Contabilidade para franquias: como fazer?

Você está pensando em empreender? Então é bem provável que vá precisar entender como funciona a contabilidade para franquias. Afinal, esse é um dos caminhos mais seguros para começar a própria empresa em um cenário como o atual.

Não há como negar que o ano de 2020 foi hostil para os empreendedores. Só no Brasil, foram 700 mil empresas fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus.

É claro que a recuperação econômica já começou. No entanto, também é natural que os empreendedores estejam um pouco receosos. Afinal, o cenário parece mesmo meio obscuro.

Por causa disso, o caminho mais seguro é investir em um modelo de negócios que já foi testado e aprovado, com know-how e ajuda disponível para enfrentar a situação. Para isso, no entanto, é essencial saber como funciona a contabilidade para franquias e de que modo lidar com ela.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então siga a leitura abaixo!

Como funciona a contabilidade para franquias?

Abrir uma franquia envolve apostar em um modelo de negócios que é, de certa forma, mais “acessível”. A razão para isso é bem simples: uma franquia tem um sistema que já foi testado e aprovado, com um know-how estruturado para que o empreendedor tenha mais chances de sucesso e possa lucrar desde o 1º dia.

Muitas das franquias já contam com toda uma estrutura que ajuda o empreendedor a abrir a sua empresa. Basta seguir as instruções e cumprir os requisitos para que possa abrir o seu negócio.

Dessa forma, muitos empreendedores acreditam que não precisam de um trabalho de contabilidade para franquias. Pelo contrário: acham que contratar um serviço do tipo pode ir contra o que a franqueadora indica.

Na verdade, é necessário sim ter um apoio contábil pois existem várias obrigações fiscais, tributárias e empresariais que qualquer tipo de negócio precisa cumprir, seja  franquia ou não.

Veja a seguir quais são as principais obrigações dentro da contabilidade para franquias!

Folha de pagamento

Uma das obrigações principais que as empresas devem cumprir, sejam elas franquias ou não, é o adequado processamento da folha de pagamento. Na prática, isso significa controlar e pagar, não só todos os salários dos funcionários, como também as obrigações patronais, como impostos, contribuições ao INSS e rescisões.

Prestação de contas

Uma empresa precisa fazer a sua declaração de Imposto de Renda, além de declarar seu faturamento e outros tipos de obrigações com a Receita Federal. Não fazer esse tipo de coisa ou fazer do jeito errado resulta em multas e outros problemas para a empresa, especialmente de ordem financeira.

Obrigações financeiras

Uma empresa tem uma série de obrigações financeiras a realizar. São muitas contas a pagar, acordos por firmar e notas por emitir. Nesse caso, é importante ter um escritório de contabilidade cuidando dessa parte. Isso porque os contadores podem cuidar para que a execução dessas tarefas sejam feitas da melhor forma possível para a empresa.

Um dos benefícios disso é que sobra mais tempo para que você possa se dedicar à empresa. Isso aumenta a sua produtividade e também as chances de sucesso do seu negócio, pois permite que você tenha uma abordagem mais direta com o funcionamento da sua empresa.

Como escolher um bom escritório de contabilidade?

Agora que já vimos como é importante cuidar da contabilidade de franquias, é hora de entender como contratar um bom escritório para realizar esse trabalho. Afinal, fazer a própria contabilidade é uma receita perfeita para cometer erros graves (que custarão dinheiro depois) e contratar um profissional para desempenhar essa função é muito mais caro do que contratar um escritório.

O primeiro ponto para avaliar na hora de contratar um escritório de contabilidade é a sua reputação perante o mercado. A área contábil é um segmento de confiança e, por isso, não dá para entregar seus dados financeiros nas mãos de qualquer um. Pesquise o histórico dos escritórios e veja qual deles trabalha de forma realmente profissional e qual dá sinais de que algo errado pode ocorrer.

Em seguida, opte pelo escritório que oferece um leque de opções para a sua franquia. Isso porque o plano é crescer e abordar uma parte cada vez maior do mercado, não é mesmo? Por isso, é essencial que o escritório tenha a capacidade de crescer com você e possa oferecer as ferramentas necessárias para impulsionar o seu desenvolvimento, em vez de ser um fator limitante para ele.

Além disso, veja também qual é a empresa que tem o hábito de trabalhar com franquias. Isso é um ponto positivo pois garante know-how e experiência nessa área, pois saberá como lidar com os pormenores específicos desse tipo de empreendimento.

Considerando todas as características, foi possível constatar que a Consultoria RR é o escritório de contabilidade para franquias ideal para o seu negócio, não é mesmo? Nós trabalhamos há muitos anos no mercado, atendendo centenas de empresas, sempre com o mais alto grau de profissionalismo. Nossa taxa altíssima de clientes satisfeitos é a comprovação desse desempenho.

Além disso, contamos com inúmeras opções para os clientes, trabalhando desde serviços simples até um completo BPO Financeiro, mantendo sempre uma visão estratégica para o futuro do negócio.

Quer crescer com a sua franquia? Então entre em contato com o nosso time para saber como podemos ajudá-lo!

Fonte: Consultoria RR

Posts Relacionados