Confira 8 utilidades para o certificado digital!

ilustração de um escritório com estante e mesa para computador

Você já reparou que o uso de certificados digitais tem sido cada vez mais comum — e indispensável — em muitas situações do nosso dia a dia? E isso se aplica tanto para funções públicas quanto privadas, como é o caso da área de contabilidade e das autoescolas.

Essa popularização tem razão de acontecer: as utilidades do certificado digital são muitas e capazes de descomplicar e dinamizar uma série de processos burocráticos.

Mas não é só isso. Embora poucos saibam, o uso desse tipo de certificação eletrônica vai muito além da validade jurídica, da segurança e da otimização de tempo das empresas e pessoas. Neste artigo, trazemos oito diferentes usos possíveis da certificação online, mostrando como se beneficiar de cada um deles. Acompanhe!

Qual é a importância do Certificado Digital hoje em dia?

O certificado digital tem sido cada vez mais empregado para facilitar acesso a serviços pela internet e vem se tornando fundamental e necessário em diversos aspectos de uma empresa, uma vez que é capaz de garantir a segurança de documentos e informações pessoais e corporativas.

Isso porque o certificado digital é um arquivo eletrônico que contém um conjunto de informações que identificam de forma única um indivíduo ou uma empresa na internet.

Ele é emitido por autoridades certificadoras credenciadas pelo ICP-Brasil  (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), como é o caso da Serasa Experian. Esse órgão é vinculado ao governo brasileiro e regulamenta as atividades de certificação no país.

Os certificados digitais são classificados em três níveis:

  • o primeiro nível é destinado às transações simples, como envio e recebimento de e-mails;
  • O segundo nível é voltado para transações um pouco mais complexas, como compras online.
  • O terceiro nível tem como principal finalidade a assinatura de documentos juridicamente válidos.

Além da sua importância na questão da segurança, os certificados digitais também facilitam as relações comerciais entre as empresas, pois possibilitam a uma troca rápida e segura de documentos entre as partes. São benefícios que fazem com que cada vez mais organizações estejam adotando essa solução para melhorar sua competitividade nos negócios.

Se você quer saber mais sobre como aproveitar essa ferramenta, continue a sua leitura. A seguir, você saberá oito das principais maneiras de utilizar um certificado digital, acompanhado de uma breve explicação sobre cada uma delas. Confira!

1. Assinatura de documentos legais

O uso do certificado digital como uma ferramenta de assinatura eletrônica faz com que a transmissão de documentos legais seja mais segura e prática. Com ele, é possível confirmar a identidade do signatário e garantir que o documento não foi alterado durante a transmissão.

Ainda, o uso do certificado digital facilita a verificação da autenticidade dos documentos pelas partes envolvidas na negociação.

2. Confirmação de presença em cursos oficiais, como em autoescolas

O certificado digital é um recurso importante para a confirmação de presença em cursos oficiais, como autoescolas. Ele pode ser usado para verificar se um determinado curso foi concluído e, consequentemente, fornecer a confirmação de que o aluno está apto para obter a licença de condução.

Além disso, o certificado digital também pode ser útil na hora de solicitar bolsas de estudo e outros benefícios acadêmicos de maneira rápida e remota.

3. Aluguel de imóveis

O certificado digital é muito útil para uso durante os trâmites necessários para o aluguel de imóveis, pois permite que os proprietários confirmem a identidade dos inquilinos e assim evitem problemas com locatários mal-intencionados.

Além disso, o certificado digital também pode ser usado para assinar contratos eletrônicos, tornando o processo de aluguel mais rápido e conveniente.

4. Compra, venda e transferência de carros

O certificado digital também é uma ferramenta muito útil para a compra, venda e transferência de veículos. Ele permite que você realize transações de forma segura e sem precisar de um intermediário.

A certificação online pode ser usada para também para confirmar a identidade do vendedor e do comprador, evitando, assim, fraudes.

5. Prestações de contas de empresas com o governo

O certificado digital é um dos recursos mais importantes para as empresas que precisam prestar contas ao governo. Ele garante a autenticidade e a integridade dos documentos enviados pelas empresas, além de proporcionar um maior controle sobre o envio e o recebimento de informações.

Com ele, as empresas podem acessar os sistemas do governo de forma segura e, com isso, garantir que as informações enviadas pelos seus colaboradores cheguem às mãos certas.

6. Assinar escrituração fiscal e contábil

Já para a assinatura de escrituração fiscal e contábil, tem sido uma ferramenta muito útil para garantir que as informações financeiras e fiscais estejam sempre seguras. Com ele, os profissionais da área conseguem manter um controle preciso sobre todos os documentos assinados eletronicamente, e ainda podem facilitar o compartilhamento dessas informações com outras pessoas ou empresas.

7. Acessar o e-CNH

Com o recurso, você tem a possibilidade de acessar o e-CNH, o documento digital oficial do Detran para os habilitados. Isso porque o certificado digital permite validar as informações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ter acesso às suas principais funcionalidades.

E não é só isso: o mesmo certificado digital utilizado na CNH também pode ser usado para assinar diversos outros tipos de documentos digitais e fazer transações online com total segurança.

8. Participar de leilões da Receita e Polícia Federal

Tem sido muito importante o uso dos certificados digitais para participar de leilões da Receita e Polícia Federal. Ele garante que o licitante é quem realmente diz ser, evitando, dessa forma, que aconteçam fraudes, assegurando a transparência do processo.

O certificado digital também facilita a identificação dos documentos enviados pelo licitante, pois todos os arquivos ficam armazenados em um repositório seguro.

Eu quero um certificado digital! Como eu consigo tirar o meu?

Para adquirir um certificado digital é preciso realizar a comprá-lo por uma autoridade certificadora. Aqui na Serasa Experian, você consegue qualquer um dos tipos de certificados que mencionamos durante o texto, em três etapas:

  • A primeira delas é a compra do certificado digital ideal para você: acesse o site do Serasa Experian e clique no botão “Meu Certificado Ideal”. Recomendamos que faça o teste que temos disponível, respondendo algumas perguntas rápidas. Dessa forma, nosso sistema já identifica qual o modelo ideal para a sua compra — pode ser tanto para pessoas físicas (e-CPF) quanto para jurídicas (e-CNPJ). Você ainda pode escolher por certificados específicos para profissionais autônomos ou um Certificado SSL para seu e-commerce;
  • O segundo passo é a emissão do certificado digital. Nessa etapa, acontece a validação dos documentos, podendo ser realizada por videoconferência (conforme regras) ou presencialmente, você é quem escolhe;
  • A terceira e última etapa é a instalação do certificado digital na máquina em que ele será usado. Não se preocupe com essa etapa, ela é mais simples do que parece. Além disso, temos uma série de conteúdos voltados para este tema em nosso blog. Se mesmo assim você ainda tiver com dificuldades, poderá entrar em contato com o nosso suporte e daremos todo o auxílio que precisar.

Como vimos ao decorrer do conteúdo, são muitas as utilidades do certificado digital, oportunidades de uso e os benefícios que esse recurso pode trazer para nós e para nossas empresas. Também acompanhamos como podemos adquirir os certificados e os processos para começar a usá-lo.

Achou tudo o que mostramos interessante? Então compre agora mesmo o seu certificado com a Serasa Experian! Não perca mais tempo e nem deixa as oportunidades passarem. Os certificados eletrônicos chegaram para ficar!

Fonte: Serasa Experian

Posts Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments