como proteger o seu negócio?

O avanço da tecnologia trouxe inúmeras possibilidades comerciais e comunicacionais para empresas em todo o globo. Contudo, essas facilidades beneficiaram não só as empresas e consumidores, como também o trabalho de fraudadores digitais.

Por meio de ameaças cada vez mais sofisticadas, eles usurpam o cenário digital para aplicar golpes e prejudicar financeira e moralmente os usuários da rede. Algumas das fraudes no ambiente digital mais frequentes são:

  1. phishing;
  2. malware;
  3. vazamento de dados;
  4. autofraude;
  5. falsidade ideológica.

As possibilidade de fraude são diversas, mas o investimento em tecnologia ainda é um dos caminhos mais atrativos e prósperos do mercado. Se você quiser conhecer algumas razões para implementar a tecnologia na sua empresa, recomendamos a leitura deste material aqui.

Para entender melhor o funcionamento dessas armadilhas e aprender como proteger sua empresa de fraude no ambiente digital, continue acompanhando este post. Separamos todos os detalhes para assegurar o melhor uso da tecnologia. Boa leitura!

O que é fraude digital?

O comércio eletrônico se mantém em crescimento, reforçando uma mudança de comportamento social do consumidor no país. Ou seja, o brasileiro vem priorizando o meio eletrônico ao físico para realizar atividades comerciais.

Promoções, praticidade, facilidade de pesquisa são alguns dos motivos que levam o usuário a optar pelas transações digitais, as mesmas que disponibilizam diariamente milhões de dados e informações sigilosas a rede.

O grande volume de operações financeiras pode ser um atrativo para a ocorrência de fraude no ambiente digital, já que basta um conhecimento apurado em informática para praticar infrações penais.

A fraude é um crime, com punição prevista no código penal brasileiro, que pode causar danos irreparáveis à vítima, sejam eles financeiros, psicológicos, morais ou até mesmo de imagem. O crime também pode ser orquestrado no cenário digital.

A fraude no ambiente digital é um dos maiores problemas cibernéticos do mundo atualmente, que vai de disparos de vírus a dispositivos de falsidade ideológica. Mais adiante vamos explorar os crimes digitais mais comuns.

Não é difícil se tornar um alvo. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude, realizada em 2017, a cada 16 segundos uma tentativa é registrada no Brasil.

Por isso, a sua empresa ganhou o desafio de proteger o negócio contra tais prejuízos e proporcionar uma experiência segura para o seu cliente virtual.

Quais os impactos que a fraude no ambiente digital pode trazer aos seus negócios?

De acordo com a Pesquisa Global de Fraude e Identidade da Experian, realizada em 2019, o aumento de prejuízos financeiros e danos de imagem e reputação são os impactos mais agressivos em qualquer negócio digital.

Por meio da coleta de dados e informações na internet, os fraudadores criam um sistema próprio de atendimento falso, clonando cartões crédito, realizando operações financeiras com nomes de usuários, buscando linhas de crédito ou equivalentes com dados de terceiros, criando perfis e cadastros falsos com a identidade de outras pessoas, e assim por diante.

Por isso, é imprescindível adotar boas práticas na segurança de dados armazenados em sites, preservando a privacidade e segurança dos clientes e assegurando a veracidade do sistema financeiro adotado na plataforma.

Além desses dois grandes impactos, a empresa ainda pode ser prejudicada pelo:

  • cancelamento de uma venda realizada sem o reconhecimento de compra pelo titular do cartão (chargeback);
  • tempo de identificação do problema (processo manual) e correção;
  • tempo de análise de uma nova ocorrência;
  • confiança na contratação de um sistema de proteção digital;
  • desgaste no relacionamento com o cliente.

Para implementar a estratégia mais adequada na prevenção de fraude no ambiente digital, sua empresa deve analisar os mecanismos adotados para gerir essa frente comercial.

Como proteger seu negócio contra fraudes no ambiente digital?

Antes de mais nada, o mais importante é mapear as dores do seu negócio no cenário virtual. Como cada organização possui um problema particular, para que a solução antifraude seja eficiente, o sistema de proteção escolhido deve estar alinhada às suas reais necessidades.

Entenda a fonte do problema e considere questões como:

  • automação de processos de pagamento;
  • criação de histórico de fraude no ambiente digital com identificação de recorrências;
  • monitoramento de compras contínuas em um mesmo dia;
  • sistema especializado em análise de risco com foco na prevenção;
  • certificação de segurança.

Assim, diante das diversas opções de softwares e inteligências disponíveis no mercado, considere esses requisitos para prevenir a sua empresa de fraude no ambiente digital.

Quais os tipos de fraude no ambiente digital mais frequentes?

Para se prevenir contra as tentativas de fraude no ambiente digital, é preciso conhecer primeiro as formas mais comuns de ataques. Confira algumas delas seguir!

1. Phishing

De todos os modelos de invasão que levam à fraude no ambiente digitais, aquelas associadas com engenharia social são as mais perigosas. Isso porque a taxa de sucesso alta e, quando bem-sucedido, é difícil de ser identificado.

O phishing é um desses modelos. Ele funciona como a réplica de uma página, e-mail ou aplicativo oficial, e busca obter credenciais de usuários.

A melhor forma de se prevenir contra essa fraude é por meio da orientação. Sua equipe deve ser lembrada sobre o uso consciente da internet quando estiverem conectados à rede organizacional. Assim, a invasão se torna menos propícia.

2. Malware/Vírus

Os malwares são uma extensão da engenharia social. Mas, em vez de buscarem dados de acesso, esses vírus enganam o usuário para a instalação de um código malicioso dentro do sistema. Assim, o usuário dá permissão para que ele modifique dados e configurações.

Muitos deles vêm em downloads ou anexos de e-mails, por isso monitorar essas atividades, limitar as credenciais de instalação de novos softwares e orientar a equipe são passos essenciais de prevenção.

3. Vazamento de dados

O vazamento de dados é uma fraude no ambiente digital que acontece quando há vulnerabilidade no site ou aplicativo hospedeiro. Esse crime funciona como um roubo sistemático, em que dados confidenciais são disponibilizados publicamente.

Ou ainda podem não ser publicados e usados de forma restrita para ataques mais complexos. Para se proteger é preciso investir em servidores mais robustos, com mais recursos disponíveis para proteger o sistema.

4. Autofraude

Essa é uma fraude no ambiente digital que exige muita paciência. Uma pessoa de má fé simula ser vítima de fraude para obter a isenção do pagamento de alguma compra realizada no cartão de crédito.

Para se prevenir desses golpes, a empresa deve guardar todos os comprovantes de movimentação de compra, ter o recibo como peso do pacote enviado, pedir uma confirmação de recebimento, e assim por diante.

5. Falsidade ideológica

Outra fraude no ambiente digital que acontece é a falsidade ideológica. Uma criminoso se passa por outra pessoa para conseguir alguma facilidade significativa como um empréstimo com liberação imediata.

Para evitar esse tipo de golpe, busque o auxílio da tecnologia. Os documentos públicos originais são criados com combinações padronizadas de números e elementos gráficos, diversos recursos digitais já são capazes de verificar se a combinação é verídica.

Viu, só? A fraude no ambiente digital é uma preocupação séria, mas que pode ser evitada. Por meio do emprego de um bom sistema de proteção e da orientação da sua força de trabalho, o seu negócio pode ficar protegido no cenário digital e prosperar com segurança.

Fonte:Xerpa

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