Comunicação empresarial. Qual é a sua importância para o sucesso de um negócio?

um homem e uma mulher conversando olhando para um tablet

Um bom plano de ação, estudo de mercado, captação de recursos, capital de giro, capacitação de colaboradores, definição de missão, visão e valores. É ponto pacífico que tudo isso faz parte do dia a dia de um negócio bem-sucedido. Porém, ao mesmo tempo em que focam nesses fatores, muitos empreendedores e gestores deixam de tratar com a devida atenção algo que pode ser um grande diferencial no mercado: a comunicação entre as pessoas que fazem a empresa.

Essa prática tem se tornado cada vez mais importante porque é a melhor maneira de garantir o engajamento dos colaboradores, o que, já no curto prazo, torna a empresa mais produtiva. Mas o que, de fato, é essa tal de comunicação empresarial?

É uma ferramenta estratégica que garante a união e o engajamento entre colaboradores e gestores, com a troca constante de informações. Envolve o comprometimento de toda a empresa, para que todos os objetivos sejam traçados com clareza e alcançados com sucesso. Quando realizada de maneira eficiente, a comunicação empresarial proporciona o aumento da credibilidade da organização frente ao setor no qual atua e, consequentemente, amplia os lucros. O fato é que clientes e fornecedores percebem quando uma empresa possui colaboradores engajados e políticas transparentes.

Se estiver motivado, o colaborador se compromete e deseja ver a companhia crescer e se destacar no mercado. Para que isso aconteça, é necessário investir em um diálogo constante com toda tecnologia à disposição, garantindo vários canais de contato com a equipe. É essencial tratar as pessoas de forma individualizada, fazendo com que sempre se sintam importantes.

Para construir uma melhor uma comunicação efetiva, a empresa deve seguir três passos básicos, porém fundamentais:

1. Agilidade

Garantir agilidade nos processos é um fator essencial para o sucesso dessa estratégia. Já que é para todos, o projeto que acaba de sair do papel precisa ser compartilhado com os funcionários;

2. Interatividade

É importante que todos os colaboradores de uma empresa tenham acesso aos principais canais de comunicação, como WhatsApp, Intranet, Rede Social corporativa, Instagram e/ou e-mail. Dessa forma, todos ficam informados sobre as rotinas e qualquer mudança que houver nos processos em que estejam incluídos;

3. Monitoramento de resultados

Monitorar os resultados é a melhor forma de saber se os objetivos estão sendo atingidos. Ter conhecimento sobre o que acontece após um projeto de marketing, por exemplo, é essencial para se ter uma noção se as estratégias usadas estão sendo adequadas. A obtenção de resultados positivos envolve também o conhecimento sobre o público-alvo, se ele está sendo atingido.

* Laila A. Wajntraub é fundadora e CEO do Clube da Fala. Fonoaudióloga e professora de oratória, tem vasta experiência com especialização em fonoaudiologia empresarial, conhecimentos em neurociência, teatro e é pós-graduada em psicologia positiva. Trabalha com oratória em cursos, palestras, consultorias individuais e empresariais há 20 anos.

Fonte: administradores.com.br

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