Como ter uma visão 360 em seu negócio?

A gestão de pequenas empresas exige cuidados tão importantes quanto aqueles realizados em grandes negócios. Afinal, eles não estão, necessariamente, relacionados com o tamanho do negócio, mas com a eficiência com a qual lidamos com as questões do dia a dia.

Por isso, algumas estratégias utilizadas por grandes empresas podem – e devem – ser aplicadas para pequenos negócios. Assim, podem trazer mais benefícios para a organização e permitir um crescimento consistente, alavancando os resultados e evitando o microgerenciamento, prejudicial para os negócios.

Uma das formas para isso é implementar uma visão 360 da empresa. Vamos falar mais sobre o tema, tirar suas dúvidas e mostrar como trazer esse conceito para seu negócio. Boa leitura.

O que significa ter uma visão 360 do negócio?

A visão 360 é um modelo de gestão que cada vez ganha mais força porque, como o nome sugere, promove uma visão holística do negócio. Ela permite uma análise mais profunda e consistente sobre as diferentes áreas da organização, de forma individual e integrada, e como os resultados individuais interferem no todo.

Assim, é possível analisar como os setores de vendas, financeiro, marketing, jurídico, compras, entre outros, atuam de forma individual, e como cada um deles impacta os resultados gerais da organização.

Assim, a visão 360 entende que o negócio é um sistema e, portanto, problemas em setores individuais influenciam a estrutura como um todo. É possível analisar quais são os pontos fortes e que auxiliam a impulsionar o negócio, bem como verificar quais são aqueles que precisam de ajustes, pois estão impactando a sua performance.

Alguns de seus pilares principais são:

  • planejamento;
  • organização;
  • direção;
  • controle.

Esses quatro pontos são trabalhados na empresa inteira, traçando metas, objetivos e estratégias que são comuns a todas as áreas e que façam sentido para as equipes individuais. Ao longo do tempo, dados importantes são coletados para que seja feita uma gestão de resultados individuais e coletivos.

Com isso, o gestor saberá como atuar, de forma cirúrgica, nos casos em que intervenções são necessárias, propondo mudanças que sejam efetivas.

Qual a importância de ter essa visão?

A visão 360 é essencial para permitir melhores resultados nas organizações, independentemente de seu tamanho, trazendo uma série de benefícios para os negócios. Veja os principais deles, a seguir.

Visão integrada

Um dos motivos pelos quais a visão 360 é tão importante diz respeito à mudança no panorama sobre a organização. Isso porque, nos modelos anteriores tradicionais, o negócio era visto como uma série de setores individuais, cada um operando com seus próprios objetivos e metas, sem diálogos entre si.

Com esse modelo de gestão, os responsáveis conseguem uma análise holística, compreendendo que toda empresa é um sistema e, assim, conseguindo identificar quais os pontos que estão interferindo nas questões gerais e conseguindo otimizar os resultados gerais.

Antecipação de tendências

Engana-se, quem acha que a visão 360 diz respeito apenas à análise interna do negócio. Ela permite a avaliação do cenário externo, verificando quais são os pontos fortes e fracos no mercado atualmente.

Com a concorrência cada vez mais forte, antecipar-se a tendências é fundamental para sair à frente e conseguir um posicionamento de destaque, principalmente, lançando produtos ou serviços que estejam de acordo com as demandas do público.

Tomada de decisões mais bem embasadas

Como a visão 360 leva à necessidade de coleta de dados, é possível ter em suas mãos as informações necessárias para tomar decisões com embasamento e, assim, ter maior eficácia em suas atividades. Isso porque há cada vez menos espaço para erros internamente. Por isso, é fundamental que as ações sejam pontuais e estratégicas.

Por exemplo, a decisão de lançamento de um produto precisa passar pelo aval do melhor cenário para isso. Com os dados coletados durante os processos de gestão 360, é possível realizar uma avaliação consistente e identificar se, de fato, é o melhor momento ou se é preciso acertar alguns pontos para esse fim.

Como ter uma visão 360?

Vamos mostrar alguns passos que auxiliarão nessa adesão, a seguir.

Converse com os colaboradores de diferentes áreas

Para integrar os diferentes setores, é fundamental conversar com os colaboradores dessas áreas, ouvir suas demandas e de que forma suas atividades dependem de outros gestores. Com isso, é possível fazer um mapeamento de processos eficiente, que possa auxiliar não só você, mas todos os gestores, a conseguir ter uma visão holística do negócio.

Analise os dados disponíveis

Para desenhar quais mudanças precisam ser realizadas para implementar uma visão 360, é fundamental identificar a situação atual. Por isso, analise os dados que você tem no momento e verifique qual o contexto, os principais gargalos existentes e como você pode intervir para potencializar resultados, bem como analisar a produtividade ao longo do tempo.

Alinhe processos

Para que ocorra a integração dos setores, os processos precisam, em primeiro lugar, passar por um alinhamento preciso para, de fato, atuar de forma sinergética. Não adianta, por exemplo, implementar a visão 360, mas cada área atuar como uma ilha própria, com seus métodos, prazos, modelos de relatórios, entre outros.

Sente-se com seus gestores e alinhe as questões que precisam ser definidas. Dessa forma, será possível minimizar possíveis falhas e alavancar resultados.

Tenha softwares de gestão integrada

Os ERPs (Enterprise Resource Planning) são softwares de gestão integrada que permitem a sua empresa ter facilidade no acesso a informações dos diferentes setores e ter uma visão holística do negócio. Com isso, é possível ter um monitoramento mais eficiente e permitir os benefícios que listamos anteriormente.

A visão 360 está devidamente alinhada com os novos valores praticados na sociedade e, por isso, é importante que você esteja atento sobre como adotá-la com eficiência. Siga as dicas que oferecemos neste artigo e temos certeza de que seu negócio alavancará os resultados.

Você quer saber mais sobre como fazer uma gestão eficiente no seu negócio e acompanhar outras informações importantes para as organizações? Conheça nosso podcast no Spotify ou Google Podcasts e ouça nossos programas que falam sobre empreendedorismo, contabilidade, tecnologia, Certificação Digital, segurança na internet e muito mais!

Posts Relacionados