Como um Contador pode lidar com as emoções no ambiente de trabalho

Como um Contador pode lidar com as emoções no ambiente de trabalho

Prazos, clientes difíceis, mudanças inesperadas nas leis, Receita Federal voltando atrás sobre o que já estava pacificado e, claro, o sistema parando de funcionar no último dia do prazo. São muitas as questões do dia a dia que afetam o dia a dia de um(a) Contador(a) e, muitas vezes, abalam suas emoções, especialmente nos dias de maior sensibilidade.

Afinal, Contadores também têm sentimentos. Mas nem sempre podemos jogar tudo para o alto, pegar a bolsa ou a mochila e ir embora para nunca mais voltar. Afinal, os boletos batem à porta, religiosamente. E são pelo menos quatro anos de faculdade para chegar neste lugar, então uma atitude como essa poderia gerar sérios arrependimentos futuros. Pensando nisso, as dicas de hoje são voltadas a como lidar com essas emoções no ambiente de trabalho.

Como lidar com emoções no ambiente de trabalho

Conheça-se

Algo importante que a maturidade traz é o autoconhecimento. Com o passar do tempo, descobrimos o que funciona como um gatilho em nosso emocional e passamos a evitá-los ou a minimizar os danos que essas situações causam. Alguém que se estressa facilmente pode evitar zonas de conflito direto. Já quem é sensível a críticas precisa enxergar seu trabalho como algo de valor e investir cada vez mais em capacitação. A ideia é achar um equilíbrio.

Aprendendo a lidar com pessoas

Essa talvez seja a missão mais difícil da vida. Lidar com pessoas é uma arte que poucos dominam, mas todos podem ter conhecimentos básicos. O principal aqui é respeitar os próprios limites e os dos outros. Há quem se irrite com conversas paralelas no ambiente profissional, enquanto há pessoas que não gostam do silêncio e se tornam mais produtivas ouvindo música, por exemplo. Para ambos, um fone de ouvido pode ser um grande aliado. Além disso, cada um tem sua forma de trabalhar. O importante é o resultado final ser o desejado, certo?

Sempre haverá problemas

Não há emprego perfeito. Alguns são melhores, outros piores, mas o fato é que em todos haverá problemas e aceitar isso torna a jornada mais fácil. Na Contabilidade, especificamente, sempre haverá prazos a cumprir e sistemas com os quais lidarem. Clientes difíceis também fazem parte do pacote. A grande questão é aprender a lidar com cada um deles.

Divirta-se e conserve um hobby

Fica a dica: seu trabalho é importante, mas não deve ser tudo na sua vida. Por isso, invista em experiências boas na sua vida pessoal. Viaje, divirta-se, saia com os amigos, dê boas risadas, tempo à sua família e cuide da sua saúde. Se possível, desenvolva um hobby, como um esporte, uma atividade cultural ou a participação em programas sociais voluntários.

Em casos extremos busque ajuda profissional

Devemos perder o preconceito de procurar a ajuda de um profissional quando não conseguimos lidar com nossos problemas sozinhos. Terapia não é algo para somente para pessoas com problemas psicológicos. Na verdade, é uma boa prática para quem deseja ter mais qualidade de vida. Simples assim.

Fonte: Certisign

Posts Relacionados

Deixe um comentário