Como ter um escritório sustentável?


Diminuir o impacto ambiental e preservar o meio ambiente é um tema recorrente na sociedade. No mercado empresarial não é diferente, tanto que muitas empresas vêm buscando ter um escritório sustentável.

Ou seja, desejam o crescimento econômico, como qualquer outra, mas diferente de algumas evitam agredir o meio ambiente, agindo de maneira ambientalmente responsável.

Porém, com essa necessidade de preservação surgem também as dúvidas sobre como criar um escritório sustentável. Por isso, preparamos esse conteúdo especial para lhe ajudar a aderir práticas sustentáveis na sua empresa. Confira!

O que é escritório sustentável?

Pode-se explicar como escritório sustentável o espaço que adota uma série de ações, das mais simples às mais complexas, com o objetivo de contribuir com a preservação do meio ambiente.

Dentro dessa implementação de um escritório sustentável, selecionamos alguns pontos a serem implementados no ambiente de trabalho.

  • Diminuir o uso de copos descartáveis;
  • Diminuir o uso de papel;
  • Diminuir o consumo de energia elétrica;
  • Criar desafios de sustentabilidade para as equipes;
  • Inserir os valores de sustentabilidade na cultura da empresa;
  • Decorar o escritório com mais verde.
  • Abaixo vamos detalhar melhor cada item e mostrar como colocá-los em prática.

Diminuir o uso de copos descartáveis

São mais de 720 milhões de copos descartáveis utilizados por dia no Brasil, mostrou uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE).

Muitos deles no ambiente de trabalho, seja para beber água ou café. Um copo de plástico demora de 250 a 400 anos para se decompor.

Portanto, erradicar o uso de copos descartáveis na empresa não só vai diminuir os gastos na empresa como vai deixar seu escritório sustentável. Dentro dessa mudança é possível oferecer a equipe canecas ou garrafas personalizadas de vidro, porcelana ou alumínio.

O gasto para efetuar as compras pode ser maior, mas o resultado é um escritório sustentável e que vai economizar lá na frente ao não precisar mais adquirir os copos. 

Diminuir o uso de papel

Todo mundo já ouviu dizer que a automação é o futuro das empresas. Entretanto, esse chamado futuro já pode ser vivenciado no tempo atual com ações concretas.

Quando se fala em ter um escritório sustentável, por exemplo, a automação pode ser uma ferramenta fundamental nesse processo. Principalmente ao possibilitar a diminuição do uso de papel.

Um estudo do Catalog Spree e PaperKarma, realizado nos EUA, mostrou que se o país diminuísse o uso de papel em apenas 10% reduziria as emissões de gases de efeito estufa em 1,45 milhão de tonelada.

Dessa forma, escolher pelo formato digital pode trazer um alívio na preservação do meio ambiente. Logo, quem se livra da rotina de pilha de papéis acaba reduzindo os custos e possibilitando maior segurança de armazenamento dos documentos.

Diminuir o consumo de energia elétrica

Uma lâmpada de LED pode durar até 14 anos, segundo os próprios fabricantes. Além disso, a economia de energia desse modelo pode chegar a 90%, segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Trocar a lâmpada pode ser um começo nessa busca por um escritório sustentável. Contudo, sua empresa pode ir além disso, aproveitando a luz natural.

Evite deixar luzes acesas e conscientize os colaboradores a desligá-las quando não estiverem no ambiente e a priorizar a luz do sol quando possível.

Diminuir o consumo de água

Um estudo feito pelo Water Resources Group mostrou que a disponibilidade de água em 2030 vai ser menor do que a demanda, que vai ser 40% maior do que nos dias atuais.

Com isso, possuir um escritório sustentável, que diminui o consumo e desperdício de água, pode ajudar nesse duro impacto ao meio ambiente.

Adotar ações de prevenção como reforma nos banheiros, reuso da água, lavagens a seco, inspeção de vazamento e até aproveitamento da água da chuva pode contribuir com essa busca para se tornar um escritório sustentável e que se preocupa com o futuro do planeta. 

Criar desafios de sustentabilidade para as equipes

Que tal oferecer pequenas premiações para quem contribuir com um escritório sustentável? Muitas empresas criam metas e desafios de sustentabilidade e quem alcança ganha prêmios. Desde vales-presentes, almoços ou itens personalizados que diminuam os impactos ambientais. 

Essas recompensas, por menores que sejam, podem criar um clima de competição sadio e com desafios que estimulem os colaboradores a mudarem sua postura em relação a preservação do meio ambiente.  

Inserir os valores de sustentabilidade na cultura da empresa

Já ouviu o ditado de que o “exemplo arrasta”? No caso das empresas quanto mais elas inspiram os colaboradores, maiores as chances de engajá-los a seguir seus valores. Nesse caso, adotar na cultura da empresa valores de sustentabilidade pode influenciar os funcionários a seguirem o mesmo caminho.

Isso pode ser feito por meio de comunicados, sessões informativas ou até mesmo palestras que incentivem e exponham de forma concreta a importância da sustentabilidade para a preservação do nosso planeta.

Se for o caso, é recomendável até criar uma equipe que esteja focada na divulgação desses valores de escritório sustentável e que pratique ações que envolvam todos os colaboradores.

Decorar o escritório com mais verde

Você sabia que é possível aumentar produtividade dos trabalhadores em até 15% decorando o escritório com mais plantas? Essa conclusão tem como base um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália.

Sendo assim, decorar o escritório com um pouquinho mais de verde e elementos naturais pode deixar a equipe mais disposta e satisfeita, impactando diretamente no bem-estar dela.

E não só isso, deixando o escritório sustentável e com diversas plantas na decoração, pode melhorar até a qualidade do ar no ambiente. Então, investir em um pouco de verde nunca é demais.

Ser sustentável e o impacto no presente e futuro do planeta

Manter um escritório sustentável não só traz benefícios internos para a empresa, como na redução de custos com alguns materiais, mas contribui com o futuro do planeta.

Todos os dias há uma grande preocupação sobre como diminuir os impactos ambientais por meio de uma mudança de postura da população. O grande segredo para ajudar nesse desafio é mudando pequenas atitudes do dia a dia.

Neste artigo conhecemos algumas rotinas simples por sinal de como contribuir com o meio ambiente. Ações como a de diminuir o uso de copos plásticos e de papel e que podem ajudar de forma concreta na preservação ambiental.

Além é claro de ser uma excelente prática comercial deixando uma imagem positiva para funcionários, clientes e parceiros. Quer saber mais sobre a importância na relação RH e práticas sustentáveis? Leia nosso artigo “RH e sustentabilidade: aprenda a fortalecer essa relação na empresa”.

 

Fonte:Xerpa


Posts Relacionados

One Thought to “Como ter um escritório sustentável?”

  1. […] post Como ter um escritório sustentável? apareceu primeiro em Informativo de Tecnologia […]

Leave a Comment