Contabilidade Emocional, uma importante aliada na escalada do sucesso

Como diria Roberto Carlos em sua música “Emoções”: Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi“… Ah, as emoções… São tantas emoções… Mas, o que são? Por que elas exercem uma força incrivelmente poderosa em nosso comportamento? Por que exatamente temos emoções? E como se manifestam no dia a dia do profissional da Contabilidade?

Emoções na psicologia e na Contabilidade

Na psicologia, a emoção é delineada como uma condição profunda de sentimentos que provoca mudanças físicas e psicológicas e que induzem o nosso pensamento e comportamento. E é a mais pura verdade: você já reparou como fortes emoções podem fazer com que você tome atitudes que normalmente não faria. Mas e na Contabilidade? Neste espaço não falaremos das emoções sob o aspecto da psicologia, vamos nos ater ao assunto “emoções de Contadores“. E olha que nesta profissão há muitas emoções…

Rotina de um Contador

Nem é preciso dizer que Contador não tem vida fácil. Sempre há alguém disposto a lhe dizer que precisa se atualizar, se pretende continuar no mercado… que tem de se modernizar com os equipamentos eletrônicos… que é preciso compreender as leis e normas que são editadas quase que diariamente pelos fiscos.

Um Contador que tem de enviar várias declarações do Imposto de Renda no último dia do prazo naturalmente está nervoso, certo? E quando o programa da Receita Federal apresenta falhas? É natural que a primeira emoção a surgir seja a raiva… E o que dizer do fantasma da reoneração da folha de pagamento, que vai dar trabalho e retrabalho aos Contadores de forma geral? Dá vontade de explodir, não é mesmo?

O fato é que o Contador precisa ter muita, muita, muita inteligência emocional para suportar as guerras do dia a dia e segurar as emoções. Isso é Contabilidade Emocional!

Contabilidade Emocional

Diversos estudos atestam que as pessoas que conseguem controlar suas emoções de forma inteligente são as que melhor se saem na vida profissional, social, pessoal e acadêmica. Ou seja: autoconhecimento, automotivação e autoconfiança são ferramentas que devemos adquirir se queremos almejar sucesso e progresso.

Isso não significa que você deve ignorar as suas emoções e “impedir” as alterações de humor. Reforçamos apenas que é preciso saber administrar e contabilizar as suas próprias emoções, caso contrário, não basta estudar, nem se atualizar no Programa de Educação Profissional Continuada.

O que posso fazer?

Uma dica é parar de ouvir os “diabinhos” Internos que te mandam explodir, mostrar suas razões, exigir, falar mal… A recomendação é utilizar o artifício – empatia – que é a capacidade de se colocar no lugar do outro e tentar sentir o que as outras pessoas sentem, exemplificando:

  • “Abaixando o tom”, é possível conversar com seus clientes.
  • Ouvir seus problemas pessoais e profissionais ajudam a entender porque agem de determinada maneira.
  • A frase mágica: “Posso fazer algo para te ajudar?” pode abrir inúmeras portas e fazer milagres em sua vida pessoal e profissional.

Ou seja, a empatia pode contribuir sobremaneira para a Contabilidade Emocional

Provavelmente você conhece alguém que faz cursos, participa de seminários e palestras, se empenha bastante, mas não tem o reconhecimento que merece. Já outra pessoa, em pleno ano 2019 quase 2020, vive sofrendo intimidações por estar acima do peso e por usar um óculos fundo de garrafa.

Ou outro Contador, que teve problema com o envio da ECD e quase enfartou só de imaginar ter de pagar R$ 5 mil de multa! Também tem aquele que tem de atender cinco empresas, e os cinco empreendedores devem ter combinado entre si para não passar os dados cadastrais de seus funcionários para o eSocial, quando bate à porta… Dá vontade de ligar para eles e falar: “Escuta aqui, se vir multa a culpa é de vocês, tá? Quem avisa amigo é!“.

Viver no mundo de hoje não é tarefa fácil… mas não é impossível. Seja em casa ou no trabalho, a impressão é que as pessoas estão todas com os nervos à flor da pele. Tensão, estresse, ansiedade, inquietação, raiva, tristeza e ódio são emoções que batem de frente com a gente quase que todo santo dia.

Mas também dá vontade de virar para aquele nosso amigo Contador com dicas para ajudar no dia-a-dia como por exemplo: Participe do Clube do Contador, programa de relacionamento no qual você pode conseguir uma renda extra indicandoCertificados DigitaisCertisign aos seus clientes. Para saber mais preencha o formulário abaixo.

Fonte: Certisign

Posts Relacionados

Deixe um comentário