Como pedir aumento de salário? 6 dicas para te ajudar!

Motivos para pedir aumento salarial não faltam para nenhuma pessoa. No entanto, a maioria não sabe definir qual é o momento certo de fazer esse pedido. Afinal, quanto dinheiro vale o nosso trabalho? Estamos recebendo de acordo com o mercado? É fato que muitas dúvidas rondam esse assunto. 

Se por acaso você já está há algum tempo no mesmo trabalho e pensa em renegociar o valor que recebe atualmente, mas não sabe como pedir aumento de salário este post é para você. 

Neste artigo você verá:

  • O que evitar na hora de pedir um aumento;
  • Quanto de aumento é recomendado pedir;
  • Como pedir aumento de salário e ter êxito;

Tomar a atitude de solicitar o aumento é um passo que assusta muitas pessoas. No entanto, isso não deveria acontecer, pois, na maioria das vezes, não é encarado como uma afronta e nem é motivo para gerar uma demissão.

Ao pedir mais dinheiro, o profissional mostra que possui ambição de crescer na empresa e, logo, deve estar preparado para assumir mais responsabilidades. Continue acompanhando este conteúdo e saiba como pedir aumento para o chefe de forma bem-sucedida. Vamos lá?

O que evitar na hora de pedir aumento?

Seja por meio de solicitação de aumento salarial por escrito, ou verbalmente, muitas pessoas não obtêm sucesso nesse pedido, pois cometem alguns erros no processo. Portanto, é preciso conhecer alguns pontos que devem ser evitados nessa situação.

Utilizar situações pessoais 

É muito comum usarmos questões pessoais no momento de pedir um aumento, como problemas com empréstimos para quitar a casa, carro, escola dos filhos, etc. No entanto, não é adequado utilizar esse tipo de argumento.

Qualquer pedido de aumento salarial deve ser relacionado aos frutos do trabalho do profissional e aos seus méritos conquistados nessa jornada. 

Não ter justificativas pontuais

Outro erro cometido por quem não sabe como pedir aumento de salário é exigir mais dinheiro sem ter uma justificativa válida para isso. É necessário fazer uma negociação séria e que reflita o desempenho que o profissional tem em seu trabalho.

Para isso, antes de marcar uma reunião ou enviar uma carta de aumento salarial ao chefe, reúna argumentos sobre o seu bom trabalho para que faça seus superiores perceberem a sua real importância para a empresa.

Pedir um aumento muito cedo

Muitas pessoas cometem esse erro ao não esperarem um tempo adequado desde o seu último ajuste no salário ou quando começam num novo emprego. No entanto, seria necessário ter argumentos muito significativos para justificar um aumento antes da hora.

Por isso, evite fazer isso muito cedo para não ser visto com maus olhos por seus superiores. O aumento deve ser uma recompensa pelo bom trabalho realizado e lealdade com a organização, que não são conquistados rapidamente.

Fugir de sua faixa salarial

Outra forma de fracassar nesse pedido é exigir um valor que está muito acima da faixa recebida pelos profissionais de sua área no mercado. Portanto, é fundamental fazer essa pesquisa antes para entender se o seu pagamento está adequado e se vale pedir um aumento.

Quanto de aumento é recomendado pedir?

Como já falamos no tópico anterior, é muito comum fugir de sua faixa salarial e ter o pedido negado. Mas então quanto pedir de aumento sem cometer esse erro?

O mais indicado é negociar uma porcentagem entre 5% a 20% para que o aumento também seja significativo para o profissional. 

Caso o pedido seja menor do que 5% não fará tanta diferença e nem valerá o esforço da conversa. Agora, se os valores ultrapassarem os 20% pode causar uma impressão errada de falta de bom senso. 

Uma opção é negociar outros benefícios trabalhistas que possam deixar o aumento mais em conta para a empresa e seja gratificante para o funcionário, como acréscimo de plano de saúde, auxílio creche, vale combustível, etc.

Como pedir aumento de salário e ter êxito?

Agora que você já sabe o que não fazer nessa negociação, chegou o momento de conhecer qual a melhor forma de pedir aumento salarial. Sabemos que o assunto é complexo, e muitas pessoas acabam evitando essa situação. No entanto, é quase certo que isso precise acontecer em algum ponto de sua trajetória profissional. 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas úteis que irão te ajudar a saber  como pedir aumento para o chefe. Confira:

1. Preparar seus argumentos

Como você já sabe, é necessário evitar pedir um aumento sem ter boas justificativas para isso. Portanto, prepare bons argumentos para mostrar ao seu chefe a importância que você tem para o sucesso da empresa.

2. Avaliar a situação da empresa

De nada adiantará ter boas justificativas se você fizer o pedido no momento errado para os negócios. Logo, é preciso se informar a respeito da situação da empresa.

Caso ela esteja enfrentando dificuldades, ainda que seus superiores concordem que você mereça um aumento isso pode não ser possível no momento. Portanto, busque a situação mais adequada para esse pedido.

3. Listar seus pontos fortes

Além de analisar seus pontos positivos sobre o seu desempenho, busque fazer um inventário dos seus pontos fortes e pontos a serem desenvolvidos. Avalie como você vem utilizando suas habilidades a favor da empresa e de seu trabalho.

Rever esses pontos, irá te ajudar a enxergar o que pode ser melhorado e como você pode contribuir ainda mais para a produtividade de sua equipe. Isso, com certeza, não irá passar despercebido por seus líderes.

Investir na sua formação é um excelente argumento para conseguir um aumento de salário. Por isso, aproveite também para descobrir diversos cursos online gratuitos que você pode investir para se destacar neste artigo aqui.

4. Estar preparado para novos desafios

Quando alguém pede um aumento, demonstra que está comprometido com a empresa e quer fazer seu trabalho lá valer a pena. Portanto, outra forma de pedir aumento de forma bem-sucedida é se colocando à disposição para assumir outras tarefas e novos desafios.

Dessa forma, seus superiores irão perceber que um aumento de salário também será vantajoso para a empresa. Isso porque o seu aumento de responsabilidades irá acarretar em aumento de produtividade e, consequentemente, de receita para os negócios.

5. Respeitar os limites

Outra dica para aprender como pedir aumento é respeitar os limites. É importante não forçar a situação caso o seu chefe esteja ocupado ou lidando com algum problema importante para a empresa.

Marque uma reunião com ele em um momento tranquilo para que vocês possam conversar de forma adequada e reservada. Isso, inclusive, irá ajudar você a se preparar melhor para a situação e a não ficar tão nervoso na hora.

6. Não esperar uma resposta imediata

Pode parecer frustrante, mas uma importante lição do aprendizado de como pedir aumento de salário, é ser paciente. Dificilmente, você sairá da sala já com uma resposta positiva. 

O aumento de salário de um funcionário envolve diferentes fatores e o setor de Recursos Humanos. Portanto, seu chefe irá precisar consultar o RH para saber se é possível conceder o acréscimo.

Ainda que a resposta seja negativa de imediato, isso não quer dizer que você não aprendeu como pedir aumento de salário ou que eles consideram que você não merece o aumento. Portanto, não desanime, procure entender a negativa e pergunte o que pode fazer para a empresa para que a situação mude. Buscar por esse feedback é muito útil para que na próxima tentativa você tenha êxito.

Curtiu as dicas do post de hoje? Compartilhe em suas redes sociais para que mais colegas tenham acesso a esse conteúdo!

Fonte:Xerpa

Posts Relacionados