Consultoria Contábil: Benefícios e Quando Contratar

Obter uma visão diferenciada a respeito da situação em que sua empresa se encontra, é um grande passo para identificar as soluções adequadas para os problemas. Para que o seu negócio tenha um crescimento contínuo e se torne conhecido no mercado, é essencial que metas sejam traçadas para que ela se destaque em relação à concorrência.

A Consultoria Contábil tem vários meios que te auxiliam a coordenar os números da sua empresa, pois proporciona informações úteis que podem ser usadas com eficácia em ações futuras. Hoje em dia, está cada vez mais difícil escapar da competitividade do mercado, e para vencer esses desafios o seu negócio precisa estar bem estruturado. 

O que é Consultoria Contábil?

A Consultoria Contábil pode ser entendida como os serviços profissionais fornecidos por contadores ou escritórios de contabilidade voltados para: 

  • Controle financeiro e patrimonial;
  • Questões de natureza tributária;
  • Sugestões relacionadas à gestão empresarial e para tomada de decisões.

A empresa especializada nesse serviço vai analisar e interpretar todos os dados do dia a dia da sua empresa, tendo acesso a informações relevantes para que ele possa ajudar a melhorar a saúde financeira do seu negócio. Caso sua empresa esteja no início, montamos um guia de consultoria contábil para pequenas empresas.

O que faz uma Consultoria Contábil?

Um dos principais objetivos da Consultoria Contábil é auxiliar na manutenção e expansão das atividades da empresa, proporcionando mais eficácia nos seguintes segmentos:

  • Gestão financeira;
  • Planejamento tributário;
  • Rotinas trabalhistas.

No Brasil, contar com suporte na contabilidade da sua empresa é determinante para a sobrevivência no mercado de trabalho. Isso porque temos 63 tributos, 97 obrigações acessórias e 3.790 normas, isso apenas na planilha de impostos. 

Por isso a Consultoria Contábil é uma grande aliada para sua empresa. Ela cuida de todos os trâmites junto ao fisco, com transparência e fiel representação da situação patrimonial da empresa. Ela pode ser útil, por exemplo, para decidir qual o melhor regime tributário para a empresa, além de proporcionar ao gestor mais tempo para se dedicar a outras áreas da empresa.

Quais os benefícios de uma Consultoria Contábil?

Você deve estar se perguntando: quais os benefícios para minha empresa? As vantagens da contratação de uma empresa de consultoria contábil são inúmeras. Além da garantia de dados precisos sobre as áreas tributária, fiscal e financeira, há também a facilidade de análises completas, com relatórios detalhados para que as mudanças necessárias sejam feitas. Podemos destacar também:

  • Escrituração de todos os fatos ocorridos dentro de um período;
  • Envio de Declarações, demonstrativos e outras obrigações acessórias ao fisco;
  • Apuração de tributos;
  • Emissão de guias de recolhimento de tributos trabalhistas e fechamento de folha de pagamento;
  • Elaboração de demonstrações contábeis;
  • Relatórios mensais.

Apesar dessas vantagens serem muito importantes, existe outra que acaba passando despercebido por alguns empresários e que faz total diferença naqueles empreendimentos que contam com esse tipo de serviço: o foco no Core Business

O termo em inglês significa “coração do negócio” e a contratação de uma consultoria contábil possibilita ao empreendedor focar toda a sua atenção e esforços na gestão, administração, vendas, relacionamento com pessoas, funcionários, clientes e fornecedores. Além disso, poderão ser utilizadas as informações geradas por ela para tomar decisões importantes que impactarão positivamente o futuro do seu negócio.

Quando contratar uma Consultoria Contábil?

Por fim, a pergunta que fica no ar é a seguinte: qual é o melhor momento para contratar uma empresa de consultoria contábil? A resposta é muito simples: imediatamente. Para isso:

  • Procure uma assessoria especializada

  • Analise a reputação da empresa

  • Avalie a proposta de serviços

O mais importante é ficar claro que, ainda que a empresa seja pequena ou esteja iniciando as atividades no mercado, o serviço de contabilidade especializado sempre será necessário. 

Fonte: Fazenda Contabilidade

Posts Relacionados