Conheça as diferenças entre “balanço patrimonial” e “balancete contábil”

É claro que para ter sucesso nos negócios é preciso, entre vários outros fatores, saber qual a situação financeira da empresa. Por isso que os relatórios, como o balanço patrimonial e balancete contábil, são peças determinantes para os empresários de todos os portes e segmentos conseguirem manter as informações de cunho financeiro e tributário em ordem – evitando, assim, que os riscos intimem a continuidade e a saúde do estabelecimento.

Balanço patrimonial e Balancete contábil são totalmente diferentes

Na prática, o balanço e o balancete (que são instrumentos diferentes, apesar de muitas pessoas, erroneamente, os acharem iguais) demonstram de forma muito eficaz as operações que ocorrem na organização. Mas, qual é a diferença entre um e outro? É o que veremos a seguir:

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial é uma demonstração contábil obrigatória, que faz referência à conjuntura qualitativa e quantitativa da posição patrimonial e financeira da empresa em um período determinado, que deve ser preparado anualmente.

Como funciona?

Neste instrumento, as contas devem ser classificadas segundo os elementos do patrimônio e agrupadas de forma que simplifique a análise da situação econômica da empresa. De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei nº 6.404/1976, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação.

Este balanço é constituído pelo ativo (bens, direitos e aplicações de recursos monitorados pela entidade), passivo recursos representados pelas obrigações para com terceiros, provenientes de eventos ocorridos que exigiram ativos para o seu pagamento – e patrimônio líquido, que é o dinheiro próprio da empresa, sendo que a sua quantia é a diferença positiva entre o valor do ativo e o valor do passivo.

Quando é necessário seu uso?

Ademais, o balanço patrimonial é um documento sempre requisitado quando a empresa vai participar de licitação. Tudo porque a Lei nº 8.666, de 1993 prevê, em seu artigo 31, a obrigatoriedade deste instrumento, sendo que é posto da seguinte forma: além da certidão negativa de débitos e algumas garantias, para participar de licitações, é obrigatório apresentar o “Balanço Patrimonial e Demonstrações Contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrado há mais de três meses da data de apresentação da proposta”.

Balancete contábil

Por sua vez, no balancete contábil, também conhecido por balancete de verificação, são postas todas as contas utilizadas pela empresa, tanto patrimoniais quanto de resultado, demonstrando saldos, débitos e créditos. As contas deste instrumento, no fim do exercício, nem sempre traduzem os valores reais do patrimônio, porque os registros contábeis não presenciam o desenvolvimento patrimonial da empresa.

Na prática, o balancete é umrelatório extraído do livro contábil e que engloba todos os dados contábeis das contas em atividade da empresa, bem como o saldo de cada uma delas.

O que contém?

Um balancete completo contém informações quanto aos valores em caixa, estoques de produtos, valor dos bens – como automóveis, eletrônicos, máquinas, utensílios e equipamentos –, recursos a receber em curto e longo prazo, previsão de custos com pagamento dos colaboradores, impostos a pagar, rendimento do capital social, reservas e informações bancárias completas.

Vejam bem: em toda empresa os componentes patrimoniais aumentam ou diminuem de valor o tempo todo, já que o entra e sai de dinheiro é feito em a qualquer momento. Por isso é de suma importância que a Contabilidade registre tais variações. Afinal, manter um orçamento em ordem é sinônimo do sucesso ou fracasso de um negócio.

É fundamental no seu negocio

Por fim, o balancete contábil, mesmo não tendo um caráter obrigatório para fins da legislação, é um documento extremamente importante para avaliar a saúde e o desempenho de um negócio. Ele permite traçar estratégias e qualificar a gestão. À vista disso, o gestor deve compreender o funcionamento desta ferramenta contábil e, com a ajuda de um profissional da Contabilidade, utilizá-la em favor de resultados positivos.

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