Confira algumas razões para investir em segurança do trabalho


Segundo dados apresentados pela Previdência Social, o número de afastamentos por acidente de trabalho foi 1,8 milhão entre 2014 e 2018. Essa é uma informação que poucas pessoas sabem, mas o número de acidentes de trabalho no Brasil cresce mais a cada ano. Por todas essas razões, é muito importante fortalecer os cuidados e todas às medidas na segurança do trabalho.

É verdade que muitas pessoas não se preocupam com as funções importantes de segurança, e também não utilizam os equipamentos considerados essenciais em atividades que apresentam algum risco. Por isso a importância de falar mais a respeito desse tema.

Motivos para investir na segurança do trabalho

Como evitar graves acidentes

Nos dias de hoje, estamos sujeitos a muitas questões que podem envolver acidentes e vários tipos de perigos no ambiente de trabalho, sendo assim, todo cuidado é relevante.

Ter itens como extintor de incêndio e uma luminária a prova de explosão, pode ser uma boa opção. Ela funciona como um revestimento de cilindros para as lâmpadas.

Outro fator importante, é escolher fornecedores de extintor de incêndio que no prazo de troca e recarga, disponibilizem extintores em estoque, porque dessa forma a segurança é mantida.

Caso aconteça a falta desse tipo de equipamento, problemas graves podem ocorrer na ocasião de algum acidente. Leve em consideração o tamanho que a empresa tem, porque a questão do espaço vai ditar a quantidade de extintores espalhados pelo ambiente.

Lembre-se também de ficar bem atento nas áreas de instalação dos extintores, porque além de entender a diferença de cada modelo de extintor, é preciso utilizar o correto para cada tipo de empresa.

Diferentes acidentes com fogo

No caso de acidentes com fogo, como por exemplo, um incêndio, é necessário agir com cautela e muita concentração. O primeiro passo é descobrir uma maneira segura, o que está pegando fogo e qual a dimensão do problema.

Se a empresa conta com algum tipo de brigadista, eles serão os responsáveis por direcionar as pessoas, e também trabalham com o uso de extintor de maneira certa. Mas a postura de se manter calmo é fundamental para todos os momentos.

Se o ambiente conter alarmes, é imprescindível acioná-los. Porque isso pode servir como um alerta, para as pessoas que estão em uma distância maior, saibam o que está acontecendo por meio do barulho do alarme.

Cuidados importantes com instalações

No momento de trocar alguma porta existente na empresa, é necessário muita atenção para que a instalação aconteça de forma correta e não gere nenhum problema na empresa.

O assoalho de madeira é um item muito utilizado. Por mais que seu aspecto seja elegante, para que o material tenha maior durabilidade, é importante que as devidas manutenções sejam feitas periodicamente.

E para que não aconteça nenhum erro na instalação, conte com profissionais especializados para garantir a segurança e um trabalho bem feito, de quem é realmente especialista nesse tipo de assunto.

Tela de proteção para mais garantia da segurança do trabalho

Tela de proteção também é uma medida importante, com o objetivo de evitar acidentes de quedas, por exemplo.
No caso de construções de grande porte, edifícios, estádios, entre outros ambientes, muitos trabalhadores acabam se arriscando em situações de acidente de trabalho, por falta de proteção.

Para não ter esse tipo de problema, o ideal é que seja instaladas plataformas e também telas de proteção.
Algumas regras regulamentadoras são obrigatórias no ramo da construção civil, e é fundamental que elas sejam seguidas, para que dessa maneira, a segurança no trabalho possa ser mantida.

Fique atento com as informações corretas

No decorrer deste artigo, mostramos para você algumas dicas sobre segurança no trabalho, mas é muito importante sempre se atualizar sobre as normas de segurança no trabalho, para que atividades ocorram com segurança, tranquilidade e mais conforto.

Sendo um ambiente seguro e ótimo para quem emprega, e quem trabalha.

Esse conteúdo foi escrito pela assessoria das Soluções Industriais em parceria com o blog Certisign.

Fonte: Certisign


Posts Relacionados

2 Thoughts to “Confira algumas razões para investir em segurança do trabalho”

  1. […] post Confira algumas razões para investir em segurança do trabalho apareceu primeiro em Informativo […]

Leave a Comment