Conheça as vantagens do coaching na empresa

O coaching na empresa pode ser aplicado de diferentes maneiras. Uma delas, por exemplo, é para o desenvolvimento de lideranças, internamente, o que capacita os colaboradores e gera mais retenção e atração de talentos. No entanto, esse profissional pode ser aplicado também para a motivação e até mesmo para gerar o autoconhecimento de todos, o que pode promover os índices da organização

E, para que você entenda na prática o quanto esse tipo de investimento pode ser benéfico para todos os envolvidos, preparamos este post. Acompanhe-nos ao longo desta leitura, e entenda como o coaching na empresa pode ser um interessante diferencial!

O que é coaching?

Coaching é um processo de desenvolvimento que pode ocorrer nos âmbitos pessoal, profissional e empresarial. Para isso, um especialista (o coach) trabalha com os coachees (seus alunos) com base em uma série de conhecimentos, técnicas e ferramentas para auxiliá-los a alcançarem os seus objetivos.

Inclusive, os seus desafios e obstáculos que surgem no percurso. Não à toa, esse desenvolvimento é realizado a partir do autoconhecimento dos indivíduos.

E o coaching na empresa?

Dentro desse contexto de aprendizado e do desenvolvimento contínuo de capacidades e habilidades a fim de realizar objetivos, o coaching na empresa tem como objetivo a observação e avaliação dos profissionais e dos processos produtivos.

A partir desse diagnóstico inicial, o coach identifica os pontos fortes e de melhorias e aponta feedbacks construtivos para que cada indivíduo alcance resultados potencialmente melhoras, e gradualmente.

No entanto, essa é apenas uma das partes que compõe o trabalho do coaching na empresa!

Qual é o processo de trabalho do coaching na empresa?

Em um trabalho coletivo com os participantes, o coach tem uma metodologia pautada nas etapas que veremos logo a seguir!

Objetivos

Conforme destacamos, acima, o coaching na empresa tem início a partir da identificação dos objetivos propostos — em uma ideia que pode ser definida em coletivo entre o RH e a liderança da empresa.

Assim, o especialista tem em mãos todos os elementos para refletir sobre a melhor estratégia a ser aplicada. Bem como as técnicas e ferramentas que vão nortear à realização de um projeto bem-sucedido.

Plano de ação

Com um norte definido para o coaching na empresa, é hora de definir o plano de ação.

Aqui, a ideia consiste em definir as metas e também o percurso estratégico a ser trilhado — seja individual ou coletivamente —, para que o problema identificado seja resolvido e garanta os resultados esperados.

Outras estratégias

O coaching na empresa pode apontar, ainda, uma série de outros pontos de interesse a serem desenvolvidos. Alguns deles, que já havíamos destacado, mas que devem ser reforçados, como:

  • desenvolvimento de liderança, o que se reflete na qualificação e capacitação dos colaboradores. Assim, a empresa reduz os custos para atrair novos talentos, e retém o seu capital humano;
  • autoconhecimento, que são ações pontuais para que as próprias pessoas diagnostiquem os seus pontos fortes e de melhorias. Para uma empresa, isso se traduz em uma capacitação significativa para que o trabalho permaneça em constante evolução;
  • comunicação assertiva, algo elementar para ações internas, externas e também para o crescimento pessoal e profissional;
  • trabalho em equipe, que oferece à empresa os meios necessários para construir (e manter) um ambiente de trabalho produtivo, colaborativo e harmonioso;
  • cultura do feedback, que se inicia com o retorno do coach e, posteriormente, vai ser trabalhado por meio das avaliações de desempenho desenhadas pelo setor de RH.

E então, conseguiu identificar alguns pontos cruciais que o coaching na empresa poderia definir como modelo de trabalho na sua organização?

Vale observar, nesse sentido, a participação destacada do setor de RH nesse processo. Com isso, recomendamos que, após a leitura deste artigo, você confira nosso post sobre o conceito de recursos humanos e a sua atuação dentro das empresas!

Onde mais usar o coaching nas empresas?

Além do trabalho e dos aspectos pontuais citados no último tópico, o coaching na empresa também pode ser aplicado em outras situações, como:

  • processo de contratação de novos funcionários;
  • melhorias gerais nos índices de desempenho dos seus profissionais;
  • avaliação de promoções dentro da empresa;
  • gestão de crise e gestão de conflitos internos;
  • melhoria na comunicação e no relacionamento interpessoal na organização.

Trata-se, portanto, de um processo de contínua melhoria e desenvolvimento para conferir um status mais qualitativo em todas as áreas e pontos de atenção de uma empresa.

Quais são os benefícios do trabalho de coaching na empresa?

Como deve ter dado para perceber, o coaching na empresa pode servir como um instrumento de desenvolvimento em múltiplas camadas.

Não à toa, o termo coaching — termo muito presente no dicionário de RH, atualmente — oferece benefícios que se estendem de maneira ampla e diversificada no seu dia a dia. Por exemplo:

  • incentiva o autoconhecimento do indivíduo, fazendo-o desejar o contínuo desenvolvimento;
  • melhora o desempenho dos funcionários;
  • serve como um instrumento de desenvolvimento de capacidades, habilidades e comportamentos, até;
  • ajuda na adaptação às mudanças e, inclusive, na composição de um ambiente de trabalho positivo.

Consequentemente, pode ajudar também a reduzir o índice de turnover na organização, e agregar mais valor à sua marca no mercado. O que se mostra, também, um ativo e tanto para a retenção de talentos.

Assim, contar com um processo de coaching na empresa internalizado ou mesmo terceirizado, pode servir tanto para objetivos em curto prazo quanto para projetos contínuos.

E, agora, gostaríamos de ouvir um pouquinho a respeito das suas experiências no assunto. Sua empresa já trabalhou com um coach dentro da sua organização? Compartilhe as suas impressões, logo abaixo, no campo de comentários deste post!

Fonte:Xerpa

Posts Relacionados

Deixe um comentário