Comportamento da geração z no mercado de trabalho

imagem de três jovens em sala de reunião

A geração Z ingressou no mercado de trabalho para revolucionar as relações trabalhistas. Ela é caracterizada por jovens nascidos em um mundo conectado pela internet e trazem consigo características desse período da nossa história.

Tem sido um desafio para as empresas receber e reter esses talentos, marcada por jovens revolucionários que não desejam apenas ter um bom salário e um emprego estável, mas também se sentirem sempre desafiados.

Se seu negócio apresenta dificuldades para lidar com a geração Z, esse artigo pode ser importante para que entenda como esses jovens pensam e o que fazer para motivá-los a permanecer em seu quadro de funcionários. Boa leitura!

Características da geração Z

Essa parcela da sociedade é composta pelas pessoas nascidas entre 1995 e 2010. Aqueles que nasceram na segunda metade dos anos 1990 estão saindo da faculdade e levando para o mercado de trabalho suas experiências de vida, que apresentam uma relevância essencial no tipo de emprego que procuram.

Esses jovens têm a tendência a simplificar e antecipar muitas situações, características valiosas para um mercado de trabalho muito competitivo, em que a otimização de atividades tem consequências positivas na produtividade.

Outro ponto a favor da geração Z é sua facilidade de compreensão e domínio da tecnologia. Ela não precisou se adaptar aos avanços digitais assim como outras gerações, pois o contato com a internet foi construído de forma natural.

A geração Z utiliza aplicativos, comunicação por vídeo e se conecta com todo o mundo por meio de dispositivos digitais. Essa familiaridade os torna adaptáveis a diversos tipos de atividades, uma vantagem para o mercado de trabalho.

Essa facilidade na utilização de smartphones e tablets os transformou em uma população que consegue realizar diversas tarefas ao mesmo tempo. Nas companhias, esses jovens são vistos como colaboradores ágeis e produtivos.

Porém, uma característica que dificulta sua relação com as empresas é sua impaciência, a atração pelas mudanças e o desânimo com rotinas e burocracia.

Como utilizar a geração Z nas empresas?

Esses jovens desenvolveram sua relação com o trabalho de uma maneira bem opostas às gerações anteriores, principalmente por conta da relação íntima com a tecnologia, o que os tornou mais rápidos, multitarefas e bem informados.

A geração Z não se satisfaz somente com o sucesso financeiro. Ou seja: outros pontos valiosos para ela são a realização de atividades prazerosas, novas experiências e conseguir mais qualidade de vida no trabalho e na vida pessoal.

Tais características fazem dos integrantes da geração Z profissionais criativos, dinâmicos, interativos, multitarefas e proativos. Conseguem concluir uma tarefa com mais velocidade e têm iniciativa para começar a realizar novas atividades.

Pensam sempre em formas de otimizar processos burocráticos e entediantes. Assim, buscam realizar as tarefas rotineiras o mais rápido possível para conseguirem focar no que consideram realmente fundamental para o negócio.

A geração Z não “veste a camisa” da empresa, pois possui uma característica individualista. Esses jovens são comprometidos em primeiro lugar com o próprio desenvolvimento profissional e a construção de seu estilo de vida.

Para haver retenção de talentos é preciso oferecer diferenciais além do salário, como progressão de carreira, atividades dinâmicas, oportunidade de desenvolvimento de novos projetos e benefícios em qualidade de vida, como trabalho em home office.

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Fonte: Folha Certa

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