Conheça as novas mudanças anunciadas para o eSocial 2020

A novela continua: o cronograma do eSocial foi novamente alterado. Desta vez, com o adiamento da obrigatoriedade de eventos que passariam a ser exigidos em janeiro de 2020.

Mudanças no cronograma do eSocial

Segundo o Comitê Gestor do eSocial, o adiamento afetará:

Eventos de folha de pagamento para o Grupo 3 (micro e pequenas empresas, Microempreendedores Individuais – MEIs, empregadores pessoas físicas e entidades sem fins lucrativos);

Eventos de Segurança e Saúde no Trabalho – SST para o Grupo 1 (empresas com faturamento superior a R$78 milhões);

Eventos do Grupo 4 (órgãos públicos e organizações internacionais).

Causas

O adiamento se deu, conforme anuncia o Comitê Gestor, em razão das mudanças geradas pelo projeto de simplificação do eSocial. Outra razão foi a necessidade de adequação à Medida Provisória nº 905/2019, que trata do Projeto Emprego Verde e Amarelo – o qual motiva a contratação de jovens entre 18 e 29 anos de idade. Isso gerou impactos na alteração do prazo estabelecido anteriormente para implantação do eSocial.

Até o momento não foram divulgadas as novas datas de obrigatoriedades para a entrega destes eventos, mas essa informação deve ser publicada pelo Comitê Gestor ainda em dezembro.

Certificado Digital

Para realizar as entregas fiscais e assinar documentos pelo computador ou smartphone com validade jurídica é necessário o Certificado Digital. Se o seu cliente ainda não tem ou precisa renovar, indique esse produto no Clube do Contador Certisign e ganhe comissão por cada indicação. Além disso, o programa de relacionamento oferece prêmios aos profissionais e, ainda, ter acesso a descontos exclusivos nas maiores lojas virtuais do Brasil.

Fonte: Certisign

Posts Relacionados

Leave a Comment