo da Contabilidade 4.0 é que, a cada dia, o profissional vai deixando a função burocrática para trás, e se tornando peça chave para a alavancagem do negócio como um todo.

Contador 4.0

Hoje, a função do Contador 4.0 está muito mais atrelada a compreender a grande confusão tributária e como o estabelecimento deve fazer para sair deste emaranhado, buscando alternativas na lei para que os custos sejam minimizados.

Não existe nenhuma profecia para o fim da Contabilidade, mas existem novos desafios apresentados pela tecnologia e pela Contabilidade 4.0, para que o Contador possa nascer e renascer cada vez mais como um profissional extremamente relevante para a sociedade, em prol da supervivência das pessoas físicas e jurídicas e da geração de empregos e renda.

Certificado Digital na Contabilidade

E a melhor forma do profissional contábil usufruir da Contabilidade 4.0 é por meio do Certificado Digital Certisign. Muito mais do que uma ferramenta para relacionamento com o fisco, o Certificado permite realizar assinaturas de documentos no meio virtual com validade jurídica, sem papel e sem caneta e em poucos segundos.

Fonte: Certisign


Posts Relacionados

Leave a Comment